Este site utiliza cookies

Salvamos dados da sua visita para melhorar nossos serviços e personalizar sua experiência. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade, incluindo a política de cookie.

Novo RLI
x
ExitBanner
Fazendas

AGROPECUÁRIA HORIZONTE/ Família De Boer/Castro/PR

A família De Boer, com sua tradição empreendedora, adotou tecnologias inovadoras para aumentar a produção leiteira e otimizar a gestão, enquanto a próxima geração se envolve ativamente nos negócios e impulsiona, ainda mais, a modernização na Agropecuária Horizonte.

AGROPECUÁRIA HORIZONTE/ Família De Boer/Castro/PR

AGROPECUÁRIA HORIZONTE: SEMPRE EM MOVIMENTO

A família De Boer, com sua tradição empreendedora, adotou tecnologias inovadoras para aumentar a produção leiteira e otimizar a gestão, enquanto a próxima geração se envolve ativamente nos negócios e impulsiona, ainda mais, a modernização na Agropecuária Horizonte

Colheitadeiras, tratores, ensiladeiras e caminhões - todas essas máquinas modernas (e muitas outras) circulam pelas instalações da Agropecuária Horizonte, localizada em Castro/PR. Esses equipamentos são exemplares da inovação, da verticalização da produção e do dinamismo que caracterizam os empreendimentos da família De Boer. A atitude empreendedora parece ser herança passada de geração em geração e transforma a atividade leiteira, graças à utilização da tecnologia, que tem o poder de ampliar a produção, a produtividade e o bem-estar animal e das pessoas envolvidas em toda a cadeia produtiva.

 
Fernando e seu pai, Sr. Jan De Boer, no centro da foto, abraçam toda a família, à esquerda os filhos de Fernando, João e Gustavo, à direita a esposa Aline e o filho caçula, Vinícius.

Empreendedorismo e coragem 

A família De Boer imigrou da Holanda para o Brasil na década de 1950, quando o Sr. Jan De Boer tinha apenas 7 anos de idade. Dentre as lembranças mais marcantes da viagem, Sr. Jan menciona que vacas e máquinas também embarcaram no navio, juntamente com a pequena comunidade determinada a desbravar novas terras. Mesmo sem dominar o idioma local naquela época, estavam decididos a prosperar, alicerçados na educação, na fé e no cooperativismo, valores que também cruzaram o oceano.
Desde sua juventude, o Sr. Jan demonstrou ter espírito empreendedor. Aos 22 anos, surpreendeu seu pai ao comprar terras vizinhas à propriedade e assumir a gestão da produção leiteira da família. Seu raciocínio rápido e lógico, combinado com sua determinação inabalável, foram elementos norteadores da construção de sua família, profundamente unida, e dos negócios, que se tornaram sólidos e diversificados.
A divisão dos empreendimentos entre os três filhos do Sr. Jan - Roberto, Ricardo e Fernando - marcou o início de uma nova fase, já que cada um deles passou a se responsabilizar por diferentes ramos dos negócios.

A jovem família de Fernando De Boer, composta por sua esposa Aline e os três filhos, Gustavo, João e Vinícius, assumiu a gestão da Agropecuária Horizonte, fortalecendo ainda mais os investimentos tecnológicos que automatizam a produção. “Meu pai sempre nos ensinou a lutar e crescemos ouvindo que os negócios seriam nossos no futuro. Faço o mesmo com os meus filhos”, afirma Fernando.
Foi durante a pandemia que os filhos de Fernando e Aline se reuniram em casa novamente. Apesar dos desafios enfrentados globalmente durante esse período, que incluíram a suspensão das aulas e o isolamento, isso proporcionou uma oportunidade única para a próxima geração da família De Boer se envolver na atividade leiteira e despertar forte interesse pelo negócio. “Em todos os cursos que fiz, compreendi ainda mais a importância da sucessão familiar, um dos maiores desafios dos negócios agropecuários. A entrada dos nossos filhos nos negócios nos enche de orgulho, pois são a terceira geração comprometida com a pecuária leiteira”, afirma Aline, que também é responsável pelo setor financeiro da fazenda. Três gerações da família De Boer potencializam sua força por meio das palavras, já que as conversas marcam o início e o fim de cada dia de trabalho. O som das máquinas se entrelaça com as vozes que unem diferentes experiências em busca do objetivo comum: modernizar a produção leiteira para torná-la sustentável em todos os aspectos. "Estou muito feliz em ver meus filhos e netos dando continuidade aos negócios que comecei com meu pai", conclui com alegria o Sr. Jan.



