Este site utiliza cookies

Salvamos dados da sua visita para melhorar nossos serviços e personalizar sua experiência. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade, incluindo a política de cookie.

Novo RLI
x
ExitBanner
Manejo

Guia da vaca saudável

Guia da vaca saudável

Neste Guia listamos as necessidades básicas de uma vaca leiteira, considerando as melhores práticas de manejo estabelecidas ao longo do tempo pelos melhores produtores de leite do mundo. Se você deixa suas vacas felizes para produzirem por 4 ou 5 lactações, ao invés de 2,5, você e o mundo ganham com isso. Quer saber como?

 

 Nesse artigo, você vai entender como manejar e alojar suas vacas leiteiras. O Guia da Vaca Saudável lista as necessidades básicas de uma vaca leiteira, baseado nas melhores práticas de manejo que foram estabelecidas ao longo do tempo pelos melhores produtores de leite em mais de 50 países, apoiadas por pesquisas científicas e resultados econômicos.

Se você deixa as vacas felizes para produzirem 4 ou 5 lactações, ao invés de 2,5, você e o mundo ganham com isso. Como? Veja só:

  • as vacas geram muito mais receita. Na maioria dos sistemas, as vacas precisam que sua primeira lactação pague seus custos de criação ou de compra.
  • muito menos energia e ativos estão sendo colocados na criação de animais jovens, para reposição. Isso reduz as pegadas de carbono e a emissão de gases de efeito estufa.
  • leite, incluindo proteína animal, é produzido de forma altamente eficiente. Isso novamente reduz os custos e as pegadas de carbono.

 

Como manter as vacas saudáveis?

Para manter as vacas saudáveis, você precisa fazer as coisas certas, nos momentos certos. Tudo o que você faz é visando garantir que as necessidades básicas para todas as vacas sejam supridas, em todos os momentos do dia. Seu foco está no hoje e no amanhã; o que aconteceu ontem permite que você aprenda.

As necessidades básicas para todas as vacas são: alimentação, água, luz, ar, descanso, espaço e saúde. A saúde é o resultado das outras necessidades. Mas ausência de infecções, feridas e contusões também é uma necessidade em si.

As necessidades básicas são visualizadas no esquema da Figura 1, denominado de CowSignals Diamond.

Agora, vamos entender como você, um produtor de leite, pode organizar e manejar esses aspectos.

 

Captura de tela 2016-10-04 a?s 14.14.28.png (103 KB)

 

Alimentação

Cada vaca deve ter fácil acesso a alimento de qualidade, durante as 24 horas do dia. Alimento de qualidade significa que deve ter sabor bom, valores nutricionais corretos e não estar mofado ou aquecido.

Todas as vacas devem ser capazes de comer ao mesmo tempo. O espaço de alimentação para cada vaca deve ser da largura de seu abdômen. Uma vaca adulta da raça Holandesa, em lactação, este espaço é de 75 cm de largura. Durante o período de vaca seca, esse animal precisa de 85 cm de espaço para alimentação.

Forneça alimento fresco para todos os animais pelo menos 1 vez ao dia. Para vacas em lactação, é ainda melhor fornecer alimento fresco durante cada período de ordenha. Se você for alimentar as vacas em lactação uma vez ao dia, faça isso na hora da ordenha da noite. Dessa forma, as vacas podem comer diretamente após a ordenha e ter muito alimento disponível à noite e no começo da manhã.

Arrume o alimento no cocho ou pista de trato pelo menos 5x por dia e espalhe esse alimento em todos os locais onde a vaca come.

 

Água

Cada vaca deve ter fácil acesso à água fresca e limpa. Os pontos de consumo de água devem ser bem dispersos no galpão. Para 20 vacas você precisa de um bebedouro que tenha 1,5 m de largura ou 2 bebedouros pequenos de alta pressão que forneçam 20 litros por minuto.

Pelo menos 10% das vacas devem ser capazes de beber ao mesmo tempo. Quando a temperatura ambiente estiver maior que 30oC, 20% das vacas devem ser capazes de beber ao mesmo tempo.

Os bebedouros devem ser colocados o mais baixo possível e não mais alto do que 70 cm. O nível da água no bebedouro tem que ser de mais de 8 cm de profundidade para consumo rápido e fácil.

Limpe os bebedouros 3 vezes por semana com uma escova. Limpe todos os cantos e abra a área ao redor da válvula flutuante (boia) para limpar lá também.

Faça passagens de 4 m ou mais ao redor dos bebedouros, de forma que quando uma vaca está bebendo, outra vaca possa passar facilmente.

 

Luz

Para a produção ótima de leite e fertilidade, as vacas precisam ter 16-18 horas de luz por dia e 6-8 horas de escuridão. Para vacas secas, é o contrário.

Luz significa: 200 lux no nível de vaca em todos os locais do galpão. Escuridão significa: 50 lux ou menos, em todos os locais do galpão. Você pode medir isso com um medidor de lux.

Para um conforto adequado do trabalho, os ordenhadores precisam de 500 lux em toda a sala de ordenha.

 

Ar

Você quer o máximo de ventilação (natural), à medida que a umidade, o ar exalado e os gases precisam ser removidos continuamente. Além de tudo isso, o fluxo de ar contínuo estimula a secagem das camas e do chão, o que reduz a mastite e as infecções de casco.

