Este site utiliza cookies

Salvamos dados da sua visita para melhorar nossos serviços e personalizar sua experiência. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade, incluindo a política de cookie.

Novo RLI
x
ExitBanner
Geral, Gestão

GESTÃO PARA TODOS

Para os produtores de leite, qualquer que seja o tamanho da propriedade, a gestão adequada dos negócios implica na utilização das melhores práticas, desde o processo de gerenciamento de pessoas até o controle financeiro.

GESTÃO PARA TODOS

Riscos e incertezas tornam-se ainda maiores nos negócios agropecuários quando são geridos de forma inadequada. A gestão é tema de extrema importância para os produtores de leite, uma vez que contribui para garantir a sustentabilidade econômica e financeira da atividade Para evitar riscos adicionais, além daqueles inerentes à atividade, é fundamental aplicar as melhores práticas, desde o processo de gestão de pessoas até o controle das finanças.

Todas as propriedades devem adotar métodos de gestão? 

Na atualidade, é comum encontrar diversos métodos de gestão sendo aplicados em propriedades rurais, desde cadernos com rabiscos a caneta até planilhas de Excel e softwares especializados. Embora todos esses métodos possam ter resultados satisfatórios, é importante compreender que o conceito de gestão é muito amplo e abrange várias estratégias e métodos de gerenciamento. Quando aplicados da forma correta, podem garantir negócios mais produtivos e lucrativos. Em diversos aspectos, o gerenciamento eficaz da fazenda é semelhante aos processos empregados em qualquer tipo de negócio. A diferença é que envolve tarefas diárias específicas e várias camadas de gerenciamento.
Dependendo do tamanho da propriedade, o processo de gerenciamento pode exigir os serviços de um único gestor ou de um grupo de pessoas encarregadas de supervisionar vários processos ao longo da cadeia produtiva. As grandes propriedades tendem a utilizar tecnologia moderna para maximizar a eficiência desses processos. Softwares especializados permitem melhor acompanhamento dos animais nos lotes, da produção diária, da rotina, do controle de indicadores, das despesas e de outras informações relevantes, o que ajuda a simplificar diversas tarefas, e possibilita melhor controle e organização da propriedade e, consequentemente, aumentando a eficiência.

 É IMPORTANTE COMPREENDER QUE O CONCEITO DE GESTÃO É MUITO AMPLO E ABRANGE VÁRIAS ESTRATÉGIAS E MÉTODOS DE GERENCIAMENTO. QUANDO APLICADOS DA FORMA CORRETA, PODEM GARANTIR NEGÓCIOS MAIS PRODUTIVOS E LUCRATIVOS 


Muitas vezes acredita-se que a gestão seja necessária apenas para grandes fazendas, mas é possível utilizar os mesmos métodos com sucesso em pequenas propriedades familiares. A eficiência na utilização dos recursos disponíveis é fundamental para atingir os resultados esperados. O tamanho da fazenda não é o que importa, mas sim como se utilizam os recursos disponíveis.
Assim, pequenos produtores podem se beneficiar da contratação de técnicos consultores em gestão. Ao contratar profissionais especializados, é possível avaliar a condição atual da fazenda e construir alternativas capazes de aumentar a produtividade e a margem de lucro. Os gerentes designados pela fazenda devem supervisionar a implementação e treinar a equipe a partir das diretrizes definidas em conjunto. O objetivo desse modelo de gestão é contribuir para que nas propriedades familiares sejam otimizados tempo e processos, fundamentais para a boa gestão dos recursos.

 A gestão de pessoas nas fazendas contribui para o aumento da produtividade dos colaboradores

Quais são os tipos de gestão? 

Dentro do conceito técnico, existe ampla variedade de tipos de gestão no mundo corporativo. Na gestão de propriedades leiteiras, os principais tipos são divididos em: gestão de processos, de pessoas, de finanças e de inovação e tecnologia. 

