Voltar para Edições

Edição 111

Última Edição Imagem da edição
Valor: R$12,00
Versão Digital Assine a versão digital

LUCIDEZ

“O desconcerto, a estupefação, mas também a troça e o sarcasmo, varreram o país de lés a lés.”

Embora a frase acima pareça ter saído das manchetes de algum jornal veiculado na última semana de maio, em meio ao caos causado pela greve dos caminhoneiros, ela, na verdade, é parte de um dos melhores livros que já li, escrito pelo meu autor preferido. Estou falando de “Ensaio sobre a lucidez”, de José Saramago. Na trama, ele insiste em algumas das questões éticas e políticas já abordadas anteriormente em suas obras, narrando as providências de governo, política e imprensa frente a uma greve diferente da nossa, mas que reflete boa parte das nossas insatisfações como cidadãos. E as semelhanças prosseguem na alegoria dos rituais da democracia e na fragilidade do sistema político e das instituições que nos governam.

Escrevo esse editorial no dia 30 de maio, e, ao que tudo indica, as coisas parecem que vão começar a retomar a sua normalidade. E, embora muito leite tenha sido derramado, no sentido real e figurativo. E, ainda que tomados pelo medo e a incerteza, não podemos chorá-lo. Não há tempo para isso. Façamos como Saramago sugere em outro de seus livros, o “Ensaio sobre a cegueira”.

“O único milagre que podemos fazer será o de continuar a viver, disse a mulher, amparar a fragilidade da vida um dia após o outro dia.” Que recuperemos rapidamente a nossa lucidez e resgatemos a nossa esperança.

Como a arte tem o poder de mudar a realidade ao seu redor, encomendamos a capa dessa edição para o artista Rogério Fernandes. Que ela encha de cor e alegria a sua vida!

Boa leitura e até a próxima!

Flávia Fontes é editora da Revista Leite Integral e apaixonada por arte