Este site utiliza cookies

Salvamos dados da sua visita para melhorar nossos serviços e personalizar sua experiência. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade, incluindo a política de cookie.

Novo RLI
x
ExitBanner
#bebamaisleite, Geral

Lácteos beneficiam a saúde cardiometabólica dos consumidores

A avaliação de marcadores biológicos sinaliza que os preciosos lácteos beneficiam a saúde cardiometabólica dos consumidores.

Lácteos beneficiam a saúde cardiometabólica dos consumidores

A avaliação de marcadores biológicos sinaliza que os preciosos lácteos beneficiam a saúde cardiometabólica dos consumidores. 

Distúrbios metabólicos, como obesidade e diabetes tipo 2, são condições que interrompem os processos fisiológicos normais do corpo. Felizmente, para melhorar o diagnóstico e a compreensão sobre essas doenças, tecnologias que identificam metabólitos plasmáticos que funcionam como marcadores biológicos dessas doenças são constantemente aprimoradas e aplicadas. No caso dos distúrbios cardiometabólicos, o padrão fosfolipídico (PL) circulante ou tecidual foi identificado e associado como marcador biológico. Ainda, alguns tipos de PL funcionam como biomarcadores de doenças específicas. Por exemplo, a lisofosfatidilcolina (LPC) é associada à obesidade, à resistência à insulina e ao diabetes tipo 2, enquanto a fostatidilcolina (PC) associa-se somente à obesidade. Agora que os biomarcadores das doenças cardiometabólicas foram apresentados, direcionamos o foco para os nossos objetos de estudo: os produtos lácteos impactam as concentrações desses metabólitos plasmáticos e, por consequência, a ocorrência de algum dos distúrbios mencionados? 

Em busca de compreender a associação entre o consumo de alimentos lácteos e a saúde cardiometabólica, pesquisadores reuniram e revisaram sistematicamente estudos nos quais metabólitos (biomarcadores) circulantes foram avaliados. De acordo com os resultados apresentados no artigo de revisão publicado no Journal of Dairy Science, as concentrações pós-prandiais de PL total circulante foram elevadas de forma aguda nos indivíduos investigados, contudo, quando realizada intervenção com fornecimento de produtos lácteos nas refeições, as concentrações de PL total circulante permaneceram inalteradas. Pois bem, isso pode significar que, por serem fontes naturais de PL, os produtos lácteos modulam e promovem o equilíbrio da saúde metabólica dos indivíduos.

Incrível, não é mesmo? Portanto, anote aí mais esse item na lista interminável de benefícios associados aos tesouros de alimentos que temos a oportunidade de consumir todos os dias!


Fonte: A scoping review on the impact of consumption of dairy products on phosphatidylcholine and
lysophosphatidylcholine in circulation and the liver in human studies and animal models. Journal of Dairy
Science, Revisão | v.106, n. 1, p. 24-38, 2023.

Compartilhar:


Comentários

Enviar comentário


Artigos Relacionados