Este site utiliza cookies

Salvamos dados da sua visita para melhorar nossos serviços e personalizar sua experiência. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade, incluindo a política de cookie.

x
ExitBanner

RúmiScore premia melhores produtores do País

Com cerca de mil propriedades participantes, o Prêmio "Os melhores do ano RúmiScore" foi entregue na quarta-feira (07), em Indaiatuba (SP)

RúmiScore premia melhores produtores do País

Troféu oferecido aos ganhadores do prêmio Zeus Broadcast

Produtores leiteiros de todo o Brasil se reuniram na noite de quarta-feira, 07 de dezembro, para a entrega do Prêmio “Os melhores do ano RúmiScore", desenvolvido pela Rúmina, empresa referência em soluções digitais para pecuária, na cidade de Indaiatuba (SP).

Foto 1. CEO da Rúmina, Laerte Cassoli

Fonte: Rúmina


O RúmiScore é a extensão do Índice Ideagri do Leite Brasileiro (IILB), criado em 2018 pela médica veterinária Heloise Duarte, atual sócia do Grupo Integral. Por meio de 13 indicadores zootécnicos, cada fazenda produtora de leite passa pela avaliação de suas principais características, desde a eficiência de criação de animais jovens até produtividade do rebanho e, a partir deste ano, as estimativas de emissão de metano. Ao final, recebe uma nota geral, o RúmiScore. Esse resultado, somado ao perfil racial da fazenda, são os requisitos para obter sua classificação.

As fazendas tiveram um crescimento de 3,6% na produção anual, enquanto a média geral é de 2,4%. De 2019 a 2022, 75% obtiveram aumento de produtividade média. Entre as dez primeiras do ranking, a produção média foi de 32,5 kg/vaca/dia, 27% a mais que a geral.

O levantamento mostrou que, entre as quase mil propriedades participantes, a média de vacas em lactação foi de 151 animais, com cerca de 182 dias em lactação média e ganho de 24kg por matriz.

Prêmio “Os melhores do ano RumiScore”

A cerimônia premiou 10 produtores, nas categorias Perfil Racial 3 (até 75% Europeu), Perfil Racial 2 (de 75% a 93,75% Europeu), Perfil Racial 1 (predominantemente europeu), Melhor RúmiScore Geral e Prêmio Evolução - que reconhece o produtor com maior evolução dos índices avaliados.

Welington Costa, proprietário da Fazenda Alto da Serra, campeã do Melhor RúmiScore Geral e 1° lugar na categoria Perfil Racial 2, conta como as informações obtidas auxiliam no maior alcance dos índices. “É muito importante para compararmos a evolução da fazenda mês a mês, ano a ano. Com os números em mãos, conseguimos tomar as melhores decisões”.

O filho de Welington, Rodrigo de Sousa Vilela, também participou da premiação, representando a propriedade pela Cooperativa Agropecuária de Boa Esperança (Capebe). Para ele, a parceria entre a Cooperativa, o Software Ideagri e o produtor “tem crescido a cada ano devido à sua suma importância para toda a cadeia produtiva”.

Ganhador do Prêmio Evolução, Paulo Amaral, proprietário da Fazenda Rio Grande, destaca o impacto positivo gerado pelo evento. “O benchmarking serve como um parâmetro, a meta é melhorar cada dia um pouquinho. Encontrar alguém que faz as mudanças necessárias nos mostra que é possível seguir nesse caminho, e isso serve de referência para gerações futuras e para as pessoas que acompanham esses números”.

Confira a lista completa dos vencedores:

Perfil Racial 3

1° lugar: Fazenda Pavana
2° lugar: Xapetuba Agropecuária
3° lugar: Fazenda Beira Rio

Perfil Racial 2

1° lugar: Fazenda Alto da Serra
2° lugar: Fazenda Olhos D'água
3° lugar: Sítio São Bento

Perfil Racial 1

1° lugar: Agropecuária Riacho
2° lugar: Fazenda Restingão
3° lugar: Fazenda Parousia

Prêmio Evolução:  Fazenda Rio Grande

Foto 2. Vencedores na categoria Prêmio Evolução

Fonte: Rúmina 


Melhor RúmiScore Geral: Fazenda Alto da Serra

Foto 3. Ganhadores da categoria Melhor RúmiScore Geral

Fonte: Rúmina


Parabéns aos ganhadores!


Tags

Compartilhar:


Comentários

Enviar comentário