Este site utiliza cookies

Salvamos dados da sua visita para melhorar nossos serviços e personalizar sua experiência. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade, incluindo a política de cookie.

Novo RLI
x
ExitBanner
Aconteceu

IV Simpósio Internacional Leite Integral

IV Simpósio Internacional Leite Integral

 Texto: Paula Foroni

 

O Simpósio Internacional Leite Integral, já considerado um dos mais importantes eventos do setor, teve uma nova casa em sua quarta edição. Diferentemente dos três primeiros eventos, que foram realizados na cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais, o IV Simpósio aconteceu na cidade de Curitiba, Paraná, e mostrou que a mudança foi um sucesso. Segundo a Flávia Fontes, Editora Chefe da Revista Leite Integral e Coordenadora Geral do evento, a aposta em um novo local foi uma decisão muito feliz. “A ideia de “sair de casa”, de Belo Horizonte, me deixou muito apreensiva em um primeiro momento, mas a minha insegurança não resistiu à primeira reunião que tivemos na sede da Faep/Senar, que contou também com a presença de representantes da APCBRH, onde fomos recebidos com imensa cordialidade e tivemos todo o apoio para a concepção do evento”, disse.

Somando toda sua programação, o IV Simpósio contou com mais de 1100 inscrições, dentre produtores de leite, técnicos do setor, professores, pesquisadores e estudantes. Para Flávia Fontes, esses números comprovam o sucesso do evento. “Reunir mais de 1000 pessoas em um evento, mostra a relevância do assunto para a atividade leiteira e, felizmente, recebemos vários retornos positivos em relação às palestras e a organização, o que nos deixa muito satisfeitos”, comemora.

Segundo Marcelo Pereira de Carvalho, coordenador do MilkPoint, o evento superou todas as expectativas. “Foi a primeira vez que fizemos um evento de grande porte no Paraná e a grande presença do público, não só no evento principal, mas no pré-curso e no tour técnico, nos mostrou que a escolha foi acertada. Isso reflete não só a qualidade do programa, o trabalho feito para divulgar o evento e o bom momento do leite, mas também o forte apoio que tivemos de nossos parceiros locais, como o sistema Senar/FAEP, a APCBRH, a Emater, Universidades e outras instituições, além dos patrocinadores que apostaram - e, creio - acertaram, em nossa iniciativa”, disse.

Em função de seu formato único, que aborda a cada ano um tema de relevância na pecuária de leite, permitindo grande aprofundamento técnico dos participantes, o IV Simpósio Internacional Leite Integral, atendendo a inúmeros pedidos, teve a criação de bezerras e novilhas como foco, conforme aconteceu na primeira edição, realizada em 2011. “Em três anos várias pesquisas foram desenvolvidas, trazendo uma série de novos conceitos para a criação de animais jovens. Posso assegurar, sem sombra de dúvida, que conseguimos reunir, dentre palestrantes e participantes, as principais autoridades nacionais e internacionais relacionadas à criação de bezerras e novilhas, o que possibilitou a discussão profunda de temas de extrema relevância e, certamente, contribuiu para o aprimoramento técnico de todos os presentes”, explica Flávia.

 1.jpg (56 KB)

2.jpg (41 KB)

3.jpg (71 KB)

O Curso Pré-Simpósio

 Iniciando a programação geral do evento, no dia 25 de março foi realizado um Curso Pré-Simpósio, ministrado pelo Dr. James Drackley, da University of Illinois/EUA, considerado o maior especialista mundial em criação de bezerras - com mais de 300 trabalhos publicados no Journal of Dairy Science e autor do livro “The development, nutrition and management of the young calf” (Desenvolvimento, nutrição e manejo da bezerra jovem), considerado a “bíblia” da criação de bezerras no mundo.

Em seu curso, Drackley discutiu sobre os mais relevantes aspectos da criação de bezerras do nascimento aos quatro meses de idade, com ênfase na ciência atual e nas práticas recomendadas por especialistas. Os principais tópicos abordados foram: o correto manejo ao nascimento e colostragem; o sistema digestivo e o desenvolvimento ruminal; as exigências nutricionais dos bezerros nas diferentes fases; a gestão do aleitamento com leite ou substitutos do leite; a nutrição e manejo no pós-desmame; as doenças neonatais e suas prevenções; e o estresse como fator negativo à saúde e imunidade.

