Este site utiliza cookies

Salvamos dados da sua visita para melhorar nossos serviços e personalizar sua experiência. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade, incluindo a política de cookie.

Novo RLI
x
ExitBanner
Animais Jovens

Bem-estar e seus benefícios no desmame de bezerras leiteiras

Bem-estar e seus benefícios no desmame de bezerras leiteiras

Texto: Lívia Carolina Magalhães Silva e Mateus J. R. Paranhos da Costa

 Os cuidados na criação de bezerras devem ser considerados como um investimento na atividade leiteira. Garantir o sucesso na criação de bezerras depende, em grande parte, do manejo empregado no cuidado desses animais. Há certos tipos de manejo que merecem atenção especial, dentre eles, destaca-se o desmame, que é reconhecido como uma importante fonte de estresse para as bezerras leiteiras.

Abertura.jpg (133 KB) 

 O sistema de rebanho leiteiro busca, atualmente, melhorar a eficiência de produção, levando em conta os custos e a otimização dos fatores que os envolvem. Os animais na fase de cria e recria são partes destes custos, pois nesta fase os animais não possuem uma produção direta nem retorno rápido do capital investido, além de ser a segunda maior fonte de custos no sistema, correspondendo a 15 a 20% dos custos da atividade leiteira.

A bezerra de hoje será a vaca do futuro! Assim, devemos concentrar nossa atenção na criação de animais com alto potencial produtivo e, portanto, devemos considerar os cuidados na criação de bezerras como um investimento na atividade leiteira. Garantir o sucesso na criação de bezerras depende, em grande parte, do manejo empregado no cuidado desses animais. Paradoxalmente, há certa tendência de desenvolvimento e adoção de tecnologias que reduzem a presença do trabalhador no contato com os bezerros (p.ex., comedouros e sistemas de amamentação automáticos), o que leva a uma redução substancial das interações positivas entre as bezerras e as pessoas que delas cuidam.

É sabido que essas interações positivas homem-animal são importantes no ambiente da produção animal, proporcionando melhor bem-estar para os animais e satisfação para os trabalhadores, trazendo benefícios para o desempenho produtivo da propriedade. No caso especifico do manejo de bezerras leiteiras, além de melhorar os índices de produtividade, reduzem a tendência de evitarem contato com humanos e aumentam a probabilidade de interagirem com estes.

Ao assumirmos que o bem-estar animal é caracterizado pelo estado do indivíduo frente às suas tentativas de se adaptar ao ambiente (Broom, 1986), assumimos também que quando as bezerras leiteiras são criadas em ambientes favoráveis e com oportunidades para ter boas interações com humanos, aumentamos a probabilidade de se adaptarem mais facilmente ao sistema de criação e, consequentemente, asseguramos boas condições de bem-estar aos animais.

Assim, uma das maneiras de melhorar o bem-estar das bezerras leiteiras, independentemente do tipo de instalação utilizado, é a partir da adoção de boas práticas de manejo, com destaque para a promoção de interações positivas entre tratadores e bezerras, que devem ser adotadas desde as primeiras horas de vidas das bezerras e mantidas durante todo o período de aleitamento.

 Foto 1.jpg (72 KB)

Foto 2.jpg (102 KB)

O estresse do desmame

Há certos tipos de manejo que merecem atenção especial. Dentre eles, destaca-se o desmame, que é reconhecido como uma importante fonte de estresse para as bezerras leiteiras. Sabe-se que a severidade do estresse no desmame é diretamente dependente da forma com que as bezerras foram criadas, mas depende de como este desmame é realizado, havendo evidências de que há redução na severidade do estresse quando este é realizado de forma progressiva. Deve-se considerar também que o estresse do desmame pode ser agravado devido a mudanças de ambiente e manejo. Resultados de estudos do nosso grupo de pesquisa (Grupo ETCO) mostraram que as bezerras que tiveram contatos positivos diários com seus tratadores foram menos susceptíveis ao estrese causado pelas mudanças nas rotinas de manejo. De fato, há evidências, com animais de laboratório, de que a estimulação tátil na infância pode modular as respostas de estresse em idades posteriores, reduzindo-as. No presente estudo ficou evidente que a sistematização da aplicação do estímulo positivo, neste caso caracterizado pela estimulação tátil ao longo do período de aleitamento, foi mais importante para as bezerras que a presença das mães nas primeiras horas após o nascimento. Os resultados desse estudo também mostraram que a escovação diária resultou em menor número de animais que adoeceram logo após o desmame, quando comparados àqueles que não receberam este tipo de estimulação. Esta condição trouxe benefícios econômicos diretos, em função da redução de gastos com tratamentos veterinários e das perdas resultantes da morte de bezerras. Em produções comerciais, a menor ocorrência de doenças é indicativa de um melhor nível de bem-estar na fazenda.

Um novo estudo sobre o efeito dos estímulos positivos na redução do estresse do desmame em bezerras leiteiras está sendo replicado em uma fazenda comercial. Estes estímulos positivos consistem em aumentar o contato visual entre a bezerra e o tratador e o manejo gentil, evidenciado pela escovação diária nos primeiros 30 dias de vida das bezerras. Antes do início da pesquisa foi feito um levantamento referente aos pontos críticos observados durante o manejo de rotina desta fazenda. O manejo de crias neste sistema consiste em fornecer o leite para as bezerras em baldes com bicos, com escovação diária das bezerras até o desmame, entretanto observa-se que após o desmame as bezerras apresentavam baixo ganho de peso e maiores ocorrências de doenças como a pneumonia e doenças do complexo da tristeza parasitária bovina, tendo como implicação alta taxa de morbidade, altos índices de animais fracos e doentes e, consequentemente, prejuízos no bem-estar animal. Com este estudo espera-se minimizar problemas comuns encontrados na maioria das fazendas comerciais produtoras de leite, a partir da adoção de novas estratégias de manejo.

Com base nestas informações, pode-se perceber a importância das atividades desenvolvidas na criação de bovinos leiteiros, pois para alcançar bons resultados é necessário cuidado e dedicação. Neste sentido, é de suma importância dar atenção ao manejo, pois este tem consequências na saúde, desenvolvimento e bem-estar dos animais.

 

 

Compartilhar:


Comentários

Enviar comentário


Artigos Relacionados