Este site utiliza cookies

Salvamos dados da sua visita para melhorar nossos serviços e personalizar sua experiência. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade, incluindo a política de cookie.

Novo RLI
x
ExitBanner
#bebamaisleite

O leite fermentado probiótico é aliado da saúde intestinal

Estudo revela perspectiva promissora para a saúde do sistema digestivo.

O leite fermentado probiótico é aliado da saúde intestinal

A constipação é mais do que apenas um incômodo ocasional, é um problema gastrointestinal comum que afeta milhões em todo o mundo. Caracterizada por evacuações difíceis e infrequentes, essa condição pode levar a desconfortos e complicações. Os tratamentos convencionais muitas vezes têm limitações, abrindo espaço para a busca de alternativas mais eficazes e seguras. Nesse contexto, a intervenção dietética, especialmente o uso de probióticos, tem ganhado destaque como estratégia promissora.

Estudo recente publicado em importante periódico internacional investigou os efeitos do leite fermentado probiótico, contendo as cepas probióticas Lacticaseibacillus paracasei JY062 e Lactobacillus gasseri JM1, em modelos animais com constipação induzida. Os resultados foram surpreendentes e revelaram série de benefícios significativos.

Após 14 dias de tratamento, houve aumento significativo na produção de substâncias chamadas motilina sérica, gastrina, 5-hidroxitriptamina e células intersticiais de Cajal: substâncias que desempenham papéis importantes no funcionamento do sistema digestivo, ajudam na motilidade dos alimentos ao longo do trato gastrointestinal e na regulação do trânsito intestinal.

A análise da microbiota intestinal revelou aumento das bactérias benéficas, como Lactobacillus, e redução nas bactérias nocivas. Isso foi acompanhado por níveis elevados de ácidos graxos de cadeia curta, sugerindo melhoria no ambiente intestinal. Ainda, a análise metabolômica identificou regulação positiva de metabólitos funcionais, como ácido l-pipecolínico, dl-fenilalanina e naringenina, que desempenham papel importante no alívio da constipação. Esses resultados apontam para o potencial do leite fermentado probiótico não apenas no alívio dos sintomas, mas também na promoção da saúde intestinal.


Se liga! 
A análise metabolômica é uma técnica usada para estudar e quantificar os pequenos metabólitos em sistemas biológicos, como células, tecidos ou fluidos corporais. Ela busca entender os processos bioquímicos em resposta a condições como doenças, estresse, dieta e tratamentos medicamentosos.


Esses achados destacam a importância dos probióticos na saúde intestinal e abrem portas para o desenvolvimento de alimentos funcionais direcionados ao alívio da constipação em um mundo onde a saúde intestinal é cada vez mais reconhecida como fundamental para o bem-estar geral.



ANDREZA EBERSOL DOS ANJOS - Equipe Revista Leite Integral

Fonte: The probiotic fermented milk of Lacticaseibacillus paracasei JY062 and Lactobacillus gasseri JM1 alleviates constipation via improving gastrointestinal motility and gut microbiota. Journal of Dairy Science, v.107, n.4, 2024. DOI: https://doi.org/10.3168/jds.2023-24154





Tags

Compartilhar:


Comentários

Enviar comentário


Artigos Relacionados