Este site utiliza cookies

Salvamos dados da sua visita para melhorar nossos serviços e personalizar sua experiência. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade, incluindo a política de cookie.

Novo RLI
x
ExitBanner
Aconteceu

V Simpósio Internacional Leite Integral

V Simpósio Internacional Leite Integral

Texto: Luiza Baggio

 SLI1.jpg (67 KB)

O V Simpósio Internacional Leite Integral aconteceu ente os dias 7 e 10 de abril, em Curitiba/PR. Organizado pela Revista Leite Integral e pelo Portal MilkPoint, o evento reuniu os maiores especialistas nacionais e internacionais para abordar o tema “Período de Transição – os dias mais importantes da vida de uma vaca”.

Somando toda a programação, o V Simpósio teve recorde de público, com a participação de mais de 1.100 pessoas, dentre produtores de leite, técnicos do setor, profissionais que atuam na pecuária leiteira, professores, pesquisadores e estudantes.

 

Curso Pré-Simpósio

 A programação teve início no dia 7 de abril com um Curso Pré-Simpósio, ministrado pelo professor e extensionista da University of Florida (EUA), Ricardo Chebel, com o tema “Utilização de novas tecnologias no monitoramento e tratamento preventivo de vacas em período de transição”. O curso contou com a participação de mais de 200 pessoas.

Ricardo Chebel mostrou que as consequências de doenças que ocorrem no periparto sobre a eficiência reprodutiva e produtiva são duradouras e resultam em grandes perdas econômicas. Os desafios nutricionais e metabólicos de vacas de transição podem resultar em imunossupressão e, em situações extremas, em doenças metabólicas e infecciosas. Com os avanços no conhecimento sobre a biologia da vaca de transição, tornou-se evidente que não há apenas um fator determinante para o sucesso do período de transição e que os produtores devem solucionar erros de manejo, antes de investir em tecnologias que, na maioria das vezes, não são capazes de superá-los.

O professor iniciou o curso com uma revisão da biologia das vaca em período de transição. Ele abordou as alterações fisiológicas, metabólicas e imunes durante o periparto e os impactos da seleção genética e diferenças entre as raças. Em seguida, mostrou as condições ideais de manejo durante o periparto para minimizar o estresse e a imunossupressão, reduzir a incidência de doenças e aumentar a produção de leite.

Também foram mostradas as estratégias alimentares e hormonais para minimizar a imunossupressão, reduzir incidência de doenças e aumentar a produção de leite, tais como a utilização de somatotropina bovina como fator estimulante de colônias de granulócitos.

A abordagem sobre as novas tecnologias para o monitoramento de vacas de transição foi o ponto de destaque apresentado no Curso Pré-Simpósio, mostrando o uso de monitores de ruminação e atividade durante o periparto; os fatores nutricionais, animais e ambientais que afetam a ruminação; o tempo de descanso de vacas durante o periparto e sua associação com doenças metabólicas e infecciosas.

Chebel também abordou o monitoramento de parâmetros zootécnicos durante o periparto, como o cálculo e importância de índices zootécnicos e as consequências de erros de manejo para a saúde e performance de vacas em transição.

Para quem não pôde participar, a AgriPoint oferecerá a versão completa da apresentação na forma de curso online. Aguardem!

 SLI2.jpg (63 KB)

SLI3.jpg (70 KB)

V Simpósio Internacional Leite Integral

 A abertura oficial do V Simpósio Internacional Leite Integral ocorreu, na manhã do dia 8 de abril, com a presença de mais de mil pessoas no auditório. A mesa de abertura foi formada pelo representante do Sistema Senar/Faep, Ronei Volpi, pelo presidente da APCBRH e proprietário da Fazenda Fini, Hans Jan Groenwold, pelo professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Rodrigo de Almeida, pelo diretor executivo da AgriPoint, Marcelo Pereira de Carvalho e pela editora-chefe da Revista Leite Integral e coordenadora geral do evento, Flávia Fontes.

Em seu discurso, a Dra. Flávia Fontes agradeceu a presença de todos os participantes, patrocinadores e colaboradores. “Chegamos à quinta edição do Simpósio com a grata surpresa de um recorde de público e de participação das empresas patrocinadoras, o que nos enche de alegria e orgulho, mas também aumenta a nossa responsabilidade de atender às expectativas de todos. Muito obrigada a todos pela confiança e por fazerem deste um dos mais importantes eventos da pecuária leiteira do Brasil. Espero que aprendam coisas novas e consolidem conceitos a respeito do período de transição”, diz.

