Este site utiliza cookies

Salvamos dados da sua visita para melhorar nossos serviços e personalizar sua experiência. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade, incluindo a política de cookie.

Novo RLI
x
ExitBanner
Clínica do Leite

Liderança: um dos pilares da gestão

Liderança: um dos pilares da gestão

 Texto: Prof. Dr. Paulo Machado, Janielen da Silva

 O sucesso de uma atividade depende de encontrarmos o equilíbrio entre ter um negócio lucrativo, deixar uma continuidade, ser reconhecido e ter felicidade. E para alcançarmos estes objetivos, precisamos atrair e reter as pessoas certas. Neste processo, a Liderança é um pilar fundamental.

 Captura de tela 2016-09-26 a?s 11.06.17.png (339 KB)

 O Master Dairy Administration (MDA) foi criado pela Clínica do Leite (ESALQ/USP) com a missão de ajudar os produtores e outras pessoas ligadas à atividade leiteira, como consultores, à implantar gestão nas propriedades através de um método específico e aplicável para este setor. Para isso, o curso é divido em três grandes tópicos: Liderança, Conhecimento e Método.

O primeiro grande tópico do MDA, a Liderança, é discutida no primeiro de cinco módulos, com duração de 20 horas. Neste artigo faremos algumas considerações sobre o que é discutido neste primeiro módulo.

 

Fatores de sucesso

A liderança está relacionada com o objetivo das pessoas, que é ter sucesso. Porém, o que é sucesso? O que deve ser feito para alcançar o sucesso? Quais os comportamentos de pessoas de sucesso, e o que fazer para ter estes comportamentos?

Com relação à primeira pergunta, o sucesso na pecuária leiteira pode ser alcançado quando conseguimos obter um equilíbrio entre quatro pilares fundamentais: negócio lucrativo, continuidade, reconhecimento e felicidade. Ou seja, o sucesso não pode ser medido somente pelo quanto sua empresa é capaz de gerar lucros, mas também, pelo legado (continuidade) que você deixará à sociedade, o reconhecimento pelo seu trabalho e a felicidade por exercer essa atividade.

Logo depois destas afirmações, surge outra pergunta: então, o que tenho que fazer para ter sucesso? O sucesso depende de você estar rodeado das pessoas certas, mas, para isso, é preciso aprender como atrair e reter bons funcionários.

Em primeiro lugar, é preciso ter um ambiente de trabalho adequado. É comum em propriedades leiteiras existirem ambientes sujos e bagunçados devido à correria do dia a dia. No entanto, a mudança que queremos nas pessoas deve começar com o ambiente. O 5S é um método que surgiu com esta finalidade e que tem os seguintes princípios: utilização, ordem, limpeza, monitoramento e melhoria contínua. Através da implantação do 5S é possível engajar os funcionários de forma mais fácil.

Para conseguirmos atrair e reter bons funcionários também devemos contratar as pessoas certas e despedirmos rapidamente as pessoas que não contribuem com o bom andamento das atividades e com objetivo do negócio. Os processos seletivos não são 100% eficientes, e só saberemos se uma pessoa é certa para empresa se convivermos e estivermos “juntos” com ela no cotidiano.

No processo de seleção de novos funcionários devemos definir claramente quais são as regras da empresa quanto às normas de conduta, organogramas, qual o trabalho que será realizado, plano de cargos e salários, benefícios e qual é a visão do negócio, sendo este último item importantíssimo na missão de atrair e reter as pessoas certas. Os recém-contratados precisam saber claramente qual é o “jeito de ser da empresa”.

Realizar o treinamento das pessoas nas atividades que elas exercerão na propriedade também é importante. A propriedade precisa ter procedimentos operacionais (POs) escritos e claros para as pessoas que irão executá-los. É comum as pessoas terem POs que ficam guardados e que não são seguidos, e que na maioria das vezes, nem é informado ao executor. É preciso que estes sejam fixados em lugar visível, realmente sejam seguidos, e que as pessoas sejam treinadas.

Ainda com relação ao treinamento das pessoas, é necessário esclarecer o que a empresa espera da pessoa com relação às atividades que ela irá desenvolver e, também, dar um propósito para realização destas atividades. Além disso, é preciso acompanhar o trabalho diariamente a fim de saber qual o comportamento desta pessoa, resolver conflitos e solucionar anomalias que possam surgir.

 

O papel do produtor

Facilitar o trabalho das pessoas ao invés de complicar é sempre a melhor opção, nunca se esquecendo de sempre desafiá-las para que possam realmente contribuir com os objetivos da empresa, através da implantação de painéis de controle, de metas que serão acompanhadas e sugestões de melhoria.

No entanto, não basta somente atrair e reter as pessoas certas, mas também, é preciso ter comportamentos de pessoas de sucesso. Vários trabalhos mostram que a forma de pensar do produtor tem grande influência sobre o sucesso do negócio. Por exemplo, em uma pesquisa realizada pela Clínica do Leite em 68 propriedades leiteiras, 62% da variação da CCS do tanque pôde ser explicada pela mentalidade do produtor. Ou seja, o sucesso do negócio depende do produtor de leite ter uma mentalidade gerencial, que inclui ser uma pessoa altruísta, empreendedora, humilde, líder, servidora e inovadora.

O comportamento altruísta está relacionado com ter um propósito nobre para o trabalho. Isto faz com que as pessoas se orgulhem do negócio e estejam ansiosas para trabalhar todos os dias.