O Curso Pré-Simpósio, que teve suas vagas esgotadas com grande antecedência ao evento, tamanha foi a procura e interesse, reuniu cerca de 250 participantes, dentre profissionais dos mais diversos elos da cadeia produtiva do leite, como produtores e técnicos, além de professores, pesquisadores e estudantes, que tiveram a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos e esclarecer suas dúvidas em longas sessões de perguntas e respostas.

 

IV Simpósio Internacional Leite Integral

 O IV Simpósio Internacional Leite Integral, com toda a programação de palestras, foi realizado nos dias 26 e 27 de março, na Expo UNIMED – Universidade Positivo, em Curitiba-PR. Durante a abertura, no dia 26, ícones do setor lácteo, dentre produtores e representantes de instituições, discursaram sobre a importância da pecuária de leite no Estado e sobre a realização deste grande evento, o primeiro deste porte no Paraná. A mesa de abertura foi formada pelo Rodrigo de Almeida - Professor da UFPR; João Luiz Rodrigues Biscaia - Diretor Financeiro da FAEP; Ronei Volpi – Vice Presidente do CONSELEITE Paraná, Presidente da Comissão Técnica de Leite da FAEP e proprietário da Cabaña Neimar; Richardson de Souza – Diretor do DEAGRO, representando o Secretário da Agricultura do Estado do Paraná, Norberto Ortigara; Humberto Malucelli Neto - Superintendente do SENAR Paraná; Hans Jan Groenwold – Presidente da APCBRH e proprietário da Fazenda Fini; Marcelo Pereira de Carvalho - Diretor Executivo da AgriPoint; e Flávia Fontes – Editora Chefe da Revista Leite Integral.

Após a abertura, iniciou-se a Palestra Magna, ministrada pelo Dr. James Drackley, que apresentou as principais mudanças ocorridas na criação de bezerras e novilhas nos últimos 20 anos. Além de discutir e reforçar os pontos-chave, que também foram abordados no pré-curso, porém de forma mais resumida, o pesquisador deu ênfase nos resultados de pesquisa e evoluções ocorridas nas últimas duas décadas, que trouxeram maior eficiência na criação e manejo de animais jovens. Um ponto importante e atual bastante discutido foi a utilização de substitutos do leite no aleitamento de bezerras, e como os mesmos devem ser avaliados em termos nutricionais. Drackley enfatizou ainda a importância da nutrição inicial das bezerras, especialmente nos primeiros 30 dias de vida das bezerras, na produção futura de leite quando se tornarem vacas.

As palestras da tarde foram iniciadas com uma excelente explanação ministrada por Mike Ballou, da Texas Tech University, nos EUA, sobre o desenvolvimento e efeitos da nutrição no sistema imune de bezerras. Mike enfatizou a importância da colostragem e da nutrição balanceada no desempenho imunológico das bezerras que, consequentemente, propiciarão uma maior resistência a doenças.

O primeiro dia de evento foi finalizado com um tema de extrema importância: “Colostro - como aumentar a transferência de anticorpos para as bezerras”. A palestra teve como orador Peter Erickson, da University New Hampshire, EUA. Em sua apresentação, Peter deu ênfase nos pontos mais relevantes para uma eficiente imunização das bezerras no que diz respeito à colostragem. Questões como a importância do colostro; forma de administração; momento, quantidade e temperatura ideal de fornecimento; importância da avaliação da qualidade e utilização do colostrômetro; dentre outras, foram contempladas e discutidas com a plateia presente.

