Este site utiliza cookies

Salvamos dados da sua visita para melhorar nossos serviços e personalizar sua experiência. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade, incluindo a política de cookie.

Novo RLI
x
ExitBanner
Gestão

Altas expectativas

O que o consumidor espera de uma fazenda leiteira?

Altas expectativas

Edição #95 - Fevereiro/2017

ALTAS EXPECTATIVAS

O que o consumidor espera de uma fazenda leiteira?

Embora a comunidade Europeia tenha feito alguns esforços para compreender os pontos de vista do público sobre a pecuária, incluindo a indústria do leite, pouco se sabe sobre as expectativas desse mercado consumidor.

Em função disso, resolvemos realizar dois estudos para tentar elucidar o que o consumidor espera de uma fazenda leiteira. No primeiro, perguntamos aos participantes como eles descreveriam a fazenda ideal. No segundo, os participantes foram entrevistados antes e depois de visitar uma fazenda leiteira.

No primeiro estudo, realizamos uma pesquisa online com 468 cidadãos americanos, na qual fizemos uma única pergunta aberta: o que você considera ser uma fazenda leiteira ideal e por que essas características são importantes para você? As respostas foram codificadas em temas, e podem ser vistas na Figura 1. Os participantes, em geral, citaram mais de uma característica com várias razões para cada uma delas.

As questões mais comentadas diziam respeito à própria “vaca”, refletindo preocupações com o tratamento dos animais. Por exemplo, muitos entrevistados comentaram como era importante que o produtor e os funcionários tratassem as vacas com humanidade, utilizando os termos “respeito”, “justamente”, “gentilmente”, “com amor” e com dignidade”.

Os participantes também mencionaram aspectos relacionados à operação do negócio, indicando que a fazenda ideal também deve ser rentável, produtiva e eficiente. Alguns sugeriram que a fazenda deve ser pequena, orgânica, operada por agricultores familiares e comprometida com sua comunidade (por exemplo, oferecendo visitas ou vendendo seus produtos localmente). Os entrevistados também disseram que os fazendeiros devem ser eficientes, educados, afetuosos e competentes.

figura 1.png (46 KB)

Figura 1. Temas emergentes que surgiram das respostas de 468 americanos a uma pesquisa online, na qual eles foram pedidos para descrever a fazenda leiteira ideal

Outro ponto relevante para os participantes foi a qualidade dos produtos lácteos, que devem ser puros e seguros para o consumo. A grande maioria rejeitou o uso de hormônios, antibióticos ou outros produtos com o objetivo de aumentar a produção, mas afirmaram que os animais devem receber tratamento quando doentes. Os entrevistados também acreditam que a qualidade de vida da vaca influencia a qualidade do leite que ela produz, o que, por sua vez, influencia a saúde humana. No segundo estudo, nós entrevistamos 50 canadenses, antes e depois de uma visita auto-guiada à nossa fazenda universitária (a UBC Dairy Education and Research Center, em Agassiz, Canadá). Nosso objetivo era avaliar como os participantes enxergavam as fazendas leiteiras e se suas percepções mudavam depois de visitar uma propriedade em funcionamento. Os entrevistados foram questionados sobre quaisquer preocupações que eles tivessem antes da visita. As quatro questões mais mencionadas foram a qualidade dos alimentos fornecidos aos animais, se as vacas tinham acesso a pastagens, se tinham espaço suficiente e se eram tratadas com cuidado.

path4160-3.png (96 KB)

Foto: Os entrevistados acreditam que a qualidade de vida da vaca influencia a qualidade do leite que ela produz, o que, por sua vez, influencia a saúde humana

Como esperávamos, algumas percepções melhoraram depois que os participantes visitaram a fazenda. Por exemplo, as pessoas fizeram comentários positivos sobre a qualidade dos cuidados prestados às vacas e bezerros nesta fazenda. No entanto, os participantes também fizeram novos questionamentos ou tiveram suas preocupações acentuadas quando visitaram a fazenda. Por exemplo, após a visita, os participantes comentaram sobre a separação vaca-bezerro, a falta de acesso às pastagens, o espaço e a falta de higiene.

Uma crença comum é que “educar o público” ajudará as pessoas a entenderem melhor as práticas agrícolas e, assim, a combater qualquer contestação baseada na ignorância. Por isso, um segundo objetivo deste estudo foi testar o conhecimento dos participantes sobre as práticas de produção de leite, antes e depois da visita à fazenda, para determinar se o conhecimento e a aceitação haviam aumentado. As perguntas utilizadas para testar o nível de conhecimento dos participantes se relacionaram às práticas básicas de produção de leite. Em média, os entrevistados responderam, corretamente, 3 das 5 perguntas, antes da visita. Após a mesma, o desempenho aumentou, com 4 de 5 perguntas sendo respondidas corretamente. O grande problema é que as pessoas que se saíram melhor no teste, não permaneceram positivas em sua percepção sobre a fazenda.

Como questão final, os participantes foram perguntados o quão confiantes eles estavam de que as vacas leiteiras têm uma vida boa. Antes de visitar a fazenda leiteira, pouco menos de metade dos participantes responderam positivamente à essa pergunta (Figura 2). Depois de visitar a fazenda, menos de 25% responderam que estavam confiantes, ficando a maioria neutra ou sem confiança na qualidade de vida das vacas leiteiras.

 figura 2.png (64 KB)

Figura 2. Respostas de 50 indivíduos a quem foram perguntados o quão confiantes eles estavam de que as vacas leiteiras têm uma vida boa, antes e depois de visitarem uma fazenda leiteira

A EDUCAÇÃO PÚBLICA PODE SER IMPORTANTE PARA PERMITIR UM DEBATE INFORMADO SOBRE TEMAS CONTROVERSOS, MAS OS RESULTADOS DESSES ESTUDOS SUGEREM QUE A EDUCAÇÃO, POR SI SÓ, NÃO FARÁ COM QUE O PÚBLICO  APOIE MAIS A PRODUÇÃO LEITEIRA

 image4200.png (160 KB)

Foto: Embora sejam contrários à utlização de hormônios e antibióticos, os participantes afirmam que os animais doentes devem receber tratamento

Ambos os estudos ilustram a importância que as pessoas, em geral, colocam sobre a liberdade de um animal em se mover e sua capacidade de expressar comportamentos naturais e altamente motivados, como pastar. Assim, os participantes, que se familiarizaram com as práticas de separação precoce entre vacas e bezerros e a falta de acesso ao pasto, tenderam a perder a confiança na produção leiteira. Ambos os estudos também ilustraram a importância que os entrevistados atribuíram às ações e atitudes das pessoas responsáveis pelo cuidado com os animais. Em resumo, os valores do público consumidor desempenharam um papel chave na determinação de suas expectativas em relação à fazenda leiteira. A educação pública pode ser importante para permitir um debate informado sobre temas controversos, mas os resultados desses estudos sugerem que a educação, por si só, não fará com que o público apoie mais a produção leiteira. A vivência pode resolver certas preocupações, mas outras, provavelmente, persistirão, especialmente quando as práticas entrarem em conflito com valores profundamente arraigados sobre o cuidado com os animais. Garantias de que os animais são bem tratados e capazes de realizar comportamentos naturais importantes são essenciais para melhorar a sustentabilidade social da indústria do leite.

 

Equipe Dairy Education & Research Centre, University Of British Columbia, Canadá

Compartilhar:


Comentários

Enviar comentário


Artigos Relacionados