Este site utiliza cookies

Salvamos dados da sua visita para melhorar nossos serviços e personalizar sua experiência. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade, incluindo a política de cookie.

Novo RLI
x
ExitBanner
Nutrição

Na arte da ensilagem, o planejamento é o segredo!

Na arte da ensilagem, o planejamento é o segredo!

 Texto: Antony Hilgrove Monti Sewell, Engenheiro Agrônomo e sócio diretor da Boviplan Consultoria

Abertura.jpg (125 KB) 

Ao longo do período chuvoso, quando as pastagens atingem o máximo do seu potencial produtivo e qualidade nutricional, os animais são prioritariamente mantidos em regime de pasto, pois o seu desenvolvimento nestas condições é muito mais econômico. Na época da seca, no entanto, as pastagens apresentam uma forte queda na sua produtividade e qualidade, a ponto de comprometer, de maneira rigorosa, o desempenho dos animais. No entanto, existem alternativas para que os problemas advindos da escassez de alimentos na seca sejam evitados. Uma destas alternativas é a suplementação volumosa, na forma de forragem conservada.

Quando se fala em intensificação da atividade pecuária, onde são esperados grandes aumentos na lotação das pastagens ou na produção de leite, a solução mais econômica ainda é a ensilagem, pois se trata de uma técnica relativamente simples, de fácil assimilação por parte dos pecuaristas.

No entanto, o planejamento para a sua elaboração deve ser feito com muita antecedência e cuidado. Todos os detalhes devem ser examinados exaustivamente, pois qualquer falha na condução do processo certamente levará a resultados insatisfatórios, tanto do ponto de vista técnico como financeiro. Para que isto não ocorra é necessário que o produtor tenha em mãos respostas para os seguintes questionamentos:

  • Qual o objetivo do fornecimento do volumoso: é para manutenção, para recria, para engorda e terminação, para a produção de leite ou outros?
  • Qual a categoria animal e por quanto tempo a mesma será suplementada e qual o nível de inclusão do volumoso na dieta total?
  • Qual a infraestrutura necessária para cada tipo de forrageira?
  • Quais serão as consequências da escolha sobre os demais setores da propriedade?

O passo seguinte é a escolha do volumoso a ser ensilado, que vai depender da exigência qualitativa do sistema de produção. Em sistemas onde o objetivo é o alto desempenho individual, exige-se volumoso de alta qualidade nutricional, como a silagem de grãos. Em confinamentos de engorda e terminação, a utilização de silagens de milho e sorgo podem se tornar inviáveis economicamente. Para estes casos as silagens de cana-de-açúcar ou de capim são normalmente mais vantajosas, assim como para a suplementação a pasto de categorias de menor exigência nutricional.

Cada volumoso demanda um tipo e uma quantidade diferente de máquinas e equipamentos para o plantio, a condução da lavoura, o corte, o transporte e a ensilagem. Como parte do planejamento para a introdução da forragem para a conservação, deve se definir o equipamento necessário (colhedoras, tratores, veículos de transbordo, etc.), a fim de verificar a viabilidade do investimento.

A escolha da forrageira a ser processada deve ser planejada de forma a integrar o sistema de produção da propriedade de maneira sinérgica, bem como ser definida de acordo com o tipo de demanda, não só quantitativa, mas também qualitativa. Seja qual for o modelo a ser adotado, é fundamental que a equipe de gestão do projeto esteja afinada. O treinamento da mão de obra é importante, pois muitas vezes a prática de ensilagem é uma novidade na propriedade. Só uma visão global da empresa, da região onde ela está inserida e o planejamento bem detalhado de toda a atividade, desde a escolha do material a ser ensilado até o desensilo do mesmo, é que irá propiciar vantagens competitivas para o produtor que pretende entrar no processo de intensificação da produção pecuária, através do fornecimento, no período seco do ano, de volumoso oriundo da ensilagem de forrageiras.

O sistema de ensilagem exige um planejamento muito eficiente antes de se tomar a decisão de empreendê-lo. A falta de planejamento ou a negligência na elaboração do mesmo certamente levará todo o projeto ao insucesso.

Diante da importância do assunto, o EducaPoint trará uma nova edição do curso on-line "Produção Econômica de Silagem", que terá início no dia 17/08, com informações técnicas e situações práticas sobre o assunto.

Para participar acesse: http://www.educapoint.com.br/curso/silagem/ ou entre em contato: [email protected], (19)3432-2199, Whatsapp (19) 99817- 4082.

Compartilhar:


Comentários

Enviar comentário


Artigos Relacionados