Este site utiliza cookies

Salvamos dados da sua visita para melhorar nossos serviços e personalizar sua experiência. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade, incluindo a política de cookie.

Novo RLI
x
ExitBanner
Aconteceu

Sanidade Integral: conheça a parceria da Revista Leite Integral com a rede de pesquisa e inovação Inova Leite

O Caderno Sanidade Integral marca o início da colaboração entre a Rede de Pesquisa e Inovação em Sanidade da Pecuária Leiteira (InovaLeite) e a Revista Leite Integral. A partir desta edição, apresentaremos conteúdos especializados sobre sanidade da pecuária leiteira, afim de enriquecer o conhecimento dos nossos leitores quanto às práticas que promovem a saúde animal e melhoram a qualidade do leite. Convidamos você a conhecer a Rede InovaLeite, um ecossistema colaborativo que integra pesquisa, inovação e aplicação prática, com o objetivo de aprimorar a sanidade animal e elevar a qualidade do leite produzido.

Sanidade Integral: conheça a parceria da Revista Leite Integral com a rede de pesquisa e inovação Inova Leite

Minas Gerais, historicamente ligada à mineração e à pecuária, destaca-se como líder na produção de leite e queijos no Brasil, contribuindo significativamente para o PIB do estado. A demanda por inovação tecnológica visa aumentar a produtividade, enquanto a manutenção da saúde dos rebanhos e o combate a doenças infecciosas são desafios-chave para garantir produtos lácteos de qualidade e acessar novos mercados, principalmente internacionais. A Rede InovaLeite, formada em resposta a esses desafios, foca em mitigar problemas sanitários nas espécies bovina, bubalina, ovina e caprina, adotando a abordagem de Saúde Única (One Health). Suas pesquisas resultaram em soluções inovadoras, como novas estratégias sanitárias, vacinas e testes diagnósticos, e contribuem significativamente para o controle e aprimoramento sanitário dos rebanhos. Formada há três décadas, em 2022 a rede ampliou suas interações por meio do apoio da chamada 07/2022 da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) (processo RED 00132-22). Com a aprovação desse projeto, a Rede InovaLeite fortaleceu ainda mais os esforços para promover a sanidade na produção leiteira do Estado de Minas Gerais.

A Rede InovaLeite

A Rede InovaLeite é uma rede composta por grupos de pesquisa, órgãos de defesa sanitária animal, associações de produtores e órgãos de difusão técnica, cujo principal objetivo é promover a sanidade na pecuária leiteira, principalmente em Minas Gerais. Essa iniciativa oficializa e consolida os esforços que já são desenvolvidos ao longo de anos pelos membros da rede no sentido de melhorar o ganho efetivo, o desempenho e a qualidade da cadeia produtiva do leite em Minas Gerais. Por meio da implementação de projetos alinhados à estratégia Saúde Única, a rede visa não apenas ao controle efetivo das doenças infecciosas de relevância tanto para a saúde animal quanto para a saúde pública, mas também ao avanço científico e tecnológico na produção leiteira. A Rede InovaLeite impulsiona iniciativas focadas na criação de estratégias inovadoras para combater doenças infecciosas, enfatizando doenças como mastite, brucelose, tuberculose, febre aftosa, leptospirose, tristeza parasitária, clostridioses, campilobacteriose, salmonelose e colibacilose. Esses projetos se concentram no desenvolvimento e na otimização de vacinas, na exploração das dinâmicas parasita-hospedeiro, na inovação e aperfeiçoamento de métodos diagnósticos, na análise da epidemiologia e identificação de fatores de risco associados a essas doenças, bem como na qualidade sanitária dos produtos lácteos de Minas Gerais, com ênfase no Queijo Minas Artesanal (QMA).

A Rede InovaLeite é uma rede composta por grupos de pesquisa, órgãos de defesa sanitária animal, associações de produtores e órgãos de difusão técnica, cujo principal objetivo é promover a sanidade na pecuária leiteira, principalmente em Minas Gerais.

Equipe

A Rede InovaLeite tem vivenciado um expressivo crescimento, ampliando sua equipe e grupos de colaboração para além dos 35 membros iniciais. Sob a liderança da Escola de Veterinária da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a subcoordenação da Faculdade de Zootecnia e Medicina Veterinária da Universidade Federal de Lavras (UFLA), a rede desenvolveu uma estrutura interdisciplinar e interinstitucional forte, envolvendo instituições renomadas de Minas Gerais e do Brasil, como a Embrapa Gado de Leite, o Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) - Campus Bambuí, a Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (FMVZ-USP), a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG), o Centro Pan-Americano de Febre Aftosa e Saúde Pública Veterinária (PANAFTOSA), a Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), o Instituto de Ciências Biológicas da UFMG (ICB-UFMG), o Centro Universitário UNA - Itabira, a UNIS - Varginha e a Escola de Engenharia da UFMG (EE-UFMG), além de importantes órgãos governamentais e de defesa sanitária animal, como a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (SEAPA-MG), o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

A Rede InovaLeite é enriquecida pela participação de associações de produtores locais, como a Associação Regional dos Produtores de Queijo Minas Artesanal de Araxá (AQMARA) e a Associação dos Produtores de Queijo Canastra (APROCAN), estreitando a conexão entre a pesquisa e a prática agropecuária. A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) desempenha papel fundamental, facilitando a implementação de projetos e a difusão dos resultados das pesquisas da rede. A Revista Leite Integral se destaca como veículo essencial na divulgação de informações, reforçando o compromisso da rede com a educação e a comunicação eficaz no setor.

