Este site utiliza cookies

Salvamos dados da sua visita para melhorar nossos serviços e personalizar sua experiência. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade, incluindo a política de cookie.

Novo RLI
x
ExitBanner
Animais Jovens

Diarreia: como manter suas bezerras saudáveis

Diarreia: como manter suas bezerras saudáveis

Texto: James Drackley

IMG_2439.JPG (919 KB)

A diarreia é o problema de saúde mais comum encontrado em bezerras antes do desmame. Na melhor das hipóteses, os episódios de diarreia desaceleram o crescimento, aumentam o trabalho e os custos pelo tratamento. Porém, a diarreia pode matar também, sendo responsável por mais de 60% de todas as mortes de bezerras pré-desmame. Quando a diarreia é severa, a bezerra rapidamente perde fluidos e eletrólitos. A morte ocorre por desidratação e incapacidade de manter as funções celulares normais por causa dos balanços alterados de eletrólitos (sódio, potássio, cloreto) no sangue e nas células. A má notícia é que a diarreia está muito disseminada e causa bastante mortalidade; a boa notícia é que a ocorrência de diarreia pode ser minimizada por meio do bom manejo.

A diarreia é causada por vários agentes infecciosos, incluindo bactérias, vírus e protozoários. A baixa qualidade dos substitutos do leite e o manejo alimentar inconsistente também podem causar a doença, mas normalmente, na ausência de microrganismos patogênicos, essa não se desenvolve em diarreia severa.

A prevenção da diarreia começa com uma bezerra recém nascida saudável, que recebe proteção imunológica contra agentes infecciosos comuns na fazenda. A vaca produz anticorpos (imunoglobulinas) contra os patógenos presentes em seu ambiente e esses circulam no sangue. Entretanto, a estrutura da placenta dos bovinos não permite que os anticorpos cruzem essa barreira até o feto. Assim, os anticorpos precisam ser fornecidos à bezerra por meio do colostro. As vacas extraem anticorpos de seu sangue e os transferem ao colostro antes do parto. Dessa forma, um bom manejo nutricional e a vacinação apropriada de vacas secas podem aumentar os anticorpos que combatem doenças que estão disponíveis à bezerra. Converse com seu veterinário para desenvolver um plano específico para vacinação de vacas secas em sua propriedade.

Ter um colostro rico em anticorpos não serve de nada à bezerra se ela não o consumir. O segundo pilar da prevenção de diarreia é garantir um forte programa de colostragem. O fornecimento de anticorpos suficientes à bezerra, por meio do colostro, precisa ser feito o mais rápido possível após o nascimento, garantindo um consumo suficiente (pelo menos 3 L nas primeiras 6 horas de vida) e usando colostro de boa qualidade, avaliado com um colostrômetro. A capacidade de absorver anticorpos é maior logo após o nascimento e cai drasticamente até cerca de 24 horas de vida, quando a capacidade do intestino de absorver as grandes moléculas de anticorpos intactas desaparece completamente.

Um aspecto crítico do manejo do colostro, que foi identificado nos últimos anos, é a higiene adequada. Bactérias no intestino podem ser absorvidas pelo mesmo mecanismo que os anticorpos do colostro e, dessa forma, passar para o sangue das bezerras e causar uma doença severa. Nossos programas de manejo do colostro se esforçam para ter os anticorpos nos locais de absorção intestinal antes das bactérias ambientais. Entretanto, se a quantidade de bactérias que alcançar o intestino for muito grande, as defesas podem ficar comprometidas.

As contagens de bactérias no colostro recém ordenhado são muito baixas. Entretanto, a contaminação pode ocorrer rapidamente por procedimentos de ordenha (tetos ou equipamentos de ordenha sujos) ou de alimentação (mamadeiras ou sondas esofágicas sujas) anti-higiênicos. Os efeitos de contaminação podem ser piorados muito rapidamente se o colostro não for resfriado em curto período de tempo e mantido refrigerado. No clima quente, o colostro precisa ser resfriado se não puder ser fornecido dentro de uma hora após a coleta, pois as bactérias podem crescer de forma acelerada em altas temperaturas. Um bom método para resfriar rapidamente o colostro após a coleta é colocar várias garrafas plásticas limpas, com água congelada, no fundo de um tanque.

Agora, sabemos que fornecer colostro rico em bactérias pode ser pior do que não fornecer colostro nenhum, porque estamos essencialmente inoculando a bezerra com potenciais bactérias causadoras de doenças.

Outra fonte de agentes causadores de doença para a bezerra é o local do parto. Certifique-se de que essa área é mantida limpa e livre de esterco ou lama.

Depois do fornecimento do colostro, a limpeza ainda é de vital importância. Todos os equipamentos de alimentação devem ser lavados e higienizados após cada aleitamento. Além disso, quantidades adequadas de leite precisam ser fornecidas para suprir os nutrientes para mantença, crescimento e produção da resposta imune. Lembre-se também que quando a temperatura ambiente é mais fria que 15oC ou mais quente que 25oC, as bezerras jovens precisam usar energia para se aquecer ou para se esfriar, utilizando parte dos nutrientes consumidos para esse fim. Assim, menos nutrientes estarão disponíveis para o crescimento ou para produzir uma resposta imune eficiente.

Quando as bezerras desenvolvem diarreia, o primeiro tratamento deve ser sempre o fornecimento de fluidos e eletrólitos. Muitos casos de diarreia podem ser resolvidos apenas com a compensação das perdas de fluidos e eletrólitos, desde que estejam se alimentando. As bezerras que estão alertas e interessadas em beber leite devem continuar sendo alimentadas, com a solução de eletrólitos sendo oferecida entre os fornecimentos de leite. As bezerras que estão deprimidas, incapazes de ficar em pé, e não interessadas em comer, podem precisar de terapia intravenosa para desidratação.

É importante estabelecer boas medidas de biossegurança para a criação de bezerras. As bezerras não devem ser cuidadas pelas mesmas pessoas que trabalharam com os animais mais velhos, a menos que troquem de botas e de roupa. Os animais e os pássaros podem ser vetores para disseminação de doenças. Gatos, cachorros, roedores e passadores podem carregar microrganismos causadores de doenças para dentro das áreas onde vivem as bezerras e, sendo assim, o movimento desses animais deve ser controlado.

A diarreia de bezerras pode ser um problema sério, mas pode ser controlado por meio de uma atenção cuidadosa aos detalhes. Tratar as vacas secas apropriadamente, manter as áreas de parição limpas, implementar um programa bem sucedido de colostro são condições essenciais para manter as bezerras saudáveis. Pensar em limpeza o tempo todo e fornecer à bezerra nutrientes suficientes para crescerem rapidamente e construírem uma resposta imune. Suas bezerras agradecerão!

Compartilhar:


Comentários

Enviar comentário


Artigos Relacionados