Este site utiliza cookies

Salvamos dados da sua visita para melhorar nossos serviços e personalizar sua experiência. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade, incluindo a política de cookie.

Novo RLI
x
ExitBanner
#bebamaisleite

Treinando seu organismo para digerir lactose

Treinando seu organismo para digerir lactose

Meio copo de leite por dia pode ser tudo o que um intolerante à lactose precisa.

ANUNCIO-20x6_LEITEINTEGRAL-01.jpg (637 KB)

O senso comum sobre a inabilidade de digerir apropriadamente a lactose é que tudo se deve à genética: um gene particular presente nas células que recobrem o intestino, que permite a digestão quando somos crianças, se torna inativo ou não na idade adulta. Mas, a verdade é menos "nua e crua". Evidências recentes sugerem que os indivíduos que sofrem de intolerância à lactose podem reduzir a ocorrência de sintomas por meio do consumo frequente desse açúcar.

Teoricamente, existiriam mais de um meio de tornar as pessoas intolerantes mais tolerantes. Uma opção seria a indução da produção de lactase, a enzima que digere lactose, nas células que não a produzem mais. Mas, pelo menos por hora, isso ainda não é possível em humanos. Ao invés disso, o método proposto por Andrew Szilagyi, um gastroenterologista da McGill University, em Quebec, no Canadá, envolve a interferência com a população bacteriana intestinal.

O que Szilagyi sugere é simples. A maior parte das pessoas intolerantes à lactose evita o consumo de lácteos e, com isso, possui uma população de bactérias intestinais diferente daquela presente em indivíduos tolerantes. Assim, ele defende que se as pessoas intolerantes consumirem, regularmente, pequenas quantidades de lactose, a população de bactérias intestinais será alterada, assemelhando-se mais àquela dos tolerantes e, com isso, poderão, gradualmente, aumentar sua tolerância.

Mas, quanto esse processo de tornar-se mais tolerante pode ser incômodo? A boa notícia é que pode não haver nenhum desconforto. O US National Institutes of Health concluiu que a maior parte das pessoas intolerantes pode ingerir até 12g de lactose sem apresentar nenhum sintoma. Szilagyi sugere um "treinamento" com 5g de lactose por dia, quantidade presente, por exemplo, em 100ml de leite.

Szilagyi alerta ainda que existem outros benefícios do "treinamento", além da redução dos sintomas de intolerância à lactose. Pessoas que não consumiam leite e passam a consumir apresentam menor risco de desenvolver uma série de doenças, incluindo vários tipos de câncer, entre eles o colorretal, estomacal, mamário e pancreático; além da Doença de Crohn.

Compartilhar:


Comentários

Enviar comentário


Artigos Relacionados