A abrangência da Rede InovaLeite se estende além das fronteiras nacionais, estabelecendo colaborações internacionais com acadêmicos e pesquisadores de instituições de prestígio como a University of Illinois e a Virginia Tech nos Estados Unidos, a Université de Montpellier na França, a University of Tromsø na Noruega, a Northern Arizona University nos Estados Unidos, o Instituto Nacional de Tecnología Agropecuaria na Argentina, a University of Prince Edward Island no Canadá e o Istituto Zooprofilattico di Teramo na Itália. Essas parcerias internacionais enriquecem a rede com ampla gama de experiências e conhecimentos, contribuindo diretamente para o sucesso e inovação dos projetos conduzidos pela Rede InovaLeite.

A natureza dinâmica da rede, em função das atividades de pesquisa e extensão resultantes das interações entre seus membros, tem fomentado a formação de novas parcerias com órgãos de defesa sanitária animal, incluindo a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), a Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), a Coordenadoria de Defesa Agropecuária do Estado de São Paulo, o Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea), a Secretaria da Agricultura do Distrito Federal (SEAGRI) e a Empresa Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro). A Universidade Federal de Juiz de Fora também tem se destacado em colaborações e na organização de eventos de relevância nacional. Além disso, a iniciativa privada, representada por entidades como a Cooperativa Central dos Produtos Rurais (CCPR) e o Teixeira Laboratório, tem se unido à rede em projetos conjuntos, demonstrando a importância da sinergia entre os setores público e privado para o avanço da pecuária leiteira.

Eventos

No último ano, a Rede InovaLeite promoveu diversos encontros técnicos nas regiões produtoras de QMA de Araxá e Serra da Canastra, além de realizar treinamentos para técnicos agropecuários e contribuir para a formação especializada no controle e diagnóstico de doenças infecciosas e parasitárias. Destaca-se o I Encontro da Rede InovaLeite na UFLA, que reuniu cerca de 200 participantes com ênfase em reprodução e doenças relacionadas. Em 2024 já estão previstos o Dia de Campo na Embrapa Gado de Leite, em abril, e o II Encontro Nacional da Rede InovaLeite, em junho, focado em mastite, qualidade do leite e queijos artesanais. Para 2025, está previsto o III Encontro Nacional com ênfase em sanidade e criação de bezerros. Além disso, a rede continuará promovendo treinamentos e atividades de campo para fortalecer o conhecimento em sanidade da pecuária leiteira, divulgando futuras agendas nas mídias sociais relacionadas.

Agradecimentos

Os autores agradecem e à Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG), processo RED-00132-22, pelo apoio financeiro.


Palestrantes do I Encontro da Rede InovaLeite, da esquerda para a direita: Dr. Guilherme Pontes (ReHAgro), Prof. Gabriel Mendes de Souza Martins (Unifase Petrópolis), Profa. Ricarda Maria dos Santos (Universidade Federal de Uberlândia), Profa. Elaine Maria Seles Dorneles (Universidade Federal de Lavras), Dr. Alessandro de Sá Guimarães (Embrapa Gado de Leite), Dr. Bruno Campos de Carvalho (Embrapa Gado de Leite), Prof. Marcos Bryan Heinemann (Universidade de São Paulo), Prof. Andrey Pereira Lage (Universidade Federal de Minas Gerais).


Se liga!

Acesse as agendas da Rede Inovaleite!






ANDREY PEREIRA LAGE - Professor Titular do Departamento de Medicina Veterinária Preventiva, Escola de Veterinária, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Membro do Comitê Gestor da Rede InovaLeite
ELAINE MARIA SELES DORNELES - Professora Adjunta do Departamento de Zootecnia e Medicina Veterinária, Universidade Federal de Lavras (UFLA) e Membro do Comitê Gestor da Rede InovaLeite
ALESSANDRO DE SÁ GUIMARÃES - Pesquisador em Saúde Animal e Qualidade do Leite da Embrapa Gado de Leite e Membro do Comitê Gestor da Rede InovaLeite FERNANDA MORCATTI COURA - Professora Adjunta, Departamento de Ciências Agrárias, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFMG Bambuí) e Membro do Comitê Gestor da Rede InovaLeite
MARCOS BRYAN HEINEMANN - Professor Associado do Departamento de Medicina Veterinária Preventiva e Saúde Animal, Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia, Universidade de São Paulo (USP) e Membro do Comitê Gestor da Rede InovaLeite


Tags

Compartilhar:


Comentários

Enviar comentário


Artigos Relacionados