Este site utiliza cookies

Salvamos dados da sua visita para melhorar nossos serviços e personalizar sua experiência. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade, incluindo a política de cookie.

x
ExitBanner
Fazendas, Manejo

Piso de borracha na pecuária leiteira: sinônimo de conforto, bem-estar e aumento da produtividade animal

Piso de borracha na pecuária leiteira: sinônimo de conforto, bem-estar e aumento da produtividade animal

As condições de confinamento, incluindo os ambientes de descanso e alimentação para o rebanho, são determinantes para a produtividade animal. No sistema de produção de leite, o fornecimento de conforto ao gado faz toda a diferença. Por contribuírem para o bem-estar dos animais, elevarem a produtividade e atenderem as exigências dos mercados consumidores, os pisos de borracha ganham destaque. 

Capazes de proporcionar maior higiene, conforto e bem-estar, essa solução ajuda o gado leiteiro a ter uma vida melhor e mais saudável, o que reflete diretamente na maior produção de leite. Já para o produtor, os pisos de borracha facilitam a ordenha e propiciam as condições ideais para aumentar a rentabilidade do negócio, gerando maiores lucros e margens para competir no mercado. 

Para a criação de gado mais produtiva e lucrativa, Temple Grandin, Zootecnista especialista em bem-estar animal e desenvolvedora do manejo racional de gado, é categórica em determinar como item primordial a garantia das condições básicas de saúde, conforto e bem-estar aos animais. Para ela, é fundamental tomar cuidados especiais com o aparelho locomotor das vacas leiteiras. A claudicação e os problemas de cascos podem afetar a produção de leite, sobretudo de vacas de grande porte, como as das raças Holandês e Girolando.


Onde instalar os pisos de borracha em sistemas leiteiros?  

Quando se pensa em produtividade, manejo adequado, conforto e bem-estar, é essencial pensar nas instalações. Conforto e sanidade caminham juntos – essa é a opinião do Médico Veterinário Carlos Akira Tanabe, especializado em podologia animal. Ele afirma que um dos grandes problemas enfrentados no manejo do gado leiteiro são os pisos inadequados: “O desgaste de casco é questão de prevenção. Pisos abrasivos, como o concreto, proporcionam deformações nos cascos e, consequentemente, nos aprumos. O desgaste também causa doenças infecciosas nos cascos, como a manqueira”. 

Akira também destaca que o conforto está diretamente ligado ao aumento da produtividade. “O animal com dor nos cascos deixa de se alimentar; estatísticas indicam a queda na produção do gado de leite chega a 20% quando o rebanho apresenta patologias no casco”, afirma.

Uma das formas de prevenir o aparecimento da doença, segundo o Veterinário, é mudar o piso em áreas estratégicas das instalações: “Sala de ordenha, sala de espera, pista de trato e corredores de acesso onde o gado permanece por mais tempo são os locais mais indicados”. O ideal seria ter tudo emborrachado, mas sabemos que as questões econômicas nem sempre permitem isso. 

O piso de concreto, apesar de ser um dos mais utilizados, é áspero e duro, o que favorece o desenvolvimento dos problemas de casco, além de prejudicar o desempenho reprodutivo e interferir negativamente no tempo de alimentação dos animais.  


Vantagens 

Os pisos de borracha conferem diversas vantagens ao produtor e aos animais. Ao produtor, o aumento do conforto e bem-estar estimula o aumento de produtividade das vacas e, consequentemente, a rentabilidade da atividade. Já aos animais, seguem as vantagens:

• Pisos de borracha possuem superfície antiderrapante: segundo Temple Grandin, as vacas ficam agitadas, entram pânico quando escorregam e temem que isso aconteça novamente. Os pisos de borracha não apenas minimizam o risco de escorregões e quedas, mas também melhoram o andar e as passadas dos animais. Vacas leiteiras preferem os pisos de borracha porque eles são mais similares à superfície do seu habitat natural – pastos e gramados. 

• Pisos de borracha oferecem suporte macio: por conferirem conforto, os pisos de borracha ajudam a prevenir doenças de cascos, claudicação e problemas nas articulações que podem ocorrer quando a vaca permanece por períodos prolongados sobre superfícies duras e ásperas.



• Pisos de borracha são mais higiênicos: por não serem porosos e não guardarem umidade, são fáceis de limpar e desinfetar. Além disso, possuem alta capacidade de drenagem, o que garante melhores condições sanitárias. Quando a vaca está doente ou lesionada, invariavelmente a produção de leite é afetada e, somando-se o atendimento extra do Veterinário e os custos com tratamento do animal, as perdas financeiras são aumentadas. 



Qual tapete emborrachado escolher? 

Existem muitos tipos e modelos de pisos/tapetes de borracha (nacionais e importados), mas somente os da Vedovati foram desenvolvidos e projetados para atenderem todas as necessidades dos animais e do produtor, como a ação antiderrapante, maciez, resistência, durabilidade e, não menos importante, eficiência e praticidade. O piso de borracha Vedovati para gado leiteiro é o único no mercado com exclusivo sistema de encaixe e vulcanização entre as placas e vedação nas bordas – e isso faz toda a diferença, já que não permite a entrada de resíduos (urina e fezes) sob o piso, que poderia contribuir para a proliferação de bactérias e o desenvolvimento de mastites. No mercado, há pisos com sistema de encaixe (tipo quebra- cabeça), porém, sem vedação, de forma que precisam ser constantemente removidos e higienizados por baixo, gerando muito mais trabalho. 

Ainda, vale destacar que o piso de borracha escolhido deve ter propriedades antiderrapantes, para evitar que os animais caiam – afinal, acidentes e quedas podem comprometer a saúde dos animais e, por consequência, a produção leiteira.


Vedovati: destaque nacional entre pisos de borracha para gado leiteiro 

A Vedovati Pisos é uma empresa brasileira que opera no mercado nacional há quase 30 anos, sendo a única companhia especializada no desenvolvimento de tecnologia e produção de pisos de borracha para diversas aplicações. Entre elas, os tapetes de borracha dedicados a melhorar a segurança, o conforto e o bem-estar do gado, à exemplo dos pisos para sala de ordenha, sala de espera, pista de trato, transporte, embarque e desembarque e lavadores, além do estrado plástico antiderrapante e drenante para fosso de ordenha e das camas de borracha para equinos, as quais a Vedovati foi precursora em produzir no Brasil.  




EQUIPE VEDOVATI

Compartilhar:


Comentários

Enviar comentário


Artigos Relacionados