Este site utiliza cookies

Salvamos dados da sua visita para melhorar nossos serviços e personalizar sua experiência. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade, incluindo a política de cookie.

Novo RLI
x
ExitBanner
Sanidade

Infecção não é a única fonte de diarreia

Infecção não é a única fonte de diarreia

 Texto: Sheila McGuirk

“Nós ordenhamos 55 vacas em um galpão de tie stall. Temos lutado contra a diarreia em nosso rebanho, sendo que ela começa a ocorrer no 7o dia de vida das bezerras se aplicamos uma vacina preventiva para doenças respiratórias no dia 5. Desde que paramos com esta prática, a diarreia passou a ocorrer entre os dias 10 e 14 de vida. Enviamos amostras fecais simples para análise, e o resultado foi positivo para E. Coli, que eu acredito ser muito comum nesta idade jovem.

Ao nascimento, as bezerras recebem uma pasta de suplemento nutricional via oral, e 4 litros de colostro meia hora depois. A maioria das bezerras nasce em uma baia maternidade limpa e seca. Ocasionalmente, alguma nasce na pastagem ou no galpão de vacas secas, com camas de palhada de milho.

Nós criamos as bezerras em casinhas, em um terreno alugado que foi usado previamente pelo proprietário para criar suas bezerras.

As vacas estão em dia com a vacinas reprodutivas e imunoestimulantes. Eu preferiria não dar vacinas preventivas para diarreia para as vacas. O que mais poderíamos fazer? (K.A., Minnesota)”

 Captura de tela 2016-09-27 a?s 10.53.26.png (915 KB)

Quadros de diarreia em bezerras leiteiras que começam entre os dias 7 e 14 de vida podem ser mais do que só uma infecção. Normalmente, os agentes infecciosos que causam diarreia em bezerras desta idade são Rotavirus, coronavirus, Cryptosporidium parvum ou Salmonella spp. Há E. coli mais invasivas, que produzem toxinas e podem causar diarreia, mas, como vemos, o período de risco para a E. coli enterotoxigênica (ETEC) mais comum é após os 3 dias de vida. Infecções por Coccidiose e Giardia podem ocorrer, mas raramente são causas primárias de diarreia nesta idade.

Se a infecção é a causa primária da diarreia, nós imaginamos que a fonte está no ambiente das casinhas. A primeira medida é limpar as camas ou chão das casinhas. Se o local é muito utilizado, deve-se limpar o chão, remover 2 a 5 centímetros da cama ou do solo, e então colocar uma nova camada de 5 cm de uma superfície permeável, além de uma cama profunda de palha seca ou serragem.

Nos primeiros 14 dias de alojamento nas casinhas, o ideal é colocar uma quantidade de palha ou serragem seca e macia suficiente para cobrir as quatro patas da bezerra quando ela está deitada. Além disso, é fundamental manter o ambiente das casinhas limpo, retirando todas as sobras de alimentos e água dos recipientes antes de reabastece-los.

Outras considerações importantes são a limpeza de todo processo de alimentação (leite, sucedâneo ou ração inicial) e água. Baldes, equipamentos de mistura e ingredientes podem ser contaminados por organismos patogênicos se os protocolos de limpeza e armazenamento dos alimentos não forem rigorosos.

Os aspectos nutricionais podem resultar em problemas com diarreia entre os 7 e 14 dias de vida das bezerras. Ao fornecer uma dieta láctea ou com sucedâneo lácteo é preciso ser extremamente consistente em relação ao teor de sólidos totais, temperatura (ao misturar e fornecer) ou aditivos. Uma maior precisão, ao ter pesos e medidas exatas de todos os componentes da alimentação, e alimentar mais, pode prevenir a diarreia, mesmo em bezerras expostas à infecção.

Quanto melhor a nutrição, melhor a imunidade. Em épocas frias do ano, as bezerras de 7 dias de vida deveriam ingerir um mínimo de 7 litros de leite por dia. Deve-se considerar também a adição de uma combinação de pré e probióticos à dieta das bezerras.

A informação da produtora, de que parar com o uso da vacina nas bezerras retardou o aparecimento da diarreia, pode dever-se ao fato das bezerras de 5 dias de vida já estarem incubando uma infecção no momento da vacinação, e a exigência imune adicional demandada pela vacina ter sido suficiente para antecipar a diarreia. É bom lembrar que as vacinações são recomendadas para animais sadios, e que raramente dão resultado quando administradas a animais doentes.

Por fim, concordamos que, para diarreias que começam depois dos 7 dias de idade, um protocolo de vacinação para as vacas muito provavelmente não é um componente chave na solução do problema.

 

 

*Republicação autorizada da edição de 10 de Janeiro de 2016 da Hoard’s Dairyman. Copyright by the W.D. Hoard and Sons Company, Fort Atkinson, Wisconsin, USA. 

Compartilhar:


Comentários

Enviar comentário


Artigos Relacionados