O sistema robotizado de ordenha DeLaval VMS™

A adoção de tecnologia foi a forma encontrada para tornar a atividade leiteira ainda mais atrativa para a próxima geração da família De Boer, que começa a se envolver no setor. Uma das inovações mais importantes foi a adoção do sistema robotizado de ordenha. “Meus filhos visitaram várias fazendas para compreender o funcionamento das diferentes técnicas de ordenha, incluindo o carrossel e a ordenha robotizada. Voltaram muito determinados em relação ao investimento que deveríamos fazer e optamos pelos robôs”, explica Fernando.

O aumento na produção foi o primeiro benefício decorrente desse investimento. Atualmente, mais de 23.000 litros de leite são produzidos diariamente por meio do sistema robotizado na ordenha de 500 vacas, resultando em produtividade média de cerca de 46 litros de leite por dia.
“Em um sistema convencional de produção de leite, a nutrição é projetada para atender às necessidades do grupo”, explica Fernando. “O sistema de ordenha robotizado oferece a oportunidade de adaptar as dietas para cada vaca, ajustando apenas a quantidade de ração fornecida pelo robô. No nosso caso, em termos de eficiência na conversão alimentar, conseguimos reduzir o consumo de ração em 1,7 kg para obter a mesma produção de leite, o que tem impacto significativo nos custos de produção.”


Atualmente, na Agropecuária Horizonte, as vacas são ordenhadas por nove sistemas robotizados DeLaval VMS™, de forma voluntária e inseridas em ambiente ideal, resultando em aumento na produtividade.

Na Agropecuária Horizonte, outra inovação se integra ao sistema robotizado de ordenha: o laboratório Herd Navigator™ (HN100) da DeLaval. As análises produzidas por esse acessório desempenham papel importante na formulação de planos de ação personalizados para as vacas e o rebanho com um todo, o que resulta em benefícios significativos para a reprodução e a redução dos custos com a saúde.
“O HN100 antecipa a identificação do cio nas vacas. Enquanto os sistemas convencionais se baseiam no aumento do estradiol, o HN100 é capaz de detectar a queda da progesterona, que ocorre aproximadamente 48 horas antes do cio,” explica Alexandre Toloi, Gerente de Sistemas de Ordenha Voluntária da DeLaval Brasil. A identificação do momento ideal para a inseminação, mais precoce e preciso, é indicado pela manutenção dos níveis reduzidos de progesterona (Gráfico 1). O sistema também indica com precisão outros status reprodutivos como prenhez, confirmação de prenhez, anestro, corpo lúteo, cisto folicular e aborto.

ATUALMENTE, MAIS DE 23.000 LITROS DE LEITE SÃO PRODUZIDOS DIARIAMENTE POR MEIO DO SISTEMA ROBOTIZADO NA ORDENHA DE 500 VACAS, RESULTANDO EM PRODUTIVIDADE MÉDIA DE CERCA DE 46 LITROS DE LEITE POR DIA







Trata-se de importante ferramenta para indicar o status reprodutivo dos animais precocemente, potencializando o trabalho dos responsáveis da reprodução na fazenda. Toloi enfatiza: “costumo destacar que o HN100 não substitui o trabalho do Médico Veterinário, mas o complementa. É como um exame preventivo, onde o diagnóstico já está pronto, e o profissional responsável precisa tomar decisões específicas para cada vaca, intervindo somente nos animais que demandam atenção especial. Isso torna o trabalho na fazenda mais eficiente e resulta em melhores cuidados para os animais.”
Gustavo De Boer, o filho mais velho de Fernando, percebe que a quantidade de informações geradas pelo sistema robotizado de ordenha e seus acessórios beneficia a produção e promove a otimização dos resultados. “As informações enriquecem a gestão e contribuem para a melhor visualização dos ajustes necessários para o alcance dos melhores resultados. Os robôs operam de forma autônoma, exigindo pouca intervenção humana. Inicialmente, quando tínhamos apenas dois, somente meu irmão e eu trabalhávamos com eles. Depois, treinamos os funcionários, e agora somos capazes de gerenciar nove robôs.”
A implementação do sistema robotizado trouxe consigo a demanda por diferentes tipos de habilidades e responsabilidades. Isso resultou em realocação de mão de obra para outras áreas da propriedade, como a gestão administrativa, a manutenção do sistema e o acompanhamento das informações fornecidas pelo sistema de gerenciamento DeLaval DelPro™.
Assim, as tecnologias incorporadas pelo sistema robotizado de ordenha têm a capacidade de suplantar a necessidade de supervisão humana, por exemplo, ao detectar sinais de desconforto e estresse nos animais, como a flutuação da temperatura no sistema de produção.