A palestra de tema polêmico “Bezerras em fase de aleitamento precisam consumir forragem?” abriu o segundo dia do simpósio, suscitando vários questionamentos pelo público presente. Marta Terré, do Department of Ruminant Production - Institut de Recercai Tecnologia Agroalimentàries (IRTA), da Espanha, concluiu, com base em pesquisas recentes relacionadas à influência do consumo de forragem no desempenho e no desenvolvimento ruminal das bezerras, que quando há consumo de forragem, na forma de feno, há manutenção de um maior pH durante todo o período de pré-desmame, sendo um alimento valioso para a melhoria da absorção de AGV em animais jovens. Contudo, ela enfatiza que é preciso ficar atento ao tamanho das partículas oferecidas, sendo necessário o fornecimento do feno picado para facilitar o consumo e digestão. Marta também mencionou pesquisas que mostram que a abrasividade causada pela ingestão de concentrado texturizado já seria suficiente para o desenvolvimento das papilas ruminais, além de ser de mais fácil digestão e promover maior eficiência alimentar. Quer saber mais? Leia o artigo completo sobre o assunto nesta edição.

Ainda na parte da manhã, o Professor Elias Jorge Facury Filho, do Departamento de Clínica de Ruminantes da Escola de Veterinária da UFMG, apresentou uma elogiadíssima palestra sobre as principais doenças que acometem bezerras e novilhas no Brasil. Sob a ótica da medicina de produção, isto é, com base na análise de rebanho e não somente de um animal em particular, ele explicou a importância das condições gerais de ambiente e de manejo, principalmente com relação aos desafios e à resistência resultante da imunidade adquirida. Foram apontadas as principais enfermidades dos bezerros e seus períodos de maior incidência, bem como as possíveis interações entre as mesmas, fatores predisponentes, formas de transmissão, evolução clínica, possíveis tratamentos e, principalmente, o manejo preventivo efetivo.

Nutrição e desenvolvimento da glândula mamária foi tema da palestra ministrada por Kristy Daniels, da Ohio State University, EUA. A palestrante mostrou que o desenvolvimento da glândula mamária é influenciado por três importantes fatores: genética, nutrição e ambiente. Com didática excepcional, ela detalhou o desenvolvimento da glândula mamária desde a fase embrionária, explicando que grande parte do parênquima produtivo se desenvolve nos primeiros meses de vida. Ainda segundo ela, de 3 a 10 meses de idade, o crescimento mamário é mais rápido do que o do restante do corpo, sendo primordial uma nutrição balanceada que evite o ganho excessivo de peso pelas bezerras, uma vez que, novilhas gordas tendem a produzir menos leite.

Em seguida, a Professora Sandra Gesteira Coelho, da escola de Veterinária da UFMG abordou, com extrema propriedade e conhecimento de causa, os sistemas de criação de bezerras, com enfoque especial no conforto e bem estar animal. Foram mencionados os quesitos fundamentais para se ter um bom sistema de criação, como um manejo adequado que promova a saúde e o máximo desempenho dos animais, enfatizando primordialmente o conforto das camas, a higiene do ambiente e utensílios, a ventilação e temperatura ambiente, evitando estresse por calor ou frio. Outros tópicos, como a utilização de alimentadores automáticos e as vantagens e desvantagens dos diferentes sistemas de criação, como o manejo em grupo ou individual, também figuraram como pontos altos da palestra, gerando grande debate na sessão de perguntas.

A programação foi finalizada com uma Mesa Redonda, com participação de Maurício Silveira Coelho, da Fazenda Santa Luzia, em Passos/MG, Hans Jan Groenwold, da Fazenda Fini, em Castro/PR e Henrique Costales, da Cooperativa Castrolanda, em Castro/PR.

Maurício apresentou o sistema de criação de bezerras da Fazenda Santa Luzia, um típico e exemplar “bezerreiro tropical”, explicando também todas as etapas fundamentais praticadas na fazenda durante o manejo pré-parto e os cuidados essenciais com os recém-nascidos, principalmente em relação aos cuidados com a cura do umbigo, a colostragem, o aleitamento, o manejo nutricional e o calendário sanitário. Um ponto importante discutido e exemplificado por meio de vídeos, foi o manejo das bezerras pelos tratadores, que trabalham com extremo cuidado e atenção, favorecendo o bem estar e, consequentemente, garantindo um melhor desempenho.

