Este site utiliza cookies

Salvamos dados da sua visita para melhorar nossos serviços e personalizar sua experiência. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade, incluindo a política de cookie.

x
ExitBanner
#bebamaisleite

Suplementação com lácteos probióticos pode compensar os danos intestinais causados pelo uso de antibióticos

Pesquisadores apontam que a suplementação com lácteos probióticos pode compensar os danos intestinais causados pelo uso de antibióticos.

Suplementação com lácteos probióticos pode compensar os danos intestinais causados pelo uso de antibióticos

A relação entre saúde e alimentação é alicerçada por numerosos estudos e pesquisas científicas. Em paralelo, é contínua a expansão do mercado de alimentos que oferecem, além das funções nutricionais básicas, benefícios específicos à saúde. No seguimento dos produtos lácteos, o leite fermentado e o iogurte destacam-se pelas propriedades funcionais, já que são ricos em probióticos (microrganismos vivos capazes de melhorar o equilíbrio da microbiota intestinal) e são facilmente encontrados no comércio. De acordo com a ciência, os alimentos desse seleto grupo têm apresentados benefícios melhores que a encomenda à nossa saúde e ao nosso bem-estar.

Em estudo publicado no Journal of Medical Microbiology, pesquisadores investigaram os efeitos dos probióticos sobre a microbiota intestinal de indivíduos adultos que receberam medicamentos antibióticos. Para a pesquisa de revisão, foram avaliados onze artigos sobre antibióticos, onze sobre probióticos e sete que abordavam ambos os temas. 

Os antibióticos são medicamentos que destroem ou inibem o crescimento de microrganismos patogênicos. Sua descoberta revolucionou a medicina humana, no entanto, seu uso indiscriminado resultou em resistência dos patógenos e perda da diversidade da microbiota intestinal, o que pode acarretar efeitos adversos, como diarreia, náuseas e vômitos. Ainda, em longo prazo, os efeitos podem causar aumento do risco de obesidade e alergias

De acordo com os autores, estima-se que 35% das pessoas que recebem tratamento com antibióticos apresentam os efeitos adversos, geralmente de forma leve e limitada, porém, os casos graves podem ser associados à descontinuação do uso do medicamento e ao aumento das taxas de morbimortalidade.

Cada vez mais, a ciência se encarrega de confirmar, com método e validação por pares, o que nós temos orgulho em revelar: que o consumo de produtos lácteos é sinônimo de saúde e qualidade de vida!


REFERÊNCIAS

Effect of adding probiotics to an antibiotic intervention on the human gut microbial diversity and composition: a systematic review. Journal of Medical Mibrobiology. v.71, n.11, 2022. Probióticos compensam danos intestinais causados pelo uso de antibióticos, aponta estudo. O globo, Rio de Janeiro, Medicina, 20 de nov. de 2022. 

Disponível em: https://oglobo.globo.com/saude/medicina/noticia/2022/11/probioticos-podem-compensar-danos-intestinais-causados-por-uso-de-antibioticos-aponta-estudo.ghtml



Tags

Compartilhar:


Comentários

Enviar comentário


Artigos Relacionados