Este site utiliza cookies

Salvamos dados da sua visita para melhorar nossos serviços e personalizar sua experiência. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade, incluindo a política de cookie.

Novo RLI
x
ExitBanner
Manejo, Nutrição, Pastagens

FORRAGEM SEMPRE DE QUALIDADE

Como garantir forragem de qualidade para o rebanho leiteiro?

FORRAGEM SEMPRE DE QUALIDADE

O consumo de alimentos volumosos é parte essencial da manutenção da saúde e do bom desempenho dos ruminantes. Com as vacas leiteiras não é diferente: a oferta de forragem de qualidade garante o funcionamento adequado do rúmen e contribui para a saúde e boa produção de leite. No entanto, como garantir uma forragem de qualidade para o rebanho?

Qual forragem produzir?

Antes de tudo, é fundamental compreender que a espécie forrageira ideal para a sua fazenda pode não ser a mesma indicada para outra propriedade, tendo em vista as particularidades de cada local. Essa é uma questão complexa que envolve diversos fatores, como clima, solo e manejo. 

Para exemplificar essa situação na prática, vejamos o seguinte caso: imagine uma fazenda que produz leite e adota o sistema de pastejo rotacionado como método de produção. Nesse caso, é evidente que a principal fonte de alimento para os animais será o próprio pasto. Por outro lado, se essa mesma fazenda adotasse um sistema confinado, seria impróprio utilizar pasto como principal forragem, concorda? Esses exemplos, apesar de simples e intuitivos, ilustram a importância de selecionar a forragem adequada para cada sistema de produção. Em outras palavras, a escolha da forragem deve estar alinhada com os objetivos e características da fazenda.

As características de área da propriedade também têm grande influência na escolha da espécie forrageira adequada. Fatores como clima, topografia, altitude, perfil do solo, temperatura média anual e pluviosidade são decisivos no momento de decidir qual espécie forrageira implantar. Em regiões com boa distribuição de chuvas, por exemplo, é viável cultivar plantas mais exigentes, enquanto em áreas com regime pluviométrico desafiador pode ser mais interessante investir em plantas mais resistentes e rústicas. Em ambos os cenários, é possível produzir forragem de qualidade, desde que seja feito um diagnóstico situacional detalhado, que identifique cuidadosamente as oportunidades e limitações da fazenda. É fundamental considerar o padrão do rebanho leiteiro  com que se trabalha, incluindo suas exigências nutricionais e produtividade, o sistema de produção adotado e a região onde a fazenda está localizada.

  Como obter forragem de qualidade? 

Independentemente da espécie forrageira produzida, um ponto é certo: para obter alimentos de qualidade é preciso planejamento. É necessário planejar a produção de forragem em quantidade e qualidade adequadas para o rebanho, considerando questões como o número de cabeças que serão alimentadas, por quanto tempo, qual o consumo médio diário, a demanda total de forragem, a produtividade média esperada da cultura e o tamanho da área necessária para implantação. Essas são algumas das principais perguntas que devem ser feitas no momento de planejar a produção de alimentos para o rebanho leiteiro. Grande parte do tempo e da energia de todo o planejamento deve ser direcionada para essas questões. Uma famosa frase ilustra bem esse  pensamento: “Se eu tivesse apenas uma hora para cortar uma árvore, eu usaria os primeiros quarenta e cinco minutos afiando meu machado”.

FATORES COMO CLIMA, TOPOGRAFIA, ALTITUDE, PERFIL DO SOLO, TEMPERATURA MÉDIA ANUAL E PLUVIOSIDADE SÃO DECISIVOS NO MOMENTO DE DECIDIR QUAL ESPÉCIE FORRAGEIRA IMPLANTAR

No pasto ou na lavoura, uma condução agronômica planejada é fundamental. Para obter forragem de alta qualidade e elevada produtividade, é necessário seguir boas diretrizes para o manejo do solo, seleção de mudas/sementes, determinação da época de plantio, tratos culturais e organização da colheita. Sem planejamento adequado nessas etapas, não há muitas esperanças de obter os resultados desejados.
Alguns processos são específicos da espécie forrageira em questão e dos objetivos a serem alcançados. 
No caso das pastagens, é fundamental considerar o manejo do pasto e do pastejo. Será necessário dividir a área em piquetes ou talhões? Qual é a capacidade de suporte da pastagem? Qual será a taxa de lotação adequada? Como os animais serão manejados nos piquetes? Qual será o período de ocupação e de descanso do pasto? Serão realizadas práticas agrícolas durante o período de descanso do pasto? É importante avaliar cuidadosamente esses aspectos para garantir uma produção de forragem de qualidade e adequada às necessidades do rebanho.

  

O uso das lavouras para silagem requer atenção a diversos fatores, como o momento ideal de colheita, escolha do maquinário, processamento do material, compactação e vedação do silo, tempo de armazenamento, entre outros. Esses são apenas alguns exemplos dos muitos pontos que precisam ser considerados. É importante ter em mente que cada espécie forrageira possui suas particularidades e que é necessário planejar cuidadosamente para alcançar a máxima produtividade e qualidade da forragem, independentemente de ser pasto, lavoura, pré-secado ou qualquer outra forma de produção forrageira. 

É IMPORTANTE TER EM MENTE QUE CADA ESPÉCIE FORRAGEIRA POSSUI SUAS PARTICULARIDADES E QUE É NECESSÁRIO PLANEJAR CUIDADOSAMENTE PARA ALCANÇAR A MÁXIMA PRODUTIVIDADE E QUALIDADE DA FORRAGEM

Em resumo 

Um dos principais desafios enfrentados pelas fazendas leiteiras é a produção de alimento, especialmente de forragem. Para superar as dificuldades, é fundamental investir em planejamento. Contudo, antes de começar a planejar, é importante identifi ar qual forragem é mais indicada para o seu rebanho e propriedade, levando em conta as características específicas de cada um. Dessa forma, é possível combinar boas práticas agronômicas e produzir forragem de qualidade para alimentar o rebanho leiteiro com segurança. Afinal, ser um bom agricultor é essencial para ser um bom produtor de leite.





BRUNO GUIMARÃES - Médico Veterinário e Técnico Equipe Leite Rehagro


Tags

Compartilhar:


Comentários

Enviar comentário


Artigos Relacionados