Este site utiliza cookies

Salvamos dados da sua visita para melhorar nossos serviços e personalizar sua experiência. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade, incluindo a política de cookie.

Novo RLI
x
ExitBanner
Clínica do Leite

“Os olhos do dono é que engordam o boi?” Veja como estar junto com quem traz resultados para a fazenda

“Os olhos do dono é que engordam o boi?” Veja como estar junto com quem traz resultados para a fazenda

cdl capa.jpg (346 KB)

Para o gestor da fazenda leiteira, a perambulação é uma tarefa fundamental em seu dia a dia. Perambular é muito mais do que “dar uma volta” pela fazenda e, de forma alguma, é fiscalizar o trabalho das pessoas. Muito pelo contrário, esta ronda possui resultados fantásticos na rotina do gerente, dos funcionários e, consequentemente, no resultado do negócio.

 Já imaginou uma ferramenta de gestão que permite manter os funcionários motivados, acompanhar a execução das tarefas e os manter informados de todos os eventos e acontecimentos da fazenda instantaneamente? Ela existe, é a perambulação.

Por definição, perambular significa “caminhar por diversos lugares diferentes, percorrer lugares” e, para o gestor da fazenda leiteira, a perambulação é uma tarefa fundamental em seu dia a dia. Incorporar este hábito na rotina traz muitos resultados para a fazenda e tranquilidade para o gestor.

Perambular é muito mais do que “dar uma volta” pela fazenda e, de forma alguma, é fiscalizar o trabalho das pessoas.

Muito pelo contrário, esta ronda possui resultados fantásticos na rotina do gerente, nos resultados das tarefas mais importantes, na moral dos funcionários e, consequentemente, no resultado do negócio.

Entretanto, muitas dúvidas aparecem quando o gestor inicia a execução desta tarefa durante a implantação do Sistema MDA. Dentre estas, as principais são:

 

  1. O que devo olhar durante a perambulação?

O principal objetivo da perambulação é verificar o comportamento das pessoas.

Para isso, um simples “Bom dia” muitas vezes já basta. Todos os funcionários precisam entender que o gestor está ali para ajudar. Para isto, além de conversar com todos e se mostrar interessado pelo trabalho deles, é fundamental identificar formas de facilitar o trabalho dos supervisores, que facilitarão o trabalho dos operadores. Assim, todos ficarão ansiosos pela chegada do gestor no local, ao invés de maquiar a tarefa, esconder-se, cortar caminho para não encontrar o gestor.

Se você perceber que algo parecido está ocorrendo, há algum problema com a forma que está perambulando.

Além das pessoas, durante a perambulação devemos acompanhar os resultados dos processos mais críticos, os indicadores dos painéis, as anomalias que aconteceram, as contramedidas tomadas e as ocorrências com os animais (mastites, diarreias etc.).

Devemos observar, também, os padrões operacionais das tarefas, ou seja, o que se espera de determinada tarefa. Por exemplo, a quantidade de comida no cocho (figura 1), sua homogeneidade, a limpeza de tetos, a sujidade das vacas, etc. Outras observações são quanto ao conforto e bem-estar dos animais, a consistência das fezes, o enchimento do rúmen.

 cdl 1.jpg (232 KB)

  1. Devo perambular todos os dias?

Se você é o proprietário e gerente da fazenda, deveria perambular todos os dias.

No entanto, se você possui um gerente, ele deve perambular todos os dias e você uma vez por semana. Criar o hábito da perambulação vai trazer tranquilidade para o gestor e para os funcionários. Muitas vezes, acompanhamos fazendas onde o gestor implantou a perambulação, e os relatos mais comuns são que os funcionários o aguardam para conversar sobre algum assunto.

 

  1. Se eu encontrar um funcionário executando alguma coisa que não gosto, o que devo fazer?

Existem dois tipos de não conformidades no comportamento dos funcionários.

Uma delas são ações desalinhadas com o manual de conduta da fazenda, por exemplo, um funcionário batendo em um animal, utilizando uma máquina indevidamente, ou não utilizando um EPI para alguma tarefa. Para este caso, a pessoa deve ser alertada imediatamente, pois está descumprindo com as regras.

Entretanto, durante a perambulação, também podemos notar algum desvio na execução de procedimentos operacionais ou a execução equivocada de uma tarefa. Neste caso, o recomendado é alertar o supervisor, para que ele ajude o operador. Assim, o gestor está ajudando o supervisor com o seu trabalho. Uma dica também é andar com um bloco de anotações, para tomar nota do fato e conversar depois, na reunião semanal.

 

  1. Se o funcionário não perguntar para o seu supervisor e perguntar para mim, devo responder?

Dentro do Sistema MDA seguimos o princípio da unidade de comando, ou seja, o operador responde para uma pessoa, seu supervisor. Orientar um funcionário a executar determinada tarefa sem que o supervisor saiba, faz com que o funcionário perca a confiança no supervisor e passe a desrespeitar a hierarquia na fazenda. Isto pode causar conflito.

Assim, sempre que ocorrer, a sugestão é que chame o supervisor para que, todos juntos, resolvam a dúvida do funcionário. Mais uma vez estaremos facilitando e ajudando o supervisor a executar a sua tarefa.

 cdl tabela.png (66 KB)

cdl 2.jpg (137 KB)

  1. Quais são as ferramentas para criar o hábito? O que posso fazer para facilitar a perambulação?

O mais importante é vincular a perambulação a uma ação já incorporada ao dia a dia do gestor. Ex: sempre que descer do carro, quando chega à fazenda, ou ainda, colocar um lembrete no celular para se lembrar de perambular. No início será preciso criar lembretes que alertarão o início da atividade. E para facilitar a perambulação, pode-se levar a caderneta de bolso, criar um checklist ou usar algum aplicativo de celular.

A partir destas dicas, o gestor da fazenda já pode iniciar a perambulação. Esta deve ser executada em aproximadamente 30 a 60 minutos, dependendo do deslocamento.

Ou seja, é um tempo investido muito pequeno frente a todos os benefícios que essa ferramenta trará.

Compartilhar:


Comentários

Enviar comentário


Artigos Relacionados