Ainda durante a abertura, o diretor executivo da AgriPoint e coordenador do Portal MilkPoint, Marcelo Pereira de Carvalho, disse que o sucesso do evento foi fruto de uma combinação de fatores: a programação cuidadosamente escolhida, as parcerias com a FAEP/Senar, APCBRH e UFPR no estado do Paraná, e o momento de transformação pelo qual vive o setor leiteiro, com aplicação de tecnologia, sendo a região de Castro, próxima a Curitiba, a principal representante desse processo no país. “Isso tudo atraiu empresas, técnicos e produtores, resultando em um grande evento”, explicou. Ele também agradeceu aos patrocinadores e apoiadores do evento. “Sem eles não seria possível a realização desta edição do Simpósio Internacional Leite Integral que, mais uma vez, está superando as nossas expectativas”, diz.

Após a abertura, foi ministrada a primeira palestra do dia, pelo professor Rodrigo de Almeida. Ele mostrou que, durante o período de transição, as vacas passam por profundas alterações metabólicas e fisiológicas para a preparação para o parto e a futura lactação. Essas alterações hormonais ocorrem devido à proximidade do parto, grande demanda de nutrientes para a síntese de colostro e leite, desenvolvimento contínuo da glândula mamária, rápido crescimento fetal e mudanças no ambiente. Hoje, na moderna e intensiva bovinocultura de leite, 30 a 50% das vacas são afetadas por alguma desordem no periparto. Para obter bons desempenhos produtivo e reprodutivo, rebanhos leiteiros comerciais devem enfatizar o período de transição. Para isso, todo e qualquer investimento nos programas de transição, seja em nutrição, instalações, conforto animal ou qualificação da mão de obra tem alta relação benefício:custo.

Em seguida, no espaço empresarial, o gerente do segmento leite da DSM/Tortuga, Rodrigo Costa, apresentou o programa para período de transição de sua empresa e os seus respectivos produtos.

Finalizando a parte da manhã, o professor e pesquisador da University of Guelph, do Canadá, Stephen Le Blanc, explicou como as concentrações elevadas indesejáveis de ácidos graxos não esterificados (NEFA) e cetose subclínica, são condições prevalentes e importantes associadas com maiores riscos de doenças metabólicas e uterinas, menor produção de leite e menor desempenho reprodutivo. O metabolismo energético no periparto e a função imunológica serão enormemente favorecidos quando as vacas tiverem acesso irrestrito a dietas formuladas para suprir as exigências nutricionais e a água no período de transição. O manejo proativo e a investigação de problemas devem focar na minimização de fatores nutricionais, de instalação, sociais e ambientais que possam prejudicar o acesso a alimentos e descanso para todos ou alguns membros do grupo de vacas no periparto.

Na parte da tarde, o professor da University of Florida (EUA), Geoffrey Dahl, mostrou que, apesar de consumirem menos matéria seca e, com isso, produzirem menor calor metabólico, as vacas secas também sofrem os efeitos negativos do estresse calórico, comprometendo seu desempenho produtivo e reprodutivo na lactação futura, bem como seu sistema imunológico. Assim, sempre que possível, devem ter acesso ao resfriamento ativo para reduzir a carga de calor durante os períodos mais quentes do ano. Isso significa que sombra e, se possível, aspersores ou outros métodos de resfriamento, devem ser fornecidos às vacas secas, em pasto ou confinadas.

Também na parte da tarde, a professora Marina Von Keyserlingk, da University of Bristish Columbia (UBC), no Canadá, apresentou sua palestra. Ela é uma das maiores autoridades mundiais em comportamento e bem-estar de vacas em período de transição, líder do Animal Welfare Program. Nina mostrou que erros de manejo no período de transição, além de comprometerem a produção de leite, contribuem para piorar os índices reprodutivos e aumentar a taxa de descarte no início da lactação. As vacas em transição precisam de descanso adequado, consumo apropriado de nutrientes e um ambiente social relativamente estável para se manterem saudáveis. Alguns fatores de risco para doenças infecciosas e metabólicas, bem como manqueiras, nos primeiros meses após o parto, estão relacionados às instalações e ao manejo. As vacas leiteiras em período de transição precisam de um ambiente adequado, que facilite o consumo de alimentos, reduza a competição pelos mesmos e que permita o reagrupamento social. Esses animais também precisam de camas limpas e secas e espaços irrestritos para ficarem em pé ou repousarem. Também é recomendado fornecer uma baia maternidade que seja seca, limpa e confortável, e onde a vaca tenha a oportunidade de buscar isolamento de suas companheiras de rebanho no momento do parto.

