Conheça Laura Villarreal, diretora da Unidade de Negócios de Ruminantes da MSD Saúde Animal
A coluna Perfil MSD Saúde Animal apresenta Laura Villarreal, diretora da Unidade de Negócios de Ruminantes. Movida por uma visão humanista, Laura combina inovação, empatia e determinação para transformar o agronegócio e a vida das pessoas que nele atuam.
Um edifício nobre, 12º andar. Uma famosa e agitada avenida. Uma manhã estranhamente calma na maior capital da América Latina, São Paulo. Esse era o local e o momento em que eu deveria estar para conhecer pessoalmente a diretora da Unidade de Negócios de Ruminantes da MSD Saúde Animal, Laura Villarreal. Digo pessoalmente porque já a conhecia antes, por meio do comportamento das equipes da empresa espalhadas pelo Brasil. Aqueles com que tive contato, quando souberam do meu encontro marcado, endereçaram a Laura alguns recados: “Diga a ela que aguardo uma visita na minha região”, “Espero encontrá-la no nosso evento interno”. Carreguei comigo essas mensagens como se fossem pequenos e raros presentes. Esses fragmentos me ofereceram uma prévia do cenário maior que eu teria a oportunidade de conhecer. Por ter percorrido esse caminho, apresento a você a coluna Perfil MSD Saúde Animal – um retrato de Laura Villarreal, a líder que combina conhecimento técnico com uma visão profundamente humanista
Conheça Laura Villarreal
O uso de palavras muito específicas e difíceis do português entregam a fluência de Laura Villarreal em uma língua que se fez sua. Nascida na Colômbia, ela guarda uma cadência que revela o tom de origem e, ao mesmo tempo, a liberdade de escolher viver experiências fora das fronteiras de casa.
Foi a busca pelo conhecimento que a motivou a deixar sua terra natal e se mudar para São Paulo. “Eu sabia que, para entender melhor a dinâmica rural e aplicar soluções eficazes, precisava de uma perspectiva mais ampla, que o Brasil, como país líder do agronegócio, poderia me oferecer”, conta Laura. Durante os estudos de doutorado na Universidade de São Paulo (USP), ela se dedicou a obter alto desempenho acadêmico, mas nunca deixou de lado a capacidade de conectar o aprendizado teórico com a prática.
No repertório de experiências vividas por Laura, não faltaram as relacionadas à área escolhida para estudo. Ainda criança, se destacava por sua curiosidade insaciável e por um senso de responsabilidade que a diferenciava. Além de ajudar nas tarefas diárias na fazenda da família, Laura fazia perguntas incessantes sobre o funcionamento das coisas ao seu redor — desde a saúde dos animais até os ciclos das colheitas –, sempre respondidas pelo pai, que na época era pecuarista. Esse desejo de entender o mundo rural profundamente foi o que a impulsionou a seguir carreira como médica veterinária. “Aprendi cedo que o sucesso não é apenas aquilo que você conquista; ele diz muito sobre como você contribui para o bem-estar de todos”, reflete.
Fascinada pelas complexidades da saúde animal e determinada a trazer mudanças reais para o setor, o talento e a determinação não passaram despercebidos. Logo depois de concluir seus estudos, Laura ingressou na MSD Saúde Animal, onde sua abordagem inovadora e inclusiva rapidamente a destacou como uma força a ser reconhecida.
Laura admite que ainda é curiosa, como a criança que foi: “Continuo sendo não conformada com o que me falam. Eu preciso ir atrás, preciso entender, preciso ser aquela criança que recebe o prêmio, que é a satisfação de saber que estamos fazendo algo que vai ser relevante na vida das pessoas”. A inquietude, característica de sua personalidade, ela encontra também no olhar das suas filhas gêmeas, que são fonte contínua de impulso para a busca de novas formas de melhorar a vida das pessoas e dos animais sob sua responsabilidade.
CONTINUO SENDO NÃO CONFORMADA COM O QUE ME FALAM. EU PRECISO IR ATRÁS, PRECISO ENTENDER, PRECISO SER AQUELA CRIANÇA QUE RECEBE O PRÊMIO, QUE É A SATISFAÇÃO DE SABER QUE ESTAMOS FAZENDO ALGO QUE VAI SER RELEVANTE NA VIDA DAS PESSOAS
Liderar é uma arte
As mãos de Laura se juntam em forma de elo para explicar seu estilo de liderança. Trata-se de um movimento inconsciente e que revela a forma partilhada com que toma as decisões. “Minha primeira negociação quando entrei na empresa foi com o time que trabalhava comigo: eu ensinava o que sabia e eles me ensinavam o que sabiam. Foi uma troca muito rica”, ela lembra.
