Este site utiliza cookies

Salvamos dados da sua visita para melhorar nossos serviços e personalizar sua experiência. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade, incluindo a política de cookie.

Novo RLI
x
ExitBanner
Sustentabilidade

BOVAER®

Descubra como as vacas podem ajudar a combater as mudanças climáticas.

BOVAER®

Diferentes indústrias, países e organizações de nossa sociedade estão trabalhado em compromissos com foco na desaceleração do aquecimento global. Um marco desse esforço conjunto foi a assinatura do Acordo de Paris, em 2015, quando 195 países se comprometeram a buscar medidas para reduzir as emissões de gases de efeito estufa (GEE) com o objetivo de limitar o aumento médio da temperatura terrestre de 1,5°C a 2°C em relação ao período pré-industrial.

 As mudanças climáticas previstas terão um impacto negativo significativo no meio ambiente e na capacidade humana de sobreviver na Terra. Hoje, os estudos do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) mostram que o planeta já aqueceu 1,1°C, deixando cada vez mais reduzido o espaço de tempo para implementação de mudanças.

 Em todo o mundo, diferentes atividades comerciais geram GEE, sendo que cada uma delas deve trilhar seu caminho para reduzir seu impacto ambiental. Segundo a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), 14,5% das emissões de GEE provocadas pelo homem provém da agropecuária, sendo que desses, 66% são resultado direto da produção de bovinos. Esses números mostram a oportunidade da pecuária em colaborar pelo equilíbrio climático.

 A pecuária tem papel fundamental na sociedade, pois alimenta bilhões de pessoas diariamente e é o meio de subsistência de inúmeras famílias ao redor de todo o mundo. Substituir a produção de alimentos de origem animal por proteínas alternativas não é o caminho para solucionar a redução de emissões, mas sim a busca por uma pecuária cada vez mais eficiente e sustentável.

A PECUÁRIA TEM PAPEL FUNDAMENTAL NA SOCIEDADE, POIS ALIMENTA BILHÕES DE PESSOAS DIARIAMENTE E É O MEIO DE SUBSISTÊNCIA DE INÚMERAS FAMÍLIAS AO REDOR DE TODO O MUNDO

Como é possível ter uma pecuária mais sustentável?

É conhecido que, em geral, mais de 50% da pegada de carbono de 1 litro de leite provém diretamente da emissão de metano entérico (Gráfico 1).

  

O metano (CH4) é um gás de efeito estufa que tem uma característica de retenção de calor 28 vezes maior que do gás carbônico (CO2). Ao mesmo tempo, o CH4 tem uma meia vida muito menor que a do CO2, ou seja, ele permanece menos tempo na atmosfera exercendo seu poder de aquecimento. Essas características indicam que atuar sobre a redução de metano tem um impacto significativo na luta contra o aquecimento global. Em 2021, mais de 190 países assinaram o Compromisso Global do Metano, com foco em reduzir as emissões desse gás em 30% até 2030. Atingir esse marco representa evitar o aquecimento de 0,2ºC até 2050. 

Como podemos reduzir as emissões de metano na pecuária? 

A DSM, após mais de 10 anos de pesquisa, traz ao mercado o Bovaer®, o primeiro aditivo registrado para redução de emissões no Brasil. Uma dose diária bem pequena do produto misturado na dieta das vacas diariamente reduz em média 30% as emissões de metano dos bovinos (Figura 1). O aditivo é seguro para os seres humanos que irão consumir os produtos de origem animal e para os bovinos, sem impactos negativos em produtividade e saúde.

  

Por que fazer um projeto de pecuária sustentável?

 A redução das emissões nas fazendas tem impacto positivo para o meio ambiente e para toda a cadeia de alimentos: fazenda, indústria, varejistas e consumidores. A construção de projetos com foco em redução de emissões pode atender a necessidade do consumidor final de proteína animal – que está cada vez mais consciente sobre questões ambientais e exigindo compromissos das empresas que consome.
Em um estudo realizado em junho de 2020 pela NYU Stern, Sustainable Market Share Index, concluiu-se que produtos comercializados como sustentáveis foram responsáveis por 54,7% do crescimento do valor da categoria de bens de consumo embalados nos Estados Unidos, apesar de representarem 16,1% do valor da categoria. Além do crescimento mais rápido, esses produtos sustentáveis tinham 39% de prêmio de preço em relação aos produtos convencionais.

 Para se comunicar de maneira efetiva com o consumidor que busca soluções mais sustentáveis para o seu dia a dia, esses projetos podem ser validados por certificações que garantem origem e rastreabilidade de produtos de menor emissão. Ao dar um passo à frente promovendo redução de emissões, marcas e empresas posicionam seu compromisso e pioneirismo com o tema e agregam valor aos seus produtos, remunerando a cadeia produtiva do início ao fi m e tornando as vacas protagonistas no combate ao aquecimento global. 






VERÔNICA LOPES SCHVARTZAID - Gerente de Sustentabilidade e Soluções de Negócio DSM


Tags

Compartilhar:


Comentários

Enviar comentário


Artigos Relacionados