Este site utiliza cookies

Salvamos dados da sua visita para melhorar nossos serviços e personalizar sua experiência. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade, incluindo a política de cookie.

Novo RLI
x
ExitBanner
Aconteceu

Clube de Bezerras: educar para formar os futuros líderes da pecuária leiteira

O Clube de Bezerras, idealizado pelas cooperativas do Paraná, aposta no futuro ao proporcionar o encontro entre bezerras e crianças, ambiente propício para criar laços, conhecimento e paixão pela atividade leiteira.

Clube de Bezerras: educar para formar os futuros líderes da pecuária leiteira

Nada abala a paz no Clube de Bezerras: nem o nervosismo que antecede as apresentações, nem a incerteza do comportamento dos animais, nem algumas lágrimas que podem rolar por desapontamento ou pela mais pura alegria. Isso só é possível porque todos os envolvidos, crianças e adultos, estão unidos por um propósito maior – o amor pela atividade leiteira. É por meio desse amor que as gerações de participantes do Clube de Bezerras repetem o compromisso firmado e renovam o setor nutridos com a força do conhecimento e, de forma ainda mais decisiva, com a força do exemplo. 

“A palavra convence” 

A frase que dá título a essa matéria é inspirada no ditado "a palavra convence, mas o exemplo arrasta" e se aplica perfeitamente ao projeto Clube de Bezerras. Idealizado há mais de 40 anos pelas cooperativas paranaenses das cidades de Castro, Carambeí e Arapoti, o projeto encontrou na educação das crianças a oportunidade de perpetuar os negócios familiares, revolucionar a criação de bezerras e formar uma nova geração de líderes.  

A ideia é simples: cada criança adota uma bezerra recém-nascida para acompanhar seu crescimento, selecionada do plantel da fazenda onde os pais trabalham ou são proprietários. O processo envolve muito aprendizado, desde os primeiros cuidados com os animais, como a cura do umbigo e a colostragem, até os manejos gerais, essenciais para manter o animal saudável. A rotina das crianças com as bezerras é registrada em um diário, que contém informações sobre peso, alimentação e medicamentos utilizados nos animais. O momento mais esperado e temido é o encerramento do projeto, quando as crianças desfilam com os animais diante de um juiz, competindo entre si em uma feira agropecuária. 

IDEALIZADO HÁ MAIS DE 40 ANOS PELAS COOPERATIVAS PARANAENSES DAS CIDADES DE CASTRO, CARAMBEÍ E ARAPOTI, O PROJETO ENCONTROU NA EDUCAÇÃO DAS CRIANÇAS A OPORTUNIDADE DE PERPETUAR OS NEGÓCIOS FAMILIARES, REVOLUCIONAR A CRIAÇÃO DE BEZERRAS E FORMAR UMA NOVA GERAÇÃO DE LÍDERES   


O Clube de Bezerras tem como objetivo despertar o interesse das crianças pela pecuária leiteira, sustentada pelos pilares da sustentabilidade e inovações

“De grão em grão”    

Fábio Henrique e Kaylaine Manuelle de Jong são irmãos que participaram do Clube de Bezerras em momentos diferentes, respeitando o intervalo de idade que os separa. O que os une é o fato de Fábio ter sido o maior incentivador de Kaylaine, ajudando-a a aplicar os conhecimentos adquiridos sobre o manejo das bezerras no dia a dia da fazenda. "Quando eu participava do Clube, assistia a palestras e workshops sobre os cuidados com as bezerras. Então, eu já tinha uma ideia do que minha irmã estava aprendendo lá e acabei propiciando a ela a oportunidade de aplicar os conhecimentos no trabalho diário da fazenda", explica Fábio.