Empreendedores sabem como atrair e manter as pessoas certas e ajudam estas a crescerem, eliminam as pessoas erradas, fazem famílias ficarem mais ricas, tornam os fornecedores parceiros, formam times vencedores, reinvestem no negócio e fazem da comunidade um lugar melhor para se viver.

O humilde sabe que não é o dono da verdade e, por isso, não é dominador e controlador. Além disso, é menos materialista, divide o sucesso com os funcionários e outros colaboradores, é mais aberto às mudanças, respeita as diferenças e é focado em resultados.

O líder reconhece o trabalho e participação dos demais envolvidos, é confiável e responsável, tem visão do futuro do negócio e consegue se comunicar com as pessoas.

A pessoa que é servidora não vê problemas em transferir o poder, é acessível, serve como exemplo aos demais, participa das atividades, preserva os recursos humanos e sabe como ensinar e orientar.

O inovador está sempre aberto às novidades, não se apega a conceitos antigos, pensa grande e atua momentaneamente, incentiva novas ideias e não se conforma com metas ou resultados insatisfatórios.

 

Cultura de comportamentos

A partir de todas estas iniciativas consegue-se criar uma cultura certa para a empresa, ou seja, os funcionários recebem tratamento igualitário e são respeitados, a empresa aprecia a diversidade, tem liderança responsável e incentiva as iniciativas e mudanças, a comunicação a respeito de assuntos de organização é fortificada, as pessoas recebem investimento no aprendizado, e têm orgulho e entusiasmo pelo trabalho que estão realizando.

Mas, se a pessoa não tem estes comportamentos, o que fazer para tê-los? Segundo o modelo de Fogg, o comportamento de uma pessoa é função de três coisas: motivação, barreiras e gatilho. A motivação, que é o motivo para agir, pode ser resultado de prazer/dor, esperança/medo e rejeição social/aceitação social. A motivação pode ser intrínseca e, neste caso, a pessoa se sente inerentemente recompensada em realizar as tarefas e esta sensação é permanente, ou ainda, pode ser extrínseca, fruto de recompensas, mas que, neste último caso, é temporária.

Ou seja, para mudarmos o comportamento de alguém, primeiro devemos mapear aqueles que queremos que estas pessoas tenham, sempre dando prioridade para os que são mais fáceis de serem executados. Em seguida, devemos reduzir barreiras e escolher os gatilhos mais apropriados para fazer com que as pessoas lembrem-se de realizá-los. Como motivar é uma tarefa difícil, ela deve ser feita por último, sempre buscando pessoas intrinsecamente motivadas para compor o time.

Com relação às barreiras que impedem os comportamentos podem ser citadas: tempo, dinheiro, esforço físico/mental e conhecimento. A utilização do tempo precisa ser avaliada. A maioria das pessoas gasta muito tempo em atividades que não são importantes para o atingimento de metas. O planejamento do negócio auxilia a reduzir urgências e risco de ocorrência destas urgências na propriedade. Além disso, é preciso que se saiba qual a verdadeira missão pessoal e profissional, a visão da empresa para o futuro e quais são as metas a serem atingidas, e que, a partir disso, o tempo seja organizado em função de atividades que realmente afetarão estes requisitos.

Com relação ao conhecimento, este está relacionado às pessoas, à comunicação e sobre administração. Com relação ao conhecimento sobre as pessoas, é necessário entender o que as pessoas valorizam. Segundo Maslow, as necessidades das pessoas podem ser englobadas em: Fisiológicas (respiração, comida, água, sono, sexo, homeostase e excreção), Segurança (segurança do corpo, emprego, recursos, moralidade, família, saúde e propriedade), Amor/Relacionamento (amizade, família e intimidade sexual), Estima (autoestima, confiança, conquista, respeito dos e aos outros), Realização pessoal (moralidade, criatividade, espontaneidade, solução de problemas, ausência de preconceitos e aceitação dos fatos). A partir do conhecimento destas necessidades, Maslow recomenda que 80% sejam atendidas para que o funcionário não se desmotive e dê o melhor de si nas atividades que estão sendo realizadas.

É preciso saber como convencer as pessoas a fazerem aquilo que a gente quer que elas façam, e isto refere-se ao conhecimento sobre comunicação. São seis os princípios da persuasão: Autoridade, consenso/seguidores, escassez, amizade/simpatia, reciprocidade, consistência/comprometimento. As pessoas tendem a ser influenciadas por pessoas que consideram que são especialistas no assunto (princípio da autoridade); as pessoas tendem a seguir os comportamentos dos semelhantes (princípio do consenso/seguidores); as pessoas são influenciadas quando sentem que vão perder algo (princípio da escassez); tendem a dizer sim para quem elas gostam (princípio da amizade); e tendem a retribuir coisas que foram feitas por elas (princípio da reciprocidade).

Em resumo, no primeiro módulo do curso MDA aprendemos que o sucesso depende de encontrarmos o equilíbrio entre termos um negócio lucrativo, deixarmos uma continuidade, sermos reconhecidos e termos felicidade, e que, para alcançarmos estes objetivos, precisamos atrair e reter as pessoas certas. Portanto, temos que ter comportamentos de pessoas de sucesso, sendo que estes comportamentos estão relacionados com três fatores: motivação, barreiras e gatilho.

 

 

 

Compartilhar:


Comentários

Enviar comentário


Artigos Relacionados