A Fazenda Fini cria suas bezerras utilizando alimentadores automáticos, e os prós e contras desse sistema foram a tônica da apresentação de Hans Jan Groenwold, abordando também o manejo geral no pré-parto e no bezerreiro, com ênfase na importância da colostragem. Na Fazenda Fini, as bezerras são mantidas em box individuais com casinhas onde permanecem até a terceira semana, sendo aleitadas por mamadeira. Após esse período, elas são direcionadas para baias com 15 a 20 animais, com cama de palha de trigo, onde recebem a alimentação por meio dos “calf feeders”. Hans explica que cada animal possui um chip que é vinculado ao programa do alimentador. Assim, há uma programação diferenciada de volume de sucedâneo de leite para cada animal, de acordo com a idade, para controlar o consumo diário individual. Entre os 70 a 80 dias, inicia-se a desmama gradual, que se completa, em média, aos 90 dias. A partir da 4ª semana de vida, começam a fornecer feno de alta qualidade, pois, segundo Hans, caso isso não seja feito, os animais tendem a consumir a palha da cama. Com a adoção deste manejo alimentar, o peso médio a desmama é de 120Kg.

Por fim, Henrique Costales apresentou o sistema de terceirização da recria, desenvolvido pela Cooperativa Castrolanda - a Unidade de Produção de Novilhas (UPN). Ele explicou o funcionamento do sistema com os cooperados, em termos de contrato, viabilidade financeira e gestão do negócio. Ao final do período de recria, as fêmeas, já gestantes, são comercializadas ou retornam às propriedades de origem. Com este programa, Henrique explica que há uma maior tecnificação e especialização do sistema de criação, com maiores garantias de desempenho máximo, uma vez que a atividade de recria é muitas vezes negligenciada nas propriedades. Atualmente, a UPN possui 422 animais na recria, e a meta até o final de 2014 é que este número atinja 550. Para isso, Henrique diz que é preciso desenvolver melhor o programa na Cooperativa, principalmente no que diz respeito à capacidade de alojamento, desenvolvimento de novas parcerias e formação de profissionais, além de superar desafios e quebrar barreiras com alguns produtores.

 4.jpg (57 KB)

5.jpg (46 KB)

6.jpg (52 KB)

7.jpg (62 KB)

8.jpg (61 KB)

MilkBreak e Lounges

 No espaço destinado aos movimentados “Milk Breaks”, lounges muito bem elaborados chamavam a atenção dos participantes. Nestes espaços, preparados especialmente para parceiros e patrocinadores, empresas como a Biogénesis Bagó, Tortuga/DSM, DeLaval, Sulinox, Bayer, Lallemand, Calf-Tel, Schippers, Poli Nutri e New Holland, bem como o sistema Faep/Senar e APCBRH, tiveram a oportunidade de apresentar seus produtos e serviços ao público participante.

 

Tour por fazedas da região de Castro, Carambeí e Witmarsum

 O último dia do evento foi marcado por uma programação diferenciada, com um tour por três importantes fazendas leiteiras nas regiões de Castro, Carambeí e Witmarsum/PR, mostrando sistemas de produção completamente diferentes, mas semelhantes na busca constante pela máxima eficiência.

Uma das fazendas visitadas, a Fazenda Fini, que também apresentou o seu sistema de criação de bezerras na mesa redonda do Simpósio, está localizada na Castrolanda. De propriedade de Hans Jan Groenwold, a fazenda ocupa hoje o 11º lugar no Top 100, do MilkPoint, levantamento realizado para identificar e conhecer os 100 maiores produtores de leite do país, com produção média diária de 23.372 litros de leite, em 2013. A visita foi conduzida por Igor Broek, um dos responsáveis técnicos, quem apresentou os aspectos técnicos de todos os setores de produção. Com um sistema de confinamento “free-stall”, são ordenhadas aproximadamente 650 vacas holandesas diariamente, com média de produção de 39,42kg/vaca/dia e média de lactações de 12.051 Kg/vaca/305dias. A Fazenda Fini foi vencedora de torneios leiteiros durante a Agroleite, expondo vacas com produção em torno de 100 kg de leite/dia. Em 2013, a vaca FINI Wildman foi reservada campeã da Exposição Nacional e da Agroleite. O Sr. Hans recebeu também o título de Criador Supremo da Raça Holandesa no Brasil, concedido àqueles criatórios destaques em Produção e Conformação.