Encerrando o primeiro dia, a Elanco ofereceu duas palestras bônus: “Imunossupressão no periparto: evidências, causas e consequências”, apresentada por Marcus E. Kehrli Jr., Diretor do Centro Nacional de Doenças dos Animais e do Serviço de Pesquisa Agrícola do USDA; e “Os 90 dias vitais e a imunossupressão: a solução restauradora”, juntamente com o lançamento do produto Imrestor, pelo Médico Veterinário e Consultor Técnico Leite da Elanco Saúde Animal, Wagner Mitsuo Nagao de Abreu.

O segundo dia de palestras teve início com o professor da University of Florida, nos EUA, José Eduardo Portela Santos. Ele mostrou que um dos pilares do sucesso de todo rebanho leiteiro é a saúde das vacas que o compõem. Infelizmente, em muitas propriedades, a incidência de doenças é alta, afetando cerca da metade das vacas nos primeiros 2 meses pós-parto. Vacas doentes apresentam inapetência e, consequentemente, perda de peso excessiva, em decorrência da mobilização de reservas corpóreas. Esse estado de balanço nutricional negativo prolongado afeta o retorno da atividade ovariana cíclica, o que prejudica a taxa de inseminação, assim como reduz a relação Prenhez/IA. Doenças no periparto comprometem o estabelecimento e manutenção da gestação, mesmo quando ocorrem semanas, até meses, antes da primeira IA pós-parto. Por isso, é essencial estar atento ao manejo da saúde de vacas no período de transição, para melhorar o desempenho reprodutivo, com foco na prevenção de fatores de risco, diagnóstico pronto dos casos clínicos e implementação de terapias com eficácia de cura clínica, mas também que melhorem o desempenho reprodutivo e produtivo dos animais acometidos.

O segundo palestrante do dia, foi o professor da Escola de Veterinária da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Elias Jorge Facury Filho. Ele mostrou que o período de transição é marcado por profundas mudanças fisiológicas, endócrinas, digestivas, de requerimentos nutricionais e comportamentais. Existem vários desses fatores que agem em conjunto e vão determinar a qualidade dos cascos das vacas neste período. E, para garantir a saúde dos pés, é necessário conhecer a sua fisiologia, a fisiologia das vacas neste período e entender as inter-relações entre os fatores que interferem com a formação do casco e os desafios ambientais.

O ciclo de palestras foi encerrado com a apresentação de quatro sistemas de produção de leite - Fazenda Frankanna, em Carambeí/PR; Fazenda Rhoelandt, em Castro/PR; Chácara Baronesa, em Arapoti/PR; e Menge Gado Holandês, em Pouso Alegre/MG - que também participaram de uma mesa redonda com perguntas dos participantes do evento.

Ao longo dos dois dias de palestras, os participantes do Simpósio também puderam visitar os lounges das empresas Elanco, DSM/Tortuga, Vetoquinol, Bayer, Delaval, Lallemand, SCR Dairy, Poli-Nutri, Ceva, Faep/Senar e APCBRH.

 SLI4.jpg (43 KB)

SLI5.jpg (54 KB)

SLI6.jpg (63 KB)

SLI7.jpg (60 KB)

SLI8.jpg (64 KB)

SLI9.jpg (58 KB)

SLI10.jpg (42 KB)

SLI11.jpg (60 KB)

SLI12.jpg (48 KB)

SLI13.jpg (99 KB)

Visita às fazendas Frankanna e Rhoelandt

 O último dia da programação (10/04) consistiu de uma visita a duas importantes propriedades leiteiras do Paraná, com a participação de aproximadamente 60 pessoas.

Na parte da manhã, os participantes conheceram a Fazenda Frankanna, localizada em Carambeí/PR, às margens da Rodovia PR-151, no limite com o município de Ponta Grossa, na região dos Campos Gerais. A propriedade destaca-se no universo do agronegócio por conciliar práticas inovadoras de gestão, resultados excepcionais e alta tecnologia.

Com uma área total de 250 ha, sendo 180 ha destinados à produção de leite, possui, atualmente, 500 vacas em lactação. A produção média diária total é de 18 mil litros/leite/dia e a média/vaca/dia é de 38 litros.

Na parte da tarde, foi visitada a Fazenda Rhoelandt, de propriedade do Sr. Ronald Rabbers, que fica localizada em Castro/PR, às margens da Estrada da Ilha, na Colônia Castrolanda. A fazenda completa 62 anos de existência em 2015, e tem reconhecimento nacional devido à criação de animais com genética impecável e alto nível de produtividade.

A produção, obtida em 3 ordenhas diárias, é de 11.000 (litros/leite/dia), e a média de produção é de 37 (litros/vaca/dia). Em 2014, a produção total da fazenda foi de 3.449.000 kg de leite e 9.449 kg como media/vaca/dia.

SLI14.jpg (68 KB)

Compartilhar:


Comentários

Enviar comentário


Artigos Relacionados