Este site utiliza cookies

Salvamos dados da sua visita para melhorar nossos serviços e personalizar sua experiência. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade, incluindo a política de cookie.

Novo RLI
x
ExitBanner
#bebamaisleite, O leite no mundo

VITAMINA B12, E POR QUE NÃO HÁ UMA FORMA NATURAL VEGANA

A vitamina B12 é um nutriente essencial encontrado em alimentos de origem animal, tais como produtos lácteos... ou na farmácia.

VITAMINA B12, E POR QUE NÃO HÁ UMA FORMA NATURAL VEGANA

A vitamina B12 é importante para a produção de glóbulos vermelhos, síntese de DNA e funcionamento normal do sistema nervoso; é necessária para a síntese de metionina, que é um aminoácido essencial para a produção de proteína e a remoção de metila (um grupo químico que se liga a algumas proteínas). 

A vitamina B12 também ajuda a manter níveis adequados de homocisteína, um aminoácido que pode afetar o risco de doenças cardiovasculares.

O que acontece quando nos falta vitamina B12?

A falta de vitamina B12 pode causar anemia perniciosa, ou anemia megaloblástica, que ocorre quando não há glóbulos vermelhos saudáveis o suficiente para transportar oxigênio para os tecidos do corpo. Os sintomas de anemia perniciosa são fadiga, fraqueza, pele pálida, sensação de tontura, falta de ar e palpitações.

A deficiência de vitamina B12 também afeta o sistema nervoso, causando dor de cabeça, formigamento ou dormência nos dedos ou pés, e dificuldade para andar ou controlar o movimento.

Se não for tratada, esta condição pode levar a sérios problemas neurológicos e danos à medula espinhal.

Vitamina B12, um veículo para energia

A vitamina B12 é essencial para o funcionamento normal do cérebro e do sistema nervoso e também é necessária para a produção de células vermelhas do sangue, que levam oxigênio a todas as células do corpo, crucial para a energia.

Um corpo com baixos níveis de vitamina B12 sofre de cansaço e fadiga porque não está recebendo oxigênio suficiente.


Então, como um vegano consegue incorporar nutrientes essenciais?

Não existe uma maneira natural de ser vegano e receber uma nutrição adequada. Um vegano não tem como receber vitamina B12 sem suplementos diários na forma de cápsulas, comprimidos ou líquido para garantir uma ingestão adequada. Embora existam algumas fontes vegetais de vitamina B12, tais como alguns tipos de algas e cogumelos, elas não são confiáveis para atender às necessidades diárias.

Os produtos lácteos são uma boa fonte de vitamina B12 e, portanto, podem ser úteis para garantir que você obtenha o suficiente desta importante vitamina.


De quanta vitamina B12 precisamos?

A quantidade recomendada de vitamina B12 para adultos é de 2,4 microgramas por dia: uma xícara de leite integral contém cerca de 1,2 microgramas de vitamina B12, uma xícara de iogurte natural contém cerca de 1,4 microgramas. Se falamos de queijos, as coisas podem variar de um tipo para outro, mas por exemplo, o queijo parmesão oferece 1,9 microgramas por 4 onças ou 115 gramas.

Em outras palavras, o consumo regular de produtos lácteos pode, além de garantir nutrientes essenciais como proteínas, cálcio e vitamina D, que são essenciais para o funcionamento normal do organismo e para a saúde óssea, produção de energia e boa ajuda no controle de peso, pois são alimentos de baixa caloria e baixo teor de gordura, garantir uma quantidade adequada de vitamina B12.

O corpo é o templo da alma, é o lugar onde vivemos e é importante cuidar dele a fim de permanecer saudável e forte. Cuidar de nosso corpo é cuidar de nosso espírito. Fazendo exercícios, comendo uma dieta equilibrada e levando um estilo de vida saudável, contribuímos para manter o corpo e a mente saudáveis, fortes e em forma.

Não é através da autodestruição que nos tornamos compassivos com os animais, ou salvar o planeta. Como podemos pensar que somos saudáveis se deixamos de receber nutrientes da natureza, para obtê-los da farmácia? Vamos pôr um fim aos modismos que sob falsos preceitos só contribuem para a extinção humana.

Consumir produtos lácteos é bom para você, e aqueles que os produzem trabalham para criar alimentos nutritivos, com altos padrões de qualidade e segurança alimentar, proporcionando a seus animais bons cuidados, garantindo-lhes uma vida em condições confortáveis e saudáveis.

 

Você já tomou seu copo de leite hoje?



Valeria Guzmán Hamann

Redatora e diretora de conteúdos

eDairy News Brasil

 



Tags

Compartilhar:


Comentários

Enviar comentário


Artigos Relacionados