 9.jpg (58 KB)

10.jpg (47 KB)

11.jpg (62 KB)

Cabanha Neimar

 A aproximadamente 70 km da capital paranaense, em Porto Amazonas, a Cabanha Neimar, de propriedade de Ronei e Maria Ely Volpi, foi outra fazenda visitada pelos participantes do tour. Todos foram recebidos com um atencioso café com deliciosos queijos finos para degustação, produzidos e oferecidos pela Cooperativa Witmarsum. Primeiramente, o Sr. Ronei e o Dr. Edilson, veterinário da Cooperativa Witmarsum e responsável técnico da fazenda, fizeram uma apresentação geral do sistema, em local confortavelmente preparado para acomodação dos ouvintes. Contaram um pouco da história e também mostraram aspectos técnicos e números da fazenda. Na sequência, os participantes foram conduzidos a todos os setores da propriedade, conhecendo os detalhes técnicos. Foi possível perceber que, apesar da área restrita destinada à produção de leite, foi obtido um nível de produtividade bastante elevado, com acompanhamentos agronômico e zootécnico intensivos. Quer saber mais sobre essa propriedade? Ela é o destaque da seção Nossa História dessa edição! Não deixe de ler!

 

Fazenda Monte Alto

 A Fazenda Monte Alto, de propriedade de Leonel Arlindo Dalfovo (Nelo), localizada no município de Carambeí/PR, também na Região dos Campos Gerais, é reconhecida pela sua excelência em genética. A visita foi conduzida por Nelo que apresentou, com grande atenção e orgulho, a propriedade e seus animas de destaque. Apesar do foco da fazenda ser a genética, Nelo diz que é preciso também produzir leite, “que é para ajudar a pagar as contas”, brinca. Assim, com um sistema de confinamento “free-stall”, atualmente são ordenhadas aproximadamente 200 vacas por dia, com média de produção de 37,2 kg/vaca/dia. Tanto trabalho voltado para a genética já rendeu à propriedade vários prêmios, como o de segundo melhor criador da Expohol 2012, Exposição Nacional da Raça Holandesa, e de terceiro melhor criador da Agroleite 2011. Nelo recebeu também o título de Criador Supremo da Raça Holandesa, outorgado pela Associação Brasileira de Criadores de Bovinos da Raça Holandesa aos criadores que comprovadamente possuem um rebanho de gado holandês com altos padrões de criação e seleção. No período de 2002 a 2011, com 57 (cinquenta e sete) vacas de criação própria, conquistou uma produção média por vaca de 11.066kg de leite em 305 dias, e classificação média de 86,2 pontos por conformação morfológica.

 

Agradecimentos

 A Revista Leite Integral e o MilkPoint agradeçem ao Senar/FAEP-PR pela co-realização do evento e o apoio fundamental da Associação Paranaense dos Criadores de Bovinos da Raça Holandesa (APCBRH), UFPR e Emater/PR. Agradecem também às empresas patrocinadoras - Biogénesis Bagó, Tortuga/DSM, DeLaval, Sulinox, Bayer, Lallemand, Calf-Tel, Schippers, Poli Nutri e New Holland - por terem apostado acertadamente e viabilizado este grande evento.

Fique atento! O V Simpósio Internacional Leite Integral já está sendo idealizado. “Aproveito a oportunidade para agradecer a todos os participantes, palestrantes, instituições e empresas patrocinadoras que colaboraram imensamente para o sucesso do nosso simpósio, e informar que já estamos trabalhando na edição de 2015, buscando aprimorar ainda mais a qualidade técnica e da organização do evento”, finaliza Flávia Fontes.

Compartilhar:


Comentários

Enviar comentário


Artigos Relacionados