Este site utiliza cookies

Salvamos dados da sua visita para melhorar nossos serviços e personalizar sua experiência. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade, incluindo a política de cookie.

Novo RLI
x
ExitBanner
Animais Jovens

Sem desculpas!

Quanto de água uma bezerra deve beber? Uma das razões mais importantes para nunca restringir o acesso à água é que a ingestão de matéria seca está diretamente relacionada à quantidade de água ingerida

Sem desculpas!

Edição #102 - Setembro/2017

SEM DESCULPAS!

Quanto de água uma bezerra deve beber? Às vezes, acho que a água não é valorizada o suficiente, talvez por parece ser “grátis” ou custar muito pouco, em comparação com outros ingredientes. E tudo isso começa com as bezerras.

POR QUE A ÁGUA É TÃO IMPORTANTE?

Ela é, simplesmente, o nutriente mais necessário, muito mais do que a proteína, energia ou os minerais. Quando um filhote nasce, seu corpo é composto por aproximadamente 70% de água. Isto é a maior porcentagem que ele terá durante toda a vida, enquanto que o conteúdo de gordura é o mais baixo — cerca de 3 a 5%. Há um trabalho clássico, de um professor de Cornell, que estabeleceu uma relação inversa entre a água e a gordura corporal. Assim, quando o animal cresce  e deposita mais gordura, ela toma o lugar da água  no organismo. Outro fator crítico para bezerras jovens é a ocorrência de diarreias. Nestes casos, elas perdem muita água. Se a perda for de aproximadamente 4%, o animal pode até compensá-la, aumentando o consumo, que ocorre pela ativação de osmorreceptores. Contudo, se essa perda atinge de 8 a 10%, alguns eletrólitos também são perdidos. Nesta situação, a reidratação, com uma solução eletrolítica, e talvez até outros tratamentos,  é necessária para manter a bezerra viva.

DESCULPAS NÃO DIMINUEM A IMPORTÂNCIA DA ÁGUA

Não temos nenhuma desculpa para não fornecer um dos nutrientes mais fundamentais para os animais. Porém, algumas pessoas continuam inventando razões para não dar água para bezerras. Aqui vão algumas delas: causa diarreia, não é necessária, já está presente no leite ou sucedâneo, congela no inverno ou é um aborrecimento. Bem, nenhuma destas razões vai fazer com que as bezerras precisem menos de água. Quando começam a ter diarreia, bebem mais ainda. Sim, elas também consomem a água do leite ou sucedâneo, mas isso não é suficiente. E os animais também precisam de água no inverno. Quando você pode vê-los respirando, é porque estão expirando um ar mais úmido do que o do ambiente, portanto, eles estão perdendo água do corpo a cada respiração. Uma das razões mais importantes para nunca restringir o acesso à água é que a ingestão de matéria seca está diretamente relacionada à quantidade de água ingerida. Limite o consumo de água e você estará limitando a ingestão de matéria seca das bezerras. Elas precisam de quatro vezes mais hidratação do que alimento. E se a água está suja, os animais vão beber menos e, consequentemente, comer menos.
Talvez, a água esteja limpa quando colocamos nos baldes ou bebedouros, mas se não houver uma separação física entre os recipientes de água e ração, as bezerras vão molhar a ração e sujar a água. Água suja e ração molhada é uma situação que vai diminuir o consumo de ambos. Mais de 30 anos atrás, observando isso, eu tive um momento “eureca!”. Isso levou a um estudo que demonstrou que separar o cocho de ração e o bebedouro aumenta o consumo de água e ração, e resulta em 120 gramas a mais de ganho de peso diário até um mês após a desmama (confira os dados na Tabela 1).
tabela sem desculpas.png (9 KB)

