RESOLVA, SE PUDER - edição de setembro/2019

Geral | 04 de Setembro de 2019 Voltar

 

O proprietário de uma fazenda leiteira entrou em contato com um médico veterinário por causa de uma emergência na criação de bezerros. Por conta dos problemas enfrentados, a rotina da fazenda estava um caos. A fazenda possui 80 vacas mestiças em lactação. São 20 bezerros entre zero e 4 meses de idade, e mais da metade apresentava diarreia aguda e profusa.
 
O quadro se iniciou em dois animais jovens, na terceira semana de idade, e em menos de 15 dias mais 12 bezerros já tinham manifestado os mesmos sintomas. Um dos animais mais novos morreu durante o tratamento com antibiótico, e um outro estava muito prostrado. Outros animais já estavam se recuperando, mas novos casos continuaram a aparecer.
 
Os bezerros passam algumas horas do dia em um curral ao lado da sala de ordenha e depois são soltos para mamarem o leite residual das vacas. Ao inspecionar o local, o veterinário observou que haviam bezerros de idades diferentes no curral. Muitos animais tinham escore de condição corporal baixo (magros), além de pelagem arrepiada e opaca. A região perianal e cauda sujas indicavam a presença de fezes amolecidas (diarreia). O turgor cutâneo estava reduzido e olhos fundos, sinalizando a ocorrência de desidratação. Além disso, no chão da instalação foram vistas fezes de consistência líquida, amareladas e fétidas, com leves rajadas de sangue e muco. Diante disso, o médico veterinário resolveu colher amostra de fezes de alguns animais acometidos. Com o auxílio de um microscópio foi feito o exame de contagem de ovos / oocistos por grama de fezes (OPG/OOPG) na própria fazenda.  
 
Agora é a sua vez de ajudar a determinar o diagnóstico e entender o que pode ter causado este problema. Veja as fotos a seguir e mande a sua resposta para o e-mail joaopaulo@integralcomunicacao ou pelas redes sociais da @revistaleiteintegral. A melhor resposta será publicada na edição de outubro/2019.
 
20180803_101458.jpg (5.54 MB)
Animal magro e desidratado com quadro de diarreia.
 
 
Foto 1.JPG (1.53 MB)
Animais magros de diferentes idades alojados no mesmo local.
 
 
20180728_090349.jpg (8.11 MB)
Fezes liquefeitas, fétida, com presença de muco e sangue.