Este site utiliza cookies

Salvamos dados da sua visita para melhorar nossos serviços e personalizar sua experiência. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade, incluindo a política de cookie.

Novo RLI
x
ExitBanner
Animais Jovens

REIDRATAR É PRECISO!

A desidratação causada pela diarreia provoca diversos problemas metabólicos e balanço energético negativo nas bezerras

REIDRATAR É PRECISO!

A diarreia continua sendo a causa mais comum de morte em bezerras leiteiras no mundo, além de ser uma das principais fontes de prejuízo econômico para a pecuária. Alguns patógenos que acometem o intestino dos animais podem causar diarreia secretora, na qual o intestino delgado deixa de absorver líquidos e começa a secretar cloreto, sódio e água. Esse aumento na secreção acaba por exceder a capacidade de absorção do intestino grosso, resultando, assim, na diarreia. Além disso, outros patógenos podem danificar as vilosidades do intestino delgado, prejudicando a absorção de eletrólitos e água.
Em resumo, independentemente do patógeno ou do mecanismo envolvido, a diarreia aumenta a perda de eletrólitos, água e nutrientes nas fezes das bezerras e pode causar apatia. Esse processo resulta em desidratação, além de vários outros problemas metabólicos e balanço energético negativo nas bezerras. Sendo assim, a reidratação desses animais é essencial e muito importante para a sua recuperação. 

Para reidratar as bezerras 

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a terapia de reidratação oral foi um dos avanços mais significativos da medicina humana do século XX. As soluções orais de eletrólitos continuam a ser utilizadas como protocolo de tratamento para diarreia devido ao preço acessível e facilidade de administração, tanto em humanos, quanto em animais. Essas soluções são indicadas para qualquer bezerra com diarreia. Atualmente, existe considerável variabilidade na qualidade das soluções eletrolíticas orais comerciais disponíveis, e os profissionais devem ponderar sobre qual produto escolher para utilizar nas fazendas. Existem vários fatores importantes a serem considerados ao decidir sobre um produto:

1 - Garantir quantidade sufi ciente de sódio para normalizar o volume do líquido extracelular;
2 - Utilizar agentes que facilitem a absorção de sódio e água no intestino;
3 - Fornecer agente alcalinizante para corrigir a acidose geralmente presente em bezerras com diarreia;
4 - Prover energia, pois a maioria das bezerras com diarreia está em estado de balanço energético negativo. 

Além de conter todos esses componentes, as concentrações devem ser adequadas para que o produto desempenhe bem sua função. Outro ponto importante a ser observado são os agentes alcalinizantes - acetato, propionato e bicarbonato - frequentemente presentes em soros comerciais de reidratação oral. O acetato e o propionato possuem vantagens sobre o bicarbonato, pois facilitam a absorção de sódio e água pela bezerra e fornecem energia quando metabolizados, ao contrário do bicarbonato. Além disso, o acetato e o propionato alcalinizam o abomaso por um curto período, enquanto o bicarbonato mantém o pH alto por um longo período. O baixo pH abomasal é um mecanismo de defesa natural contra a proliferação bacteriana e, se mantido elevado por muito tempo, pode aumentar o risco de infecções intestinais.

 
É necessário que as bezerras continuem a receber alimentação regular de leite ou substituto - levando em consideração o apetite do animal - e também recebam soro para a reidratação oral
 

Como reidratar as bezerras? 

Após selecionar um soro adequado, é importante considerar a forma de administração desse produto. Em geral, deve ser fornecido como uma refeição extra para bezerras com diarreia. Por exemplo, se as bezerras recebem leite duas vezes ao dia, o soro pode ser fornecido no meio do dia e no final da tarde. Algumas fazendas preferem disponibilizar o soro com acesso constante ao longo do dia. Independentemente do horário de fornecimento do soro, não é recomendado reduzir a oferta de leite, sucedâneo ou água para as bezerras. Estudos demonstram que bezerras com diarreia alimentadas com leite e soro de reidratação oral ganham mais peso do que aquelas que ficam sem leite por 1 a 2 dias. Portanto, a recomendação de interromper temporariamente a alimentação com leite/ sucedâneo em bezerras com diarreia é inadequada.

As bezerras devem continuar recebendo sua dieta regular de leite/sucedâneo, respeitando o apetite do animal, e receber o soro de reidratação oral. Se as bezerras estiverem deprimidas e se recusarem a mamar, o leite/sucedâneo pode ser suspenso por 1 mamada. No entanto, a alimentação com leite deve sempre ser retomada assim que o animal recuperar o apetite. 

ESTUDOS DEMONSTRAM QUE BEZERRAS COM DIARREIA ALIMENTADAS COM LEITE E SORO GANHAM MAIS PESO DO QUE AQUELAS QUE FICAM SEM LEITE POR 1 A 2 DIAS

Orientações gerais

 A quantidade de soro que uma bezerra necessita pode variar e depende de vários fatores, como peso da bezerra, grau de desidratação, condição de saúde, temperatura ambiente e disponibilidade de água fresca. Em geral, é recomendado fornecer cerca de 10% do peso corporal da bezerra em soro por dia.


Para calcular a quantidade necessária, as seguintes orientações devem ser seguidas:

a) Peso corporal da bezerra: caso não seja possível obter o peso exato da bezerra, é possível estimá-lo usando uma fita de pesagem. 

b) Quantidade de soro: multiplicar o peso corporal estimado da bezerra pela porcentagem recomendada de 10%. Por exemplo, se a bezerra pesa 50kg, deve-se fornecer 5 litros/dia de soro.

É importante ressaltar que essas são apenas orientações gerais, e é sempre recomendado consultar o Médico Veterinário para obter recomendações específicas com base na condição e nas necessidades individuais das bezerras.  




RAFAEL AZEVEDO - Zootecnista e Gerente de Neonatos na Alta, Coordenador do Programa Alta CRIA
GABRIEL FERREIRA - Consultor na DATAPec Consultoria
SANDRA GESTEIRA - Médica Veterinária e Professora Titular EV-UFMG

Compartilhar:


Comentários

Enviar comentário


Artigos Relacionados