1. Gestão de processos 

A gestão de processos utiliza diversos métodos para descobrir, modelar, analisar, medir, melhorar e otimizar processos nos negócios. Por sua vez, os processos implicam na coordenação do comportamento das pessoas, dos sistemas, das informações e de outros recursos para produzir de acordo com estratégias previamente definidas. Ao padronizar e aprimorar esses processos, as atividades ganham agilidade, simplicidade, praticidade e aplicabilidade, capazes de contribuir para a eliminação de tarefas desnecessárias e identificação de potenciais problemas. A operação se torna, portanto, mais eficiente. 

2. Gestão de pessoas 

Gestão de pessoas é o processo de treinar, motivar e direcionar os funcionários para otimizar a produtividade no ambiente de trabalho e promover o crescimento profissional da equipe. A gestão de pessoas nas fazendas, quando bem feita, é capaz de impactar positivamente o desempenho e a produtividade dos colaboradores. Equipes bem treinadas e proativas podem contribuir para a redução do índice de rotatividade de funcionários, o que possibilita a criação de parcerias com colaboradores mais comprometidos. Para isso, o gestor rural deve se atentar a diversos pontos, como motivação, capacitação, união da equipe e comunicação clara e objetiva do planejamento.

A GESTÃO DE PESSOAS NAS FAZENDAS, QUANDO BEM FEITA, É CAPAZ DE IMPACTAR POSITIVAMENTE O DESEMPENHO E A PRODUTIVIDADE DOS COLABORADORES

3. Gestão financeira 

A gestão financeira consiste no planejamento, organização, direcionamento e controle das atividades financeiras da propriedade, incluindo a gestão de custos, despesas, fluxo de caixa, entre outros aspectos.
Ao realizar a gestão de custos e despesas, o gestor pode analisar, por exemplo, a compra de insumos de higiene e limpeza das máquinas de ordenha, buscando reduzir os custos do processo produtivo por meio da análise dos produtos em uso e das melhores ofertas de mercado, o que pode resultar em maior margem de lucro. Já a gestão do fluxo de caixa é responsável pelo controle da movimentação de entrada e saída de recursos financeiros, a fim de prever, planejar e controlar a saúde financeira do negócio. Essa prática desempenha papel fundamental, pois auxilia o gestor rural nas melhores tomadas de decisão. 

4. Gestão de inovação e tecnologia 

As inovações e tecnologias na produção de leite estão em grande expansão atualmente. O conceito está relacionado a algo novo que traz benefícios para a propriedade e seus processos e impacta o crescimento do setor.
A tecnologia avança a passos largos e diversos softwares foram criados e adaptados para auxiliar o gestor no controle de informações da propriedade, como dados financeiros, administrativos e produtivos. Um exemplo adicional são os robôs. Como é difícil expandir a mão de obra, especialmente quando se trata da familiar, a automatização tem papel importante na manutenção da atividade, pois facilita o processo, diminui o estresse do manejo dos animais e proporciona maior flexibilidade para realizar outras tarefas.
A gestão de inovação, portanto, é a promoção sistemática de inovações nos negócios, o que inclui tarefas de planejamento, organização, gestão e controle, a partir da utilização de ferramentas de dados e informações que facilitam o monitoramento do negócio.

 A gestão de inovação envolve decisões como o investimento na ordenha robotizada, que além de facilitar o processo, reduz o estresse dos animais e da equipe envolvida na produção.

Como ter sucesso na gestão dos negócios? 

Elevar as habilidades de gerenciamento, conhecer os passos da gestão e as áreas de atuação devem ser metas da atividade leiteira. A melhor decisão sempre será aquela que atende as necessidades específicas do negócio. A gestão adequada, que acessa os dados da fazenda, possibilita melhor planejamento e consequentemente maior rentabilidade.





ALEXANDRE MEDEIROS DE OLIVEIRA -  Médico Veterinário, MSc. em Biotecnologia, Especialista em Inovação Disruptiva e em Gestão do Agronegócio


Tags

Compartilhar:


Comentários

Enviar comentário


Artigos Relacionados