 
 Kaylaine Manuelle e Fábio Henrique de Jong representam a segunda geração da família a participar do Clube de Bezerras

Entre as muitas lições aprendidas, Kaylaine revela que a experiência da competição na apresentação oficial do Clube de Bezerras, quando as crianças são avaliadas por um juiz estrangeiro na pista, foi fundamental para que ela se dedicasse ainda mais e conquistasse o primeiro lugar na última edição em que participou, em 2022. "Nas duas primeiras vezes em que participei, fiquei em último lugar. Mas no ano passado, quando participei me dedicando de verdade, conquistei o primeiro lugar. Isso mostra que se você fizer as coisas corretamente, terá resultados. E viver essa experiência é muito mais impactante do que apenas ouvir conselhos dos meus familiares", analisa Kaylaine com maturidade.
Antes dessa geração, a família de Jong já tinha deixado sua marca na história do Clube de Bezerras. Johannes Franke de Jong, patriarca da família de ascendência holandesa e proprietário da Chácara Aurora em Carambeí/PR, vivenciou essa experiência quando tinha apenas 12 anos. Segundo ele, "o Clube foi criado para incentivar os filhos de produtores de leite a se integrarem melhor na atividade. E parece que deu certo: já temos duas gerações de participantes, todos envolvidos na produção". Para Johannes, o momento mais marcante foi a sua primeira participação na feira agropecuária, um evento, na época, exclusivo para os adultos. "Para mim, participar da feira com nossas bezerras era motivo de alegria. Além disso, aprendíamos muito, cuidando delas desde o nascimento, acompanhando sua alimentação e saúde. O Clube de Bezerras atestava a excelência da genética dos nossos animais quando as bezerras eram escolhidas para serem conduzidas na pista", relembra Johannes. 

“Pratica o que aprendeu”

 Juliana e Cléber Ventura, proprietários da Chácara Veriato, localizada em Carambeí/PR, criam seus filhos, Bruno e Beatriz, imersos na atividade leiteira e em valores centrados na responsabilidade, honestidade e visão de futuro. Desde muito jovens, os dois dividem as tarefas da fazenda com seus pais e testemunham o crescimento da propriedade. Juliana afirma: "Investimos na atividade leiteira com muito esforço. A participação dos nossos filhos no Clube de Bezerras, com nossos animais, nos fez acreditar na força genética do rebanho. Inicialmente, eles cuidavam de bezerras de outras propriedades. Ter um animal da nossa fazenda sendo levado para a pista por nossos filhos nos enche de orgulho e nos dá esperança de que eles permaneçam na atividade e perpetuem nosso legado".  

"TER UM ANIMAL DA NOSSA FAZENDA SENDO LEVADO PARA A PISTA POR NOSSOS FILHOS NOS ENCHE DE ORGULHO E NOS DÁ ESPERANÇA DE QUE ELES PERMANEÇAM NA ATIVIDADE E PERPETUEM NOSSO LEGADO"



Com a participação ativa no Clube de Bezerras, Bruno e Beatriz, filhos de Juliana e Cléber Ventura, estão preparando as bases para o futuro promissor que aguarda esses jovens na administração da Chácara Veriato, em Carambeí/PR 




Bruno e Beatriz Ventura têm trajetória de vitórias em suas participações no Clube de Bezerras. Além de conquistarem troféus, colecionam aprendizados que moldam suas ações 

               

Bruno e Beatriz Ventura têm trajetória de vitórias em suas participações no Clube de Bezerras. Eles colecionam troféus e aprendizados. Bruno aprendeu a conduzir os animais na pista e já ganhou a Copa, evento que reúne os participantes das etapas ocorridas nas três cooperativas da região. Foi por meio dessas experiências que ele ingressou no Colégio Agrícola, onde se destaca no cuidado com as novilhas. Bruno comenta: "Estou sempre aprendendo o motivo por trás das coisas que faço e aplico as novidades aqui na fazenda. Esse começo da minha vida profissional foi direcionado pela experiência no Clube de Bezerras". Beatriz, que é Presidente da Cooperativa Escolar, iniciativa recente na região que já colhe os resultados da nova geração de líderes, reflete: "Aprendi a lidar com minhas emoções, a controlar o nervosismo e que a vitória é um processo". Os irmãos sonham juntos com um futuro de progresso, crescimento e inovação. Juliana conclui: "Eles serão nossos sucessores, não apenas herdeiros". 

