Este site utiliza cookies

Salvamos dados da sua visita para melhorar nossos serviços e personalizar sua experiência. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade, incluindo a política de cookie.

Novo RLI
x
ExitBanner
Clínica do Leite

Simples e transformadora

Muitas vezes deixada em segundo plano, a organização dos ambientes da fazenda representa um passo fundamental para melhorar o fluxo de trabalho e outros resultados.

Simples e transformadora

Edição #95 - Fevereiro/2017

SIMPLES E TRANSFORMADORA

Muitas vezes deixada em segundo plano, a organização dos ambientes da fazenda representa um passo fundamental para melhorar o fluxo de trabalho e outros resultados.

Apontada como referência entre os produtores do Paraná, a Fazenda Iguaçu (Star Milk) vivencia no cotidiano os benefícios do aperfeiçoamento da gestão. Com sede no município de Céu Azul, no oeste paranaense, a propriedade tem na pecuária leiteira uma de suas principais atividades. O rebanho soma 1,1 mil animais, dos quais 500 se encontram em lactação. Somente em 2016, foram produzidos 6,4 milhões de litros de leite.

Quem olha para esses resultados talvez não imagine os desafios enfrentados pelos sócios e sua equipe para colocar o negócio no rumo certo. “Quando iniciamos, no início dos anos 2000, havia tudo por fazer. Tecnicamente, eu estava preparado, pois cresci no meio das vacas. Mas saí de uma propriedade pequena, familiar, e quando cheguei aqui me deparei com o desafio de coordenar 14 funcionários e uma série de novas atividades. “Foi uma dificuldade imensa, pois eu não tinha conhecimento de gestão”, conta o gerente da fazenda, Sandro Viechnieski. Cientes de que o sucesso da Star Milk dependia de ampliar conhecimentos, ele e o diretor do negócio, Mário Sossella Filho, saíram em busca de formação.

Foi nessa época que conheceram o Sistema MDA, modelo de gestão de fazendas desenvolvido pela Clínica do Leite, instituição vinculada à Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, da Universidade de São Paulo (Esalq/USP). “O sistema oferecia soluções para a maior parte dos problemas que a gente enfrentava. Começamos a implantar algumas mudanças na fazenda e já ver resultados. Parecíamos loucos, pois, na época, era a única propriedade na região a ter essas práticas. E queríamos que outros produtores conhecessem os benefícios dessa loucura!”, lembra Sandro.

PRIMEIROS PASSOS

Estimulados pelos resultados da Star Milk, outros produtores da região passaram a buscar formação e implantar o sistema de gestão nas fazendas próximas a Cascavel/PR. Mas, muito antes das melhorias se tornarem coletivas, a Fazenda Iguaçu deu início à transformação, aplicando ferramentas de gestão simples, porém eficientes. A principal delas: a organização dos ambientes de trabalho. Adaptada à realidade da fazenda, a técnica do 5S (veja box abaixo), muito utilizada pelo setor industrial, fez toda a diferença na rotina da propriedade. “A fazenda não era exatamente uma bagunça. Tinha organização, mas ainda muito focada nas pessoas, nos hábitos de cada funcionário. Cada um sabia das suas coisas, mas se um colega precisasse encontrar algo, perdia muito tempo procurando ou até desistia”, explica o gerente.

Fórmula Eficiente

Quando o assunto é organização, nenhuma técnica parece superar a dos 5S, criada por japoneses após a Segunda Guerra Mundial. O “S” vem da inicial das palavras que, em japonês, definem os pilares da técnica: Seiri (utilização), Seiton (seleção), Seiso (limpeza), Seiktsu (monitoria) e Shitsuke (melhoria contínua).
No Brasil, essa técnica foi adaptada à realidade das fazendas pela Clínica do Leite, mantendo seus principais objetivos: ordem, limpeza e produtividade.

A mudança começou pelo setor de serviços externos, na época crítico, em função do grande número de pessoas, equipamentos e ferramentas envolvidos. “Fizemos uma casinha, pequenininha, não era nem uma oficina. Mas, começamos identificando os materiais e colocando cada coisa no seu devido lugar. O pessoal sentiu uma diferença enorme no dia a dia. De imediato, tivemos uma redução importante no tempo de execução das tarefas, simplesmente porque tudo aquilo que precisavam estava à mão, organizado”, revela Sandro. Além dos resultados práticos, o gerente logo percebeu que a organização tinha outra função importante. “A implantação do 5S foi determinante para engajar, trazer o pessoal junto comigo. As pessoas sentiram que as mudanças estavam acontecendo na fazenda e que eram para melhorar o trabalho de todos”, diz.

“IMPLANTAR UM SISTEMA DE GESTÃO AMPLIA A SUA VISÃO. PERMITE QUE VOCÊ ENXERGUE COISAS ATÉ ENTÃO DESPERCEBIDAS NA ROTINA DA FAZENDA, MAS QUE GERAM PERDA DE TEMPO, DINHEIRO E OPORTUNIDADES. VOCÊ PASSA A VALORIZAR AQUILO QUE É REALMENTE IMPORTANTE. ISSO É TRANSFORMADOR”

simples e transformadora2.PNG (185 KB)

Foto: a Fazenda Iguaçu, em Céu Azul [PR]: 6,4 milhões de litros de leite produzidos ao ano.

CUIDADO CONSTANTE

Como qualquer outra prática de gestão, a organização exige monitoria contínua para não se perder. Isso significa que, se quiser manter a fazenda nos eixos, o gerente ou alguém por ele indicado precisará incluir a verificação desse item entre seus afazeres. Quando essa monitoria não acontece, o risco de todo o esforço inicial se perder é grande. A equipe da Fazenda Iguaçu sentiu na pele essa dificuldade. Há dois anos, a oficina estava novamente bagunçada. “Tinha dias que não dava nem para entrar lá. Era preciso recomeçar. E conseguimos. Chamamos o funcionário responsável pelo lugar, explicamos o método e sua importância. Ele entendeu e se entusiasmou muito em aplicar. Foi fantástico: no outro dia, a oficina era outra! E a reação das pessoas era de espanto. Todos perguntavam: o que aconteceu na oficina? Uma surpresa positiva, que motiva a equipe”, conta Sandro.

A organização foi um pequeno, mas importante, passo na trajetória de evolução da Star Milk. Hoje, com 34 empregados, a Fazenda Iguaçu demonstra fôlego de sobra para superar desafios e traça novos planos, com foco no crescimento. Em 2015, novos parceiros ingressaram no negócio, e a empresa está implantando um laticínio. Sandro, que participa dessa trajetória desde o início, é enfático quando questionado sobre os benefícios do aperfeiçoamento da gestão. “Implantar um sistema de gestão amplia a sua visão. Permite que você enxergue coisas até então despercebidas na rotina da fazenda, mas que geram perda de tempo, dinheiro e oportunidades. Você passa a valorizar aquilo que é realmente importante. Isso é transformador”. Palavra de quem entende do assunto.

simples e transformadora.PNG (59 KB)

CLÍNICA DO LEITE Esalq/USP

Compartilhar:


Comentários

Enviar comentário


Artigos Relacionados