Esse modelo de liderança foi inspirado na figura do pai, bússola moral e profissional na vida de Laura. “O melhor líder que eu tive na minha vida se chama Miguel Angel, o meu pai”, ela afirma com convicção. Laura cresceu observando o pai como um exemplo de trabalho árduo e também como alguém que via oportunidades onde os outros só enxergavam problemas. Esse olhar positivo e realista sobre as situações, sempre focado nas possibilidades em vez de nos obstáculos, moldou profundamente a forma como Laura exerce sua liderança hoje. “Com meu pai aprendi a valorizar as perspectivas dos outros e a empoderar a equipe para que todos possam contribuir com o melhor. Eu estou longe de saber tudo, mas, se eu juntar a perspectiva de todos, teremos uma visão muito mais completa e poderosa”, declara Laura.
Muito além de alcançar resultados financeiros e econômicos, Laura acredita no trabalho como forma de deixar um legado: “Nossa obrigação é fazer o Brasil mais forte e inspirar as próximas gerações”. Todo esse esforço tem gerado resultados concretos. Exemplo disso foi a recente premiação recebida no Agroleite, realizado em Castro/PR, em agosto. A MSD Saúde Animal recebeu o Troféu Agroleite em duas categorias: Saúde Animal e Bem-Estar. “Esse reconhecimento valida o que estamos fazendo. Estamos no caminho certo!”, diz.
COM MEU PAI APRENDI A VALORIZAR AS PERSPECTIVAS DOS OUTROS E A EMPODERAR A EQUIPE PARA QUE TODOS POSSAM CONTRIBUIR COM O MELHOR. EU ESTOU LONGE DE SABER TUDO, MAS, SE EU JUNTAR A PERSPECTIVA DE TODOS, TEREMOS UMA VISÃO MUITO MAIS COMPLETA E PODEROSA
O equilíbrio como caminho
Quando Laura se apresentou em um evento, em 2022, para falar com as equipes MSD Saúde Animal, nomeando o cargo que hoje ocupa, uma jovem se aproximou e disse: “Até agora eu achava que não era possível uma mulher chegar a um cargo de liderança como esse na pecuária brasileira. Obrigada por abrir as portas para todas nós”. Aquelas palavras ressoaram profundamente em Laura: “Eu não posso ser omissa e entender o meu papel apenas como um marco pessoal. Tenho que percebê-lo como inspiração para outras mulheres que buscam seguir o mesmo caminho”. Assim, ela vê a inclusão feminina como algo indispensável para que o setor atinja todo o seu potencial. “Acredito muito no poder agregador da mulher, sem perder de vista a subjetividade. Sem esse complemento, a organização fi ca desequilibrada. A competência tem que prevalecer, mas a gente tem que ser intencional nessa complementação”, pondera.
A MSD Saúde Animal produz o ambiente perfeito para que esse tema seja tratado muito além da teoria. São várias as ações que concretizam o pensamento de Laura, a começar pelo projeto “Mulherada na Pecuária”, que destaca o papel das mulheres e incentiva a participação feminina no setor, mas também envolve as lideranças, independentemente de gênero, em um esforço coletivo de mudança. A ideia, segundo Laura, é fortalecer a inclusão dentro da empresa e expandir essa abordagem para o setor como um todo, mostrando que o agronegócio pode e deve ser um espaço inclusivo e diverso. Com uma visão clara de que a diversidade é essencial para o sucesso, ela reconhece que, embora a participação de mulheres no time executivo da empresa esteja em um nível satisfatório – superando os 40% –, ainda há muito a ser feito na pecuária. “Precisamos engajar e atrair mais mulheres para participar dos processos na pecuária, garantindo que a competência seja o balizador das decisões de contratação”, ressalta Laura.