Quando observamos a tabela, a proporção entre ingestão de ração e quantidade de água pode parecer, à primeira vista, que não seja de 4:1, mas quando os recipientes foram separados, a proporção foi exatamente esta. Em outro estudo, realizado por Jim Quigley, a proporção de água e consumo de matéria seca foi de apenas cerca de 2:1 até a desmama, incluindo a água proveniente do consumo de sucedâneo, mas no final de 35 dias e desmame completo, a taxa subiu para 4:1. Outro fator interessante, é que as bezerras gostam de água morna, especialmente no inverno. As vacas preferem, mesmo no verão, a água na temperatura ambiente ou morna (10 - 30°C). Isso se encaixa bem com a prática de muitas fazendas, que colocam um bebedouro na saída da sala de ordenha e usam a água morna que sai dos resfriadores de leite. A principal razão pela qual acredito que as vacas prefiram água morna é porque, nessa temperatura, ela não altera tanto a fermentação e função ruminal. Em um estudo realizado no estado de Dakota do Sul, em 1968, foi necessária cerca de uma hora para que a temperatura do rúmen de bezerros retornasse ao normal, após uma queda de 6°C devida ao consumo de água que era fornecida a menos de 8°C (ver figura).
t.figura sem desculpas.png (20 KB)

Bezerras precisam de quatro
vezes mais água do que a
ingestão de matéria seca.
SE LIGA

Água potável, a 17, 27 e 37°C, produziu, progressivamente, menores quedas de temperatura do rúmen, mas os bezerros ainda necessitavam de cerca de uma hora para que a mesma voltasse ao normal. Outro benefício do fornecimento de água quente é que, durante o inverno, as bezerras não precisam usar energia adicional para aquecê-la.

A PROPORÇÃO 4:1 CONTINUA PELA VIDA TODA

Curiosamente, novilhas e vacas também ingerem cerca de quatro vezes mais água do que matéria seca. Não há muitos estudos com novilhas, nos quais a ingestão de água foi medida, mas nos poucos existentes, a razão era de cerca de 4:1. Um estudo alemão com quase 23.000 observações de 193 vacas Holandesas, variando de uma a nove lactações, durante um ano, encontrou a relação de 4:1 para a ingestão de água e matéria seca. Em um estudo em Illinois, a melhor estimativa da ingestão de água foi relacionada ao consumo de matéria seca, produção de leite, ingestão de sódio e temperatura ambiental mínima. Esta fórmula foi usada para calcular o consumo de água a 7° C para seis níveis de produção de leite diferentes. Nesta pesquisa, a relação entre a ingestão de água e matéria seca foi novamente de 4:1. Como a temperatura ambiental variou de 18°C e 30°C, o consumo de água previsto cresceu entre 13% e 26%. Por que esta proporção de 4:1? A resposta pode ser simples. A razão água:matéria seca no rúmen é um pouco maior do que isso, cerca de 6 a 7:1. E a taxa de renovação do volume de líquido de rúmen é de cerca de 6 a 12% por hora. Assim, as vacas reciclam um volume enorme de água no seu organismo. Elas produzem, em média, 9L de urina diariamente, com um intervalo de 7,5 a 45L, segundo um estudo conduzido em Ohio.

tfoto sem desculpas.png (255 KB)

NÃO TEMOS NENHUMA DESCULPA PARA NÃO FORNECER UM DOS NUTRIENTES MAIS FUNDAMENTAIS PARA OS ANIMAIS, PORÉM ALGUMAS PESSOAS CONTINUAM INVENTANDO RAZÕES PARA NÃO DAR ÁGUA PARA AS BEZERRAS

Este ponto de referência simples pode ser muito bem empregado para estimar as necessidades de água dos animais. E sabemos que, especialmente a partir de estudos com bezerros, limitar a ingestão de água vai reduzir a ingestão de matéria seca e, como resultado, também vai prejudicar o desempenho. Então, para o bem da bezerra e para o bom desempenho produtivo, forneça água limpa à vontade. Além disso, esquente a água das bezerras, especialmente no tempo frio. Elas vão gostar!

tfoto sem desculpas2.png (950 KB)

A.F. KERTZ – Diretor do ANDHIL LLC, em St. Louis, EUA.
Republicação autorizada da edição de 17 junho de 2017 da Hoard’s Dairyman Copyright
by the W.D. Hoard and Sons Company, Fort Atkinson, Wisconsin, USA

Compartilhar:


Comentários

Enviar comentário


Artigos Relacionados