Este site utiliza cookies

Salvamos dados da sua visita para melhorar nossos serviços e personalizar sua experiência. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade, incluindo a política de cookie.

Novo RLI
x
ExitBanner
Aconteceu, Geral, Gestão, Sanidade

Tecnologia na cadeia leiteira: monitoramento reduz índice de mortalidade e eleva em 16% a produção de leite em fazenda do Sul

O resultado foi conquistado na produção da Agropecuária ZF Lunardi, em Santa Catarina, que também aumentou em 25% a taxa de concepção com a ferramenta, entre outras conquistas.

Tecnologia na cadeia leiteira: monitoramento reduz índice de mortalidade e eleva em 16% a produção de leite em fazenda do Sul

São Paulo, julho de 2023 – Há três anos, a Agropecuária ZF Lunardi, localizada em Campo Erê, Santa Catarina, iniciava sua jornada com o sistema de monitoramento. O uso dos colares nos animais foi uma escolha para buscar melhores resultados na produção leiteira a partir da análise e conhecimento de dados assertivos, e as conquistas vieram em curto prazo. Lucas Lunardi, médico-veterinário responsável na fazenda, ressalta que o investimento facilitou a rotina de inseminação e reprodução, melhorou a sanidade das vacas e elevou diversas taxas.

“Entendemos a tecnologia como uma grande aliada e quando tivemos a oportunidade de inserir o sistema de monitoramento SenseHub em nossa produção confirmamos os bons resultados, e mesmo após três anos, os bons índices se mantêm frequentes, alcançando cada vez mais os níveis almejados”, diz Lucas.

Um dos focos da agropecuária com o uso dos colares é diminuir a mortalidade, que era de 16% em 2020 e, no final de 2022, passou para 11.8%. “Ainda precisamos e queremos melhorar mais, e o colar foi uma ferramenta fundamental para já iniciarmos esse processo e garantirmos mais saúde ao rebanho. Depois da implantação, conseguimos antecipar os diagnósticos e salvar muitos animais”, destaca o veterinário.

O sistema ainda permitiu que a fazenda elevasse a taxa de serviço de 59%, em 2019, para 66,5%, em 2022; e a de concepção foi de 27,3 para 34,2, no mesmo período. A idade da primeira inseminação também reduziu em dois meses e, para o primeiro parto, quatro meses. Ainda entre 2020 e 2022, a produção de leite aumentou em 16%.

Lucas ressalta que foi surpreendente ver o quanto os funcionários conseguiram aderir a tecnologia de maneira fácil. “Eles abraçaram a ferramenta e entenderam seu funcionamento, o que vemos refletido nos resultados. É uma plataforma imprescindível para antecipar qualquer problema de saúde das vacas e nos deixar agir com rapidez. Os colares complementam a mão de obra, auxiliando de forma positiva a rotina.”

Marjana Traesel, coordenadora de território da unidade de negócio de Ruminantes da MSD Saúde Animal e que presta atendimento à Agropecuária ZF Lunardi no sistema de monitoramento SenseHub, reforça que a tecnologia representa um apoio à cadeia leiteira e permite aprimorar diversos índices, com foco em bem-estar animal, produtividade e rentabilidade. “Com acesso rápido e preciso a dados úteis sobre os status de reprodução, saúde, nutrição e bem-estar de vacas individuais e grupos, as propriedades conseguem elevar taxas de serviço, prenhez e concepção, reduzir dias em lactação (DEL), entre outras conquistas, aprimorando a produção e qualidade do alimento. É uma tecnologia simples de instalar e usar e que agrega ao fluxo do dia a dia”, afirma.

O monitoramento maximiza a produtividade ao trazer exatidão de dados, por exemplo, na detecção do cio, com orientações precisas para o momento ideal de inseminação. São informações imprescindíveis para uma gestão de saúde proativa e individualizada, priorizando o bem-estar animal e os ganhos para a fazenda. Nesse cenário, a MSD Saúde Animal disponibiliza ao mercado o SenseHub, uma solução modular de monitoramento que permite atualizações contínuas do software, acompanhando as necessidades das fazendas e do mercado.


Sobre a MSD Saúde Animal  

Há mais de 130 anos, a MSD cria invenções para a vida, trazendo ao mercado medicamentos inovadores para combater as doenças mais desafiadoras. A MSD Saúde Animal, uma divisão da Merck & Co., Inc., é a unidade global de negócios de saúde animal da MSD. Por meio do seu compromisso com a Ciência para Animais mais Saudáveis, a MSD Saúde Animal oferece a médicos-veterinários, pecuaristas, donos de pets e governos uma grande variedade de produtos farmacêuticos veterinários, vacinas, soluções e serviços de gestão de saúde, além de um amplo conjunto de tecnologia conectada que inclui produtos voltados à identificação, à rastreabilidade e ao monitoramento. A MSD Saúde Animal é dedicada a preservar e melhorar a saúde, o bem-estar e o desempenho dos animais e das pessoas. Investe amplamente em recursos de P&D e em uma cadeia de suprimentos moderna e global. A empresa está presente em mais de 50 países e seus produtos estão disponíveis em cerca de 150 mercados. Para obter mais informações, visite nosso site  e conecte-se conosco no LinkedIn, Instagram e Facebook.



Compartilhar:


Comentários

Enviar comentário


Artigos Relacionados