Este site utiliza cookies

Salvamos dados da sua visita para melhorar nossos serviços e personalizar sua experiência. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade, incluindo a política de cookie.

Novo RLI
x
ExitBanner
Geral, Gestão

Você já ouviu falar em licença social?

Na cadeia produtiva do leite, manter uma licença social é fundamental para evitar regulamentações e monitoramentos governamentais que aumentam os custos e diminuem a eficiência do setor

Você já ouviu falar em licença social?

O que significa manter uma licença social? Este é um conceito que cada vez mais os consumidores estão exigindo de seus fornecedores de alimentos. Se a cadeia produtiva do leite quiser reter seus atuais clientes e conquistar novos, será preciso continuar tendo a licença social que temos há séculos.

 Simplificando, uma licença social é a aceitação das práticas de uma empresa ou setor pelo público e partes interessadas relevantes, disse Chris Wolf no Hoard’s Dairyman DairyLivestream de 12 de outubro de 2022. Isso é importante por vários motivos, mas Wolf escolheu um como o mais fundamental para aqueles que operam uma fazenda leiteira e todos os negócios que apoiam a pecuária leiteira.

“Sem a licença social, as indústrias acabam regulamentadas e monitoradas”, disse o economista agrícola da Cornell University. “Eles acabam com leis e regulamentos extras com os quais precisam lidar, o que aumenta os custos e torna as coisas menos eficientes.” Embora certamente já existam muitos padrões que as empresas da cadeia produtiva do leite devem cumprir para garantir a segurança animal e alimentar, não há duas fazendas que operem exatamente da mesma forma, pois cada uma escolhe as estratégias que funcionam melhor para elas. 

A boa notícia é que essa abordagem está mantendo a confiança na agropecuária. Um exemplo extremamente reconfortante é o fato de que o consumo per capita de lácteos atingiu seu nível mais alto desde 1959 no ano passado. Em 2021, cada americano comeu e bebeu, em média, 300kg de laticínios, conforme relatado no mês passado pelo USDA.

A licença social pode ser entendida como a permissão tácita que a sociedade concede às empresas e organizações para que elas operem em seu território, desde que atendam a determinadas condições e critérios. Essas condições podem incluir aspectos relacionados à proteção ambiental, saúde e segurança dos trabalhadores e das comunidades, respeito aos direitos humanos e às normas trabalhistas, entre outros.

UMA LICENÇA SOCIAL É A ACEITAÇÃO DAS PRÁTICAS DE UMA EMPRESA OU SETOR PELO PÚBLICO E PARTES INTERESSADAS RELEVANTES

Em uma escala mais ampla, Wolf apontou para uma pesquisa realizada pela Gallup em 2020. Quando mais de 1.000 indivíduos foram questionados se tinham uma imagem positiva, negativa ou neutra de várias indústrias de consumo, a agricultura e a pecuária obtiveram a percepção mais positiva, com 69 % de respondentes respondendo favoravelmente. O setor já estava entre os mais bem avaliados nos anos anteriores, e a pandemia deu um impulso ao primeiro lugar.

Além disso, são encorajadores os fatos que estão na mesma lista, a indústria de alimentos que teve a segunda resposta mais positiva e a indústria de restaurantes que ficou em terceiro lugar. Todos os três alcançaram uma percepção positiva de mais de 60%. “Portanto, toda a indústria alimentícia dos EUA é muito confiável e admirada por consumidores e cidadãos”, disse Wolf.

Claro, sabemos que ainda há trabalho a fazer. Nessa pesquisa, 11% dos entrevistados tinham uma visão negativa da agropecuária e, embora nem todas essas pessoas fossem receptivas a uma mudança de opinião, a pesquisa também relatou que 19% das pessoas eram neutras sobre o setor. Mais de 98% dos americanos não cultivam, e um número crescente deles nem conhece alguém que cultiva ou produz ou já esteve em uma fazenda, então eles não têm nenhum contexto sobre a produção agropecuária. Permanecer proativo ao explicar a história dos da cadeia produtiva do leite e tomar boas decisões será fundamental para liderar a discussão sobre o que o setor lácteo fornece para suas comunidades e para o mundo. 

Felizmente, temos uma base sólida para nos sustentