Este site utiliza cookies

Salvamos dados da sua visita para melhorar nossos serviços e personalizar sua experiência. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade, incluindo a política de cookie.

x
ExitBanner
#bebamaisleite

A combinação de leite e mel contribui para noites de sono tranquilas

Descubra como a simples combinação de leite e mel pode contribuir para noites de sono tranquilas e revigorantes.

A combinação de leite e mel contribui para noites de sono tranquilas

A qualidade do sono, peça-chave para o bem-estar, ganha ainda mais destaque para aqueles que enfrentam desafios à saúde. No ambiente hospitalar, em meio a procedimentos, monitoramento constante e condições de saúde subjacentes, a qualidade do sono pode ser comprometida e se tornar um problema adicional.

Agora, visualize a possibilidade de um toque de "doçura", combinado a um alimento excepcionalmente rico em nutrientes, capaz de transformar suas noites de sono e redefinir o conceito de descanso. Não se trata apenas de imaginação, é realidade! E o destaque, como sempre, é o leite, dessa vez, associado a outro superalimento: o mel.

Estudo realizado em hospital de referência de Semnan, no Irã, trouxe luz ao poder da dupla na promoção da qualidade de sono. Vamos investigar como essa união simples pode fazer diferença na vida desses pacientes? Afinal, quem poderia imaginar que a chave para noites tranquilas estaria escondida no puro prazer de saborear um copo de leite com mel?

A pesquisa em destaque fundamentou-se em ensaio clínico envolvendo 68 pacientes hospitalizados por síndrome coronariana aguda, divididos aleatoriamente em dois grupos: intervenção e controle. O grupo de intervenção recebeu mistura de leite com mel duas vezes ao dia, durante três dias, enquanto o grupo de controle recebeu cuidados padrão. A avaliação da qualidade do sono foi realizada por meio do Questionário de Sono de Richards-Campbell.

Se liga! 

O Questionário de Sono de Richards-Campbell é um questionário específico para avaliar o sono em ambientes hospitalares, que leva em consideração desafios únicos que os pacientes enfrentam nesse contexto, como monitoramento constante, ruídos e procedimentos médicos. Ele abrange diferentes aspectos do sono, como a facilidade de adormecer, a qualidade do sono durante a noite e a satisfação geral com o sono.

No primeiro dia de internação, não houve diferença significativa nos escores de sono entre os dois grupos. No entanto, no terceiro dia, os resultados revelaram diferença significativa entre o grupo de intervenção e o grupo de controle. O que indicou que a mistura de leite e mel teve impacto positivo e melhorou significativamente a qualidade do sono dos pacientes.

A substância apontada no estudo como possível responsável por esse efeito positivo foi o triptofano, aminoácido essencial encontrado em abundância no leite e reconhecido como precursor da serotonina (neurotransmissor associado ao bem-estar) e da melatonina (hormônio regulador do sono). Adicionalmente, o mel, além do toque doce e agradável que acrescenta à mistura, apresenta propriedades únicas, como a glicose, que pode ter facilitado a absorção de triptofano, e potencializado seus efeitos. Essa sinergia entre os componentes criou poderosa combinação que vai além do sabor e oferece abordagem natural e de baixo custo na promoção de noites reparadoras.

Diante dessa constatação, a pergunta que fica é: e se essa combinação tão descomplicada e natural fosse, de fato, a chave para noites de sono mais revigorantes para todos nós? Que tal experimentar? Afinal, mesmo que não transforme drasticamente as noites de sono, ao ingerir essa mistura, proporcionaremos ao nosso corpo fonte extremamente rica de nutrientes benéficos. A saúde agradece!

Um brinde à simplicidade, à ciência e ao poder do leite!


Se liga!

O Questionário de Sono de Richards- Campbell é um questionário específico para avaliar o sono em ambientes hospitalares, que leva em consideração desafios únicos que os pacientes

enfrentam nesse contexto, como monitoramento constante, ruídos e procedimentos médicos. Ele abrange diferentes aspectos do sono, como a facilidade de adormecer, a qualidade do

sono durante a noite e a satisfação geral com o sono.


A SUBSTÂNCIA APONTADA NO ESTUDO COMO POSSÍVEL RESPONSÁVEL POR ESSE EFEITO POSITIVO FOI O TRIPTOFANO, AMINOÁCIDO ESSENCIAL ENCONTRADO EM ABUNDÂNCIA NO LEITE E RECONHECIDO COMO PRECURSOR DA SEROTONINA (NEUROTRANSMISSOR ASSOCIADO AO BEM-ESTAR) E DA MELATONINA (HORMÔNIO REGULADOR DO SONO)


Fonte: Effect of milk-honey mixture on the sleep quality of coronary patients: A clinical trial study. Clinical Nutricion ESPEN, 2018. DOI: 10.1016/j.clnesp.2018.08.015

ANDREZA EBERSOL DOS ANJOS - Equipe Revista Leite Integral

Compartilhar:


Comentários

Enviar comentário


Artigos Relacionados