Este site utiliza cookies

Salvamos dados da sua visita para melhorar nossos serviços e personalizar sua experiência. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade, incluindo a política de cookie.

Novo RLI
x
ExitBanner
Aconteceu

Novos Enfoques na Produção e Reprodução de Bovinos 2023

Vagas esgotadas, palestrantes notáveis e network fértil. Em dois dias de programação, Uberlândia/MG foi cenário do compartilhamento de extenso e valioso repertório técnico nos segmentos de corte e leite.

Novos Enfoques na Produção e Reprodução de Bovinos 2023

Disseminar conhecimento e ser propulsor da inovação na pecuária nacional foram os propósitos reiterados em mais uma edição do Curso Novos Enfoques na Produção e Reprodução de Bovinos, evento organizado pela CONAPEC Jr. e coordenado por José Luiz Moraes Vasconcelos, o Professor Zequinha, mentor de alguns e inspiração de todo um setor. 

Já na XXV edição, os Novos Enfoques engajou debates qualificados e apontou oportunidades para os sistemas de produção animal. No pré-evento promovido pelo Grupo GERAR Leite, em apresentação online, Alexandre Mendonça de Barros, Engenheiro Agrônomo e doutor em economia aplicada, analisou o mercado global da carne e projetou queda dos preços do milho e da soja, seguida de fechamento positivo do próximo ciclo pecuário. Thiago Creste Losi, Zootecnista e consultor da Lageado Biotecnologia e Pecuária, comparou estratégias em sistemas de criação de gado de corte e taxou: “Não tem conversa: produtividade é a alma do negócio”.

Professor Zequinha, coordenador da CONAPEC Jr. (consultoria da Faculdade de Zootecnia e Medicina Veterinária da UNESP-Botucatu/MG), em pré-evento do Grupo GERAR 

Dos temas edificados pelos palestrantes convidados, destacou-se o período de transição, introduzido por Ric Grummer (Professor no Departamento de Ciências Animais da Universidade de Wisconsin/EUA) e comentado, sob o ponto de vista nutricional, por José Eduardo Portela Santos, Professor no Departamento de Ciências Animais da Universidade da Flórida/EUA: “Aumentar a ingestão de energia é a estratégia mais assertiva para corrigir o balanço energético negativo característico das vacas em transição”. Na sequência, Portela Santos transmitiu as seguintes recomendações técnicas: secagem da vaca aos 230 dias de gestação; encaminhamento ao lote préparto aos 250 dias de gestação; fornecimento de conforto durante todo o período seco; estímulo ao consumo de matéria seca; implementação de programas de monitoramento da saúde, entre outras estratégias para o crítico período compreendido entre as três semanas que antecedem e as três semanas que sucedem o parto das fêmeas leiteiras.

Ric Grummer, palestrante internacional e referência em período de transição de vacas leiteiras, atraiu grande público no auditório do evento 

Para ampliar e qualificar os tópicos acerca da saúde da glândula mamária, Pamela Ruegg, Professora do Departamento de Ciências Animais da Universidade de Wisconsin/EUA, apresentou as avaliações econômicas que devem guiar as tomadas de decisão sobre os tratamentos contra a mastite durante a lactação e no período seco.

Em apresentação extremamente relevante, Marcos Pereira, Médico Veterinário especialista em reprodução e colaborador do grupo GERAR Leite, comparou resultados de protocolos reprodutivos e concluiu que a pré-sincronização eleva a concentração de progesterona e, por consequência, os índices reprodutivos do rebanho. Por fim, o recém-anunciado gerente técnico de reprodução da Zoetis, Francisco Lopes, divulgou os resultados superiores da Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF), em comparação à Inseminação Artificial (IA) convencional.
Desse evento integrado, comprometido e persistente, só esperamos o fortalecimento de toda a cadeia de produção animal do Brasil. Estar onde a inovação acontece faz perceber que sem a ciência, paramos no tempo; sem o fomento aos centros acadêmicos,  paralisamos o progresso; sem os grandes mentores, deixamos esvair os propósitos. Avante, Novos Enfoques, CONAPEC Jr., Grupo GERAR e quem mais se dedica a desbravar os caminhos da produtividade que levam ao fornecimento sustentável de proteína animal para o mundo.

Equipe técnica da Zoetis, apoiadora do Grupo GERAR, em estande de apresentação de produtos e soluções no XXV Curso Novos Enfoques na Produção e Reprodução de Bovinos


Tags

Compartilhar:


Comentários

Enviar comentário


Artigos Relacionados