A IMPLEMENTAÇÃO DO SISTEMA ROBOTIZADO TROUXE CONSIGO A DEMANDA POR DIFERENTES TIPOS DE HABILIDADES E RESPONSABILIDADES. ISSO RESULTOU EM REALOCAÇÃO DE MÃO DE OBRA PARA OUTRAS ÁREAS DA PROPRIEDADE, COMO A GESTÃO ADMINISTRATIVA, A MANUTENÇÃO DO SISTEMA E O ACOMPANHAMENTO DAS INFORMAÇÕES FORNECIDAS PELO SISTEMA DE GERENCIAMENTO DELAVAL DELPRO™

Estrutura e inovação 

Na Agropecuária Horizonte, as 750 vacas em lactação estão distribuídas em diversos galpões de confinamento, tanto em Free Stall quanto em Compost Barn. Nos galpões Free Stall ficam alojadas as 500 vacas que são ordenhadas utilizando o sistema de ordenha voluntário, distribuídas em três grupos e cinco lotes.
A implementação do sistema de fluxo inteligente na Agropecuária Horizonte desempenha papel importante. Alexandre Toloi explica: “as vacas que têm permissão para a ordenha passam pelo portão inteligente e são direcionadas para a sala de espera. As que não têm permissão para a ordenha são encaminhadas para a linha de cocho e depois para a área de camas, seguindo seu curso normalmente. Portanto, não há restrição de fluxo, mas um fluxo direcionado para o robô”. Assim, a sala de espera é reservada apenas para as vacas autorizadas a serem ordenhadas para otimizar a produção de leite por robô.





As condições ideais para que os animais da raça Holandês expressem suas características são encontradas na Agropecuária Horizonte, onde se beneficiam do bem-estar oferecido, dos cuidados com a saúde e da nutrição adequada. Sobre o aspecto nutricional, Fernando destaca: “produzimos a melhor silagem, colhida no momento ideal. Possuímos o maquinário necessário para realizar todo o processo, por isso, nos esforçamos ao máximo para atingir a excelência”.
As análises bromatológicas são realizadas semanalmente para avaliar a composição nutricional da silagem de milho, aveia, feno e de todos os alimentos utilizados nas dietas dos animais. Esse procedimento permite o ajuste periódico das dietas de cada lote de animais nos galpões, garantindo bem-estar e saúde.
Uma inovação que já está gerando resultados positivos na fazenda é o misturador e aproximador de comida DeLaval OptiDuo™. Essa solução assegura que todos os esforços na formulação de dietas, fornecimento de alimentos de alta qualidade e criação de infraestrutura adequada sejam aproveitados pelos animais. “O DeLaval OptiDuo™ não se limita a empurrar, realiza também a ação de misturar. Em vez de compactar, reposiciona o alimento, tornando-o mais atrativo para as vacas. Essa característica faz dele escolha excelente para todas as fazendas, pois trabalha de maneira segura, reduzindo os custos do manejo nutricional e contribuindo para a melhoria do bem-estar animal”, comenta Toloi.
Como resultado da utilização desse sistema de alimentação, os animais consomem mais matéria seca, melhoram a qualidade da ruminação e podem produzir mais leite. Além disso, o sistema DeLaval OptiDuo™ contribui para o ajuste da dieta para melhorar o desempenho dos animais. “É importante ressaltar que não se trata apenas de fornecer alimentos de melhor qualidade, mas de garantir que as vacas estejam realmente se alimentando. Com o sistema, evitamos desperdício de comida que normalmente ocorreria quando a vaca não alcança o alimento. Isso também contribui para o bem-estar animal”, conclui Toloi.


