Este site utiliza cookies

Salvamos dados da sua visita para melhorar nossos serviços e personalizar sua experiência. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade, incluindo a política de cookie.

Novo RLI
x
ExitBanner
Geral

Editorial do mês de Outubro: Transformar

Editorial do mês de Outubro: Transformar

Por Flávia Fontes, editora-chefe da Revista Leite Integral


Já dizia o velho ditado: “ostra feliz não faz pérola”. Como a ostra triste de Rubem Alves, vivíamos há um bom tempo com um grão de areia nos incomodando, de dentro pra fora. Como seguir utilizando recursos naturais e impactando negativamente o planeta, quando a nossa principal agenda é a sustentabilidade?

Para produzir uma tonelada de papel, é necessário derrubar doze árvores.

Embora esse pareça um número irrelevante, o problema vai muito além de uma simples folha de papel. Embora a maior parte do papel produzido no Brasil seja oriunda do reflorestamento, o consumo de papel acarreta muitos outros problemas associados ao uso de recursos naturais, como a água, no processo de produção, e ao descarte do material.

Para se ter uma ideia, para a produção de uma folha de papel A4, são gastos cerca de 10 litros de água. Cada revista de 80 páginas gasta 40 litros de água. O consumo de papel acarreta, ainda, diversos problemas relacionados ao descarte, uma vez que esse material pode demorar de duas semanas a seis meses para se decompor no meio ambiente - tempo suficiente para causar muito estrago, sobretudo, em córregos, rios e áreas urbanas, contribuindo para a ocorrência de enchentes e colocando em risco a vida de pessoas e animais. A reciclagem de papel, ainda que contribua para a redução do descarte no ambiente, demanda a utilização de mais produtos químicos no processamento, tornando poluente uma atividade que já tem essa característica quando utiliza matéria-prima original. Tudo isso sem falar no uso de energia elétrica e na queima de combustíveis fósseis na impressão e distribuição.

Enfim... o incômodo ficou insustentável! E nos fez tomar a decisão mais difícil de nossa história: parar de imprimir a Revista Leite Integral. Continuaremos trabalhando com o mesmo amor e dedicação dos últimos 17 anos. Mas, agora, de forma sustentável! A nossa revista assume a sua identidade digital que, aliás, já existe desde 2011. E nós assumimos o compromisso de reduzir, de forma sistemática, as emissões de carbono, o uso de água e os descartes diretos e indiretos da nossa empresa. Transformamos o nosso incômodo em uma pérola que, pra nós, simboliza um mundo melhor para as gerações futuras.

Boa leitura e até a próxima!


Tags

Compartilhar:


Comentários

Enviar comentário


Artigos Relacionados