Além desse projeto, os grupos de afinidade desempenham papel importante na promoção da diversidade e da inclusão na MSD Saúde Animal ao abordarem temas que refletem a realidade local e global. “Globalmente, existem 10 grupos de afinidade, e cada país pode escolher quais fazem mais sentido para a sua realidade”, explica Laura. No Brasil, os cinco principais grupos de afinidade incluem mulheres, pessoas com deficiência, público LGBTQIAP+, gerações e pessoas pretas. Cada um desses grupos conta com uma liderança local e um sponsor do comitê executivo. “Esses grupos se reúnem para discutir temas a partir de uma agenda de eventos e reuniões e desenvolvem projetos com o apoio dos colaboradores e das lideranças”, acrescenta Laura. A empresa também se envolve em certificações e contribui para a quebra de vieses inconscientes e para a construção de um ambiente de trabalho mais justo e inclusivo.
Ainda dentro dessa perspectiva, a Universidade Corporativa é outra iniciativa da empresa que contribui para o desenvolvimento contínuo, oferecendo uma ampla gama de oportunidades de aprendizado e crescimento. Além dos treinamentos técnicos, a universidade abrange as competências de liderança, inovação, diversidade e inclusão. “A Universidade Corporativa, inicialmente criada para o desenvolvimento interno de seus colaboradores, deu um passo significativo ao abrir as portas para o público externo, oferecendo bolsas para aqueles que desejam aprimorar suas habilidades e seus conhecimentos”, esclarece Laura.
Para melhorar a vida das pessoas e dos animais
A missão da MSD Saúde Animal é clara: melhorar a vida das pessoas e dos animais, um propósito que guia as ações de Laura e de toda a equipe. “Nosso carro-chefe é garantir a saúde e o bem-estar dos animais, ao mesmo tempo em que melhoramos a vida das pessoas que estão direta ou indiretamente relacionadas ao agronegócio”, garante Laura.
Em um mundo em rápida transformação, a empresa, estabelecida como líder em saúde animal, é referência no oferecimento de soluções que contribuem para a produtividade e para o bem-estar animal. Nesse contexto, a tecnologia emerge como um fator fundamental, capacitando os produtores para tomarem decisões informadas e preventivas, baseadas em dados concretos. “A tecnologia permite ao produtor antecipar problemas, tomar decisões mais precisas e, no final do dia, produzir mais e melhor”, destaca Laura. Para ela, o papel da tecnologia é essencial para manter o Brasil na liderança global do agronegócio, e a MSD Saúde Animal se posiciona como uma empresa que impulsiona a inovação tecnológica no setor.
“A decisão não é se o produtor quer ser mais tecnológico; a decisão é quando vai fazer isso: agora ou depois que outros já estiverem na frente”, diz Laura. A tecnologia no campo é inevitável para aqueles que desejam permanecer competitivos. Reconhecendo essa realidade, a empresa iniciou uma caminhada estratégica em 2017, com a aquisição de empresas-chave no setor de tecnologia. “Desde 2019, consolidamos essas aquisições com uma oferta completa, incluindo a Allflex, que era focada em tecnologias de identificação e monitoramento. Hoje, a Allflex tornou-se a marca de identificação da MSD Saúde Animal, enquanto SenseHub Dairy passou a ser a marca de monitoramento", explica Laura. Essas tecnologias estão transformando o dia a dia dos produtores; não apenas facilitando a gestão, mas também democratizando o acesso à inovação, para que grandes, médios e pequenos produtores possam usufruir os avanços tecnológicos, mantendo-se competitivos.
NOSSO CARRO-CHEFE É GARANTIR A SAÚDE E O BEMESTAR DOS ANIMAIS, AO MESMO TEMPO EM QUE MELHORAMOS A VIDA DAS PESSOAS QUE ESTÃO DIRETA OU INDIRETAMENTE RELACIONADAS AO AGRONEGÓCIO
O futuro de Laura
Os olhos de Laura indicam que ela continua a ser a mesma menina inquieta que, aos 7 anos de idade, já era reconhecia pela família como alguém que nunca parava de aprender. “O dia em que eu não estiver aprendendo algo novo, será o dia em que precisarei buscar algo diferente”, reflete. Laura acredita que ainda há muito a ser feito na função que ocupa e que isso a motiva a continuar ajudando outros a perceberem o próprio potencial. “Se eu conseguir fazer com que alguém acredite no seu poder antes mesmo de se dar conta disso, terei cumprido minha missão”, conclui. Para ela, o verdadeiro sucesso está em inspirar e capacitar as pessoas ao seu redor, ajudando-as a enxergar e colocar em ação o próprio valor e potencial. E esse é o recado que Laura envia à sua equipe.
AUTORA: Adriana Vieira Ferreira - Equipe Leite Integral
Tags
Autor
Adriana Vieira Ferreira
Enviar comentário