COMO RESULTADO DA UTILIZAÇÃO DESSE SISTEMA DE ALIMENTAÇÃO, OS ANIMAIS CONSOMEM MAIS MATÉRIA SECA, MELHORAM A QUALIDADE DA RUMINAÇÃO E PODEM PRODUZIR MAIS LEITE. ALÉM DISSO, O SISTEMA DELAVAL OPTIDUO™ CONTRIBUI PARA O AJUSTE DA DIETA PARA MELHORAR O DESEMPENHO DOS ANIMAIS

Modernidade desde o início

Foi percepção da nova geração da família De Boer a necessidade de voltar atenção para o bezerreiro da fazenda. Aline assegura que o envolvimento dos filhos fez com que novos investimentos fossem feitos, incluindo o confinamento das bezerras no galpão de Compost Barn, iniciativa pioneira na região. Fernando explica a dinâmica desse setor: “as bezerras nascem em um galpão de Compost Barn e, após receberem os cuidados iniciais e a colostragem, são transferidas para outro composto. Lá, passam 10 dias em gaiolas individuais e, posteriormente, são agrupadas nesse mesmo ambiente”.
Naturalmente, mais inovação foi incorporada, e agora as bezerras são alimentadas de forma automatizada. Toloi esclarece o funcionamento do alimentador automático de bezerras: “trata-se de uma abordagem mais eficiente para a criação de bezerras em grupo e envolve o uso de alimentadores automáticos. Esses sistemas permitem que os planos alimentares sejam predefinidos, e consideram fatores como a quantidade de leite, a concentração de matéria seca e os limites mínimos e máximos de ingestão. Além disso, possibilitam o fornecimento de leite fresco ou sucedâneo lácteo, ajustado à idade das bezerras. Essa estratégia visa simplificar a rotina de manejo e otimizar o desempenho financeiro”.

 
Alojar as bezerras em galpões, no sistema Compost Barn, proporciona conforto, controle térmico e higiene, contribui para o desenvolvimento saudável e contribui a produção de leite de alta qualidade no futuro



 O sistema de alimentação automatizada das bezerras (DeLaval CF1000S) é uma inovação que otimiza a criação em grupo e permite a definição precisa dos planos alimentares

O desaleitamento das bezerras acontece gradualmente, quando se reduz a quantidade de sucedâneo fornecido até atingir dois litros por dia. Quando se tornam aptas para a inseminação, por volta de 12 meses, são integradas ao rebanho principal. “A atenção dedicada a esses animais desde o nascimento é fundamental para garantir o bem-estar e o bom desempenho futuro do rebanho leiteiro”, acrescenta Fernando.

O futuro é movimento

Não é apenas porque Aline se ocupa do setor financeiro que repete a frase tradicional do Sr. Jan: “se há boletos para pagar, significa que o negócio está prosperando”. Ela verdadeiramente acredita que o movimento das inovações levará a atividade leiteira a conquistar patamares ainda mais elevados de produção, produtividade e retornos financeiros.

O MOVIMENTO DAS INOVAÇÕES LEVARÁ A ATIVIDADE LEITEIRA A CONQUISTAR PATAMARES AINDA MAIS ELEVADOS DE PRODUÇÃO, PRODUTIVIDADE E RETORNOS FINANCEIROS

“É preciso ter coragem para continuar investindo”, afirma Aline. Como mãe, esposa e profissional, atua como porta-voz da família e afirma que os objetivos estão sempre evoluindo e mudando à medida que os investimentos amadurecem. Com a energia que seus filhos trazem para os negócios, o futuro parece se desenhar em direção à inovação. Fernando compartilha a convicção: “uma das características marcantes dos nossos filhos é a disposição constante para buscar melhorias e contribuir de maneira positiva.” Sendo assim, projetam a instalação de cerca de 20 robôs, em conjunto com a ampliação do rebanho. O nome da fazenda parece antecipar esse futuro, mostrando que os objetivos são horizontes a serem alcançados. E, pelo que tudo indica, essa jornada acontecerá sempre em família.



Confira o vídeo que revela o trabalho desenvolvido na Agropecuária Horizonte


Tags

Compartilhar:


Comentários

Enviar comentário


Artigos Relacionados