Este site utiliza cookies

Salvamos dados da sua visita para melhorar nossos serviços e personalizar sua experiência. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade, incluindo a política de cookie.

Novo RLI
x
ExitBanner
Animais Jovens

10 mandamentos da criação de novilhas

10 mandamentos da criação de novilhas

10 mandamentosfoto.jpg (98 KB)

1)Amarás os animais jovens sobre todas as coisas. O mais correto seria trocar o termo "criação de animais jovens" por "criação de vacas leiteiras", já que a novilha de hoje será a vaca de amanhã, para o bem e para o mal. Por isso, investir os melhores recursos nessa categoria significa ter animais mais saudáveis, parindo mais cedo e alcançando altas produtividades, por 6 ou mais lactações.

2)Não tomarás seu santo custo em vão. A criação de novilhas é um investimento no futuro do rebanho mas, naturalmente, todos querem manter os custos o mais baixos possível. Para isso, é necessário que você entenda onde é melhor reduzir gastos, para que a economia a todo custo não saia mais cara. É possível, por exemplo, reduzir a utilização de medicamentos, quando existe um manejo eficaz de observação do comportamento dos animais. Por outro lado, economias que levem à redução da qualidade da dieta podem ocasionar prejuízos irreparáveis.

3)Guardarás o período de transição. O primeiro período de transição da vida de uma fêmea leiteira é o desaleitamento. As mudanças e desafios são muitos, e podem representar um grande estresse para os animais. Por isso, não desmame as bezerras muito novas, com consumo insuficiente de concentrado ou com baixo peso corporal, pois isso também impactará negativamente o desempenho futuro.

4)Honrarás a boa genética. As novilhas têm que ser melhores que as vacas que elas futuramente substituirão, pois apenas assim o aumento sustentável da produtividade do rebanho será possível. Por isso, independente das bases do seu programa de melhoramento genético, escolha sempre as opções de acasalamento mais adequadas para seu sistema de produção, visando sempre a evolução do rebanho. 

5)Não matarás as novilhas de fome. É comum que, depois do desaleitamento, as bezerras sejam esquecidas até o seu primeiro parto. Não cometa esse pecado! É muito importante que estes animais recebam uma nutrição adequada, que supra seus requisitos nutricionais em cada fase do seu desenvolvimento.

6)Não pecarás contra a sanidade. Assim como a nutrição, o manejo sanitário, especialmente o preventivo, é a base para o sucesso da criação de animais jovens. Mantenha o calendário de vacinações e vermifugações em dia, esteja sempre atento à limpeza e conforto dos locais de criação e intervenha o mais rápido possível quando suspeitar de algum problema de saúde. 

7)Não roubarás na idade ao primeiro parto. De nada adianta inseminar as novilhas quando elas ainda não estiverem aptas, seja por peso ou idade, à cobertura. Esse pecado fará com que elas cheguem muito pequenas e/ou leves ao primeiro parto, reduzindo a produção de leite nas primeiras lactações e a eficiência reprodutiva. 

8)Não levantarás falso testemunho de que as novilhas não têm mastite e problemas de casco. Estas afecções, muito comuns nas vacas, também trazem prejuízos para a criação de animais jovens. Por isso, é essencial estar atento ao manejo sanitário para evitar a disseminação de doenças e os prejuízos recorrentes do baixo desempenho causado por elas, tanto em suas formas clínicas quanto subclínicas.

9)Não desejarás novilhas muito gordas. Assim como a magreza, o excesso de peso pode prejudicar o desenvolvimento das novilhas. O excesso alimentar dos 3 aos 11 meses de idade é responsável por um impacto negativo no desenvolvimento funcional da glândula mamária e na produção de leite na primeira lactação. Isso ocorre porque o úbere está se desenvolvendo de 3 a 4 vezes mais rápido que os demais tecidos e órgãos do corpo. Com isso, pode ocorrer um acúmulo de gordura onde deveria haver células produtoras de leite.

10)Não cobiçarás a vaca alheia. Como dito no primeiro mandamento, a novilha de hoje é a vaca de amanhã. Em outras palavras, você colherá exatamente o que plantar, pois uma criação mal feita é como leite derramado, não tem volta.

 

Flávia Fontes

DSc. Nutrição Animal

Editora da Revista Leite Integral

Compartilhar:


Comentários

Enviar comentário


Artigos Relacionados