Este site utiliza cookies

Salvamos dados da sua visita para melhorar nossos serviços e personalizar sua experiência. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade, incluindo a política de cookie.

Novo RLI
x
ExitBanner
#bebamaisleite

Descubra os efeitos benéficos dos peptídeos do leite fermentado

Quando consideramos os benefícios para a saúde associados ao consumo de leite de vaca, nos deparamos com um vasto campo de estudos em constante evolução. A comunidade científica, há décadas, dedica-se à investigação dos potenciais impactos desse alimento em nosso organismo, e suas descobertas ainda conseguem nos surpreender.

Descubra os efeitos benéficos dos peptídeos do leite fermentado

Recentemente, estudo publicado em importante periódico internacional, trouxe novas descobertas sobre os efeitos protetores dos peptídeos encontrados no leite fermentado contra danos cerebrais associados ao estresse e à ansiedade. Conduzido por pesquisadores que investigaram os efeitos preventivos de peptídeos derivados do leite de vaca fermentado com a cepa probiótica Lactobacillus gasseri 505, o estudo revelou resultados promissores.

Os peptídeos bioativos Pep14 e Pep21, identificados por sua alta atividade antioxidante e anti-inflamatória, foram administrados em modelos animais submetidos a situações consideradas estressantes. Os resultados demonstraram que o pré-tratamento com esses peptídeos regulou o mecanismo de estresse no eixo intestino-cérebro - alcançada pela inibição do neurodesenvolvimento e da neuroinflamação através do eixo hipotálamo-hipófise-adrenal, evidenciado pela expressão de mRNA e proteínas relacionadas. Adicionalmente, a expressão de mRNA e proteínas relacionadas à inflamação do cólon foi reduzida, sugerindo ação abrangente dos peptídeos.

Se liga!

O eixo intestino-cérebro refere-se à interação de duas vias entre o sistema nervoso central e o sistema nervoso entérico. Ele conecta as áreas emocionais e cognitivas do cérebro com as funções do intestino através de diversas formas de comunicação, como neurais, endócrinas, imunológicas e humorais

Além disso, os resultados revelaram significativa redução no comportamento semelhante à ansiedade nos animais tratados com Pep14 e Pep21. Esses achados indicam que os peptídeos bioativos derivados do leite fermentado têm o potencial de prevenir danos cerebrais induzidos pelo estresse e comportamento semelhante à ansiedade, atuando por meio da regulação do eixo HPA.

Essa descoberta não apenas nos fascina por sua singularidade, mas também ressalta a importância do leite, um alimento milionário nutricionalmente, que nos conecta a tradição milenar de bem-estar e vitalidade.

OS PEPTÍDEOS BIOATIVOS DERIVADOS DO LEITE FERMENTADO TÊM O POTENCIAL DE PREVENIR DANOS CEREBRAIS INDUZIDOS PELO ESTRESSE



Fonte: Joung, J.Y.; Song, J.G.; Lee, B.; Kim, H.W. Preventive effect of peptides derived from fermented milk on chronic stress-induced brain damage and intestinal dysfunction in mice. Journal of Dairy Science, v. 106, n. 12, p. 8287-8298, 2023. DOI: https://doi.org/10.3168/jds.2023-23320

Compartilhar:


Comentários

Enviar comentário


Artigos Relacionados