Este site utiliza cookies

Salvamos dados da sua visita para melhorar nossos serviços e personalizar sua experiência. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade, incluindo a política de cookie.

Novo RLI
x
ExitBanner
Manejo, Pastagens

Ácidos orgânicos: excelente ferramenta ao alcance dos produtores para melhorar a conservação de forragens e demais alimentos

Ácidos orgânicos: excelente ferramenta ao alcance dos produtores para melhorar a conservação de forragens e demais alimentos

Com o objetivo de reduzir as perdas nutricionais e econômicas durante o processo de conservação de alimentos, a utilização de aditivos, como os ácidos orgânicos, tem sido cada vez mais explorada. O principal propósito é influenciar o processo fermentativo e atuar como potente antifúngico, na busca por conservação da quantidade e qualidade nutritiva do alimento.

A indicação dos ácidos orgânicos é muito atrativa, pois possui flexibilização de uso: silagens (pulverização da massa do material ensilado), superfície do silo, painel do silo, fenos, pré secados, silagem de grãos úmidos/reidratados, dieta total (TMR) e terminação intensiva a pasto (TIP).

No caso de silagens, a utilização dessa ferramenta garante maior quantidade de matéria seca (MS) conservada, melhor qualidade nutricional e redução do custo real da MS produzida, em função da menor perda. A aplicação da mistura de ácidos orgânicos diminui as perdas nas camadas superficiais do silo, regulando a multiplicação de mofos e leveduras, que são os principais vilões na conservação de alimentos.

Os ácidos orgânicos atuam diretamente sobre as células dos fungos e leveduras, de forma a controlar sua proliferação imediatamente após a aplicação, preservando a qualidade, palatabilidade e valor nutricional dos alimentos, além de minimizar os riscos inerentes às micotoxinas.



Essa forma de atuação permite que a mistura mostre seu diferencial quando utilizado em situações de alto desafio, como em materiais a serem conservados que apresentam alta ou baixa umidade em relação ao ponto ótimo de conservação, o que muitas vezes resulta em perdas decorrentes da fermentação inadequada e contaminação.

A mistura de ácidos orgânicos é de fácil manuseio a campo, de baixa inclusão por tonelada tratada e, por ser um produto tamponado, tem baixo poder de corrosão, o que garante maior vida útil dos equipamentos de dosagem. 



Pensando em tantos benefícios, a Adisseo desenvolveu Mold-Nil®, uma mistura de ácidos orgânicos (ácido propiônico, propionato de amônio, ácido sórbico e ácido fosfórico), sais e surfactante. Uma das funções dos ácidos é a preservante, por meio do efeito sinérgico dos ácidos e sais que compõem sua fórmula. A ação surfactante do Mold-Nil permite a aderência e melhor distribuição sobre o substrato onde é aplicado, garantindo a eficiência do produto no controle de fungos e leveduras.




DOMENICO ARRUDA - Coordenador Regional Adisseo - SP e MG

  

Compartilhar:


Comentários

Enviar comentário


Artigos Relacionados