A temperatura ótima para vacas em lactação é de 5o a 15o. Abaixo de 5oC as vacas precisam de energia extra para se manterem aquecidas. Acima de 21oC, os animais podem começar a mostrar os primeiros sinais de estresse calórico, dependendo da umidade do ar. Quanto maior a umidade, mais cedo as vacas começam a apresentar estresse calórico.

Se as vacas em lactação têm uma cama seca e alimento suficiente, -40oC não causam problemas para ela. Vacas que comem menos alimentos, como as jovens e as vacas secas, são mais vulneráveis às temperaturas frias. O congelamento pode ser um problema para o fornecimento de água e o manejo de esterco.

Mantenha galpões estreitos: não maior do que 6 linhas de camas. E coloque 2 pistas de alimentação, uma de cada lado, de forma que as vacas comam no ar fresco.

Mantenha os lados dos galpões em 4-6 m abertos. Use cortinas ou para-brisas com lados flexíveis se for necessário ter proteção para vento ou frio. Mantenha os lados abertos tantos dias quanto possível.

Coloque ventiladores na área de manejo, sala de ordenha ou robôs de ordenha, quando a temperatura externa for 18oC ou mais. Coloque ventiladores no galpão de vacas em lactação, quando a mesma for de 21oC, e também para vacas secas e vacas recém-paridas! Use resfriamento com água (aspersores) quando a temperatura for de mais de 28oC.

 

Descanso

Forneça a cada vaca pelo menos uma cama macia e profunda, usando areia ou outro material macio como base. Limpe-a pelo menos 3x ao dia, repondo o material semanalmente. Isso garante o máximo de tempo de descanso para cada vaca (14 horas por dia) e o menor risco de infecções ambientais do úbere.

Projeto do estábulo: uma vaca adulta Holandesa tem 260 cm de comprimento e precisa de 75 cm de espaço para balançar a cabeça para se levantar. Então, no total, ela precisa de 335 cm de espaço livre sem barreiras.

Como espaço para deitar seu corpo, use uma superfície de 190 x 125 cm. Como suspensão para o pescoço, use uma corrente com uma mola, coberta com borracha ou um tubo de plástico. A mola deve dar à corrente 20 cm de espaço de movimentação. Como suspensor de cabeça use uma faixa de 1m acima do chão, o mais à frente possível.

As vacas não devem gastar mais de 2 horas por dia com espera ou ordenha, mesmo com 3 ordenhas diárias.

Maneje as vacas silenciosamente usando sua posição corporal para mover as vacas. Não perseguindo, chutando ou gritando, mas caminhando, falando e tocando. Comece praticando com suas bezerras.

Espaço

Vacas precisam de espaço suficiente para descansar, comer, beber, caminhar, demonstrar cio, socializar, serem ordenhadas e até mesmo se coçarem.

Todos os pisos devem proporcionar boa aderência. Use material de cama, borracha macia ou concreto sulcado.

Garanta que as vacas sempre tenham uma rota livre. Em galpões com linhas de baias, deve haver pelo menos 2 passagens transversais, mesmo em pequenos grupos de 8 vacas. Para cada 20 vacas, deve haver uma passagem transversal. Uma vaca nunca deve precisar caminhar mais de 10 baias até uma passagem transversal.

A estrutura de alimentação precisa fornecer a todas as vacas o máximo de acesso aos alimentos.

Saúde

Treine sua equipe para observar as vacas. Tenha todas as suas vacas cuidadosamente observadas 2 vezes por dia e avalie os sinais de boa saúde, boa ingestão de alimentos e ausência de sofrimento. Implemente reações imediatas e eficazes quando houver sinais de doença, baixa ingestão de alimentos ou sofrimento.

Observe as vacas caminhando até a sala de ordenha 2 vezes por semana e avalie os cascos de todas que mostrarem alterações na caminhada. Limpe os cascos com água e implemente um programa eficaz de limpeza desinfetante dos pés (pedilúvio).

Implemente medidas eficazes de biossegurança. Erradique doenças infecciosas quando possível. Use vacinas para prevenir doenças.

Instale e maneje uma linha de parto livre de estresse, 3 semanas antes até 3 semanas após o parto. Isso consiste em 9 m2 de baia com cama de palha ou serragem e 85 cm de espaço para alimentação por vaca, e o mínimo possível de estresse social, estresse calórico, estresse alimentar, estresse de descanso, estresse por insetos, etc. Garanta que todas as vacas secas, as vacas prenhes e as vacas recém-paridas comam o suficiente de ração balanceada todos os dias.

Dê a todas as bezerras recém-nascidas 2 litros de colostro fresco dentro de 2 horas após o nascimento, e 10% de seu peso corpóreo em colostro dentro de 12 horas. Implemente rotinas de biossegurança e protocolos de alimentação para criar bezerras com o máximo de saúde.

Use o “poder da natureza” e ordenhe suas vacas enquanto elas lambem seu bezerro. Coloque o bezerro do lado de fora da baia de parto em frente à cabeça das vacas em um box ou sobre um feno saboroso. Isso dará à mãe e ao filho o melhor começo possível.

Treine sua equipe para transporte livre de estresse e para o manejo silencioso das vacas.

 

Matéria publicada na edição #85, abril/2016

Compartilhar:


Comentários

Enviar comentário


Artigos Relacionados