Este site utiliza cookies

Salvamos dados da sua visita para melhorar nossos serviços e personalizar sua experiência. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade, incluindo a política de cookie.

x
ExitBanner
Gestão, Manejo

Datamars apresenta: pecuária de leite 4.0: o futuro está aqui!

A revolução tecnológica no setor leiteiro chegou com a pecuária 4.0, integrando inovação, sustentabilidade e eficiência para transformar o manejo nas fazendas e impulsionar a produtividade

Datamars apresenta: pecuária de leite 4.0: o futuro está aqui!

A notável evolução do setor leiteiro nas últimas décadas tornou-se realidade impulsionada pela pecuária 4.0 ou pecuária de precisão. A adoção da inovação e de tecnologias emergentes tem sido fundamental para que o mercado consiga atender às novas demandas globais. 

Contudo, a pecuária de precisão vai além do simples uso de novas tecnologias. Ela também envolve mudanças conceituais que revolucionaram a maneira de trabalhar no campo, melhorando a eficiência da produção, ao mesmo tempo em que respeita os princípios de sustentabilidade e bem-estar animal. 

Os principais facilitadores dessa revolução tecnológica incluem o uso da robótica e inteligência artificial, coleta de dados em tempo real, integração de tecnologias (IoT) e rastreabilidade. A aplicação desses conceitos é o que caracteriza essa nova fase da produção leiteira. 

O futuro da gestão pecuária: a era dos dados e da automação

O gerenciamento das propriedades rurais está cada vez mais dependente da gestão de dados. A identificação eletrônica tornou-se um importante aliado na coleta de informações sobre indicadores zootécnicos e comportamentais dos animais, simplificando a tomada de decisões. Seu uso permite gerar dados como a produção de leite, o consumo de água e alimentos, além de monitorar o ganho de peso do rebanho. 

A inteligência artificial e robótica tem proporcionado impactos positivos na otimização da mão de obra e na execução de manejos essenciais dentro das fazendas. Tecnologias como os sistemas de monitoramento animal (brincos e colares eletrônicos), ordenhas robotizadas e robôs aproximadores de trato estão facilitando a rotina das propriedades.

A integração das informações geradas por essas tecnologias é fundamental para acelerar o crescimento da pecuária 4.0 (Figura 1). Sem o sistema IoT, nada disso seria possível. O IoT conecta os dispositivos por meio de uma rede, permitindo a troca de dados entre eles. Dessa forma, é possível criar um ambiente em que o programa de gestão se comunica com as ordenhas, colares, brincos eletrônicos, balanças e demais tecnologias presentes nas fazendas (Figura 2). 

Figura 2. Animais utilizando colares Active Tag 

Datamars: inovação e conectividade a serviço da pecuária moderna

A Datamars é uma empresa que tem a inovação em seu DNA. Suas divisões “Datamars Livestock” e “Smart Farming” oferecem soluções modernas aos produtores, contribuindo para uma gestão pecuária integrada e eficiente. O ecossistema Datamars é amplamente conectado, respeitando os princípios da pecuária de precisão. Nas próximas edições da Revista Leite Integral, acompanhe a Datamars Livestock para entender melhor os benefícios da pecuária 4.0 e conhecer as soluções disponíveis para os clientes. O futuro da pecuária está aqui!




Tags

Compartilhar:


Comentários

Enviar comentário


Artigos Relacionados