“Feliz aquele que transfere o que sabe” 

Há quase oito anos, Marília Ribeiro, conhecida como Dra. Sprayfo da Trouw Nutrition, tem se envolvido ativamente no Clube de Bezerras e soma esforços à atuação primordial das cooperativas idealizadoras do projeto. Seu profundo entendimento de que a criação de bezerras abrange não apenas o período pós-nascimento, mas também o período pré-parto, conhecido como período seco das vacas, remodelou sua atuação na preparação das crianças envolvidas no projeto.
"Desde o pré-parto, abordo temas cruciais como colostragem, cura de umbigo, aleitamento e a importância do ganho de peso para as bezerras, até o desaleitamento", esclarece Marília. Todos esses aspectos são desenvolvidos nos encontros proporcionados com as crianças do projeto, mesmo antes das bezerras nascerem. Essa abordagem holística e proativa prepara as crianças para serem responsáveis e capacitadas, contribuindo para o sucesso da atividade pecuária e o bem-estar dos animais ao longo do tempo.
Nesse ano, uma nova e empolgante etapa foi incorporada ao Clube de Bezerras - o treinamento para atuar como apresentador na pista. "Realizamos essa preparação um dia antes do evento, em parceria com a cooperativa, que já promove encontros nas fazendas da região, levando conhecimento direto às crianças sobre o manejo dos animais", destaca Marilia. Essa adição ao programa tem se mostrado fundamental para desenvolver habilidades essenciais nas crianças, não apenas como cuidadoras, mas também como comunicadoras e líderes. Ao aprenderem a apresentar os animais com confiança e conhecimento, ganham visão mais ampla da atividade e se tornam embaixadoras valiosas da importância do cuidado com as bezerras.  


Marília Ribeiro, a Dra. Sprayfo da Trouw Nutrition, tem sido presença ativa no Clube de Bezerras, somando esforços às cooperativas idealizadoras do projeto. Juntos, inspiram uma nova geração comprometida com o bem-estar animal e a sustentabilidade na produção agropecuária

“O PROPÓSITO DA TROUW NUTRITION, COMO PATROCINADORA DO CLUBE DE BEZERRAS, É ALIMENTAR O FUTURO. ACREDITAMOS QUE ESSAS CRIANÇAS SÃO PEÇAS-CHAVE NESSE PROCESSO. NOSSO OBJETIVO É FORTALECER, DESDE HOJE, O AMOR QUE ELAS JÁ NUTREM PELOS ANIMAIS, APRIMORANDO SEUS CUIDADOS"

“O propósito da Trouw Nutrition, como patrocinadora do Clube de Bezerras, é alimentar o futuro. Acreditamos que essas crianças são peças-chave nesse processo. Nosso objetivo é fortalecer, desde hoje, o amor que elas já nutrem pelos animais, aprimorando seus cuidados. Ao longo dos anos, temos testemunhado o crescimento desse relacionamento, e muitas das crianças expressam o desejo genuíno de dar continuidade ao legado de seus pais ou funcionários, permanecendo na propriedade”, conclui Marilia.

“A constância do propósito” 

Instigar valores e conhecimentos que se tornarão a base para a nova geração comprometida com o bem-estar animal e a sustentabilidade da produção agropecuária é o objetivo das cooperativas, unidas aos parceiros, comunidade e produtores. Como diz o ditado, "o segredo do sucesso é a constância do propósito", e o Clube de Bezerras é a prova de que investir na educação das crianças traz resultados positivos. 


 

Confira o vídeo que revela o amor e a dedicação dos participantes do Clube de Bezerras:



ADRIANA VIEIRA FERREIRA - EQUIPE REVISTA LEITE INTEGRAL


Tags

Compartilhar:


Comentários

Enviar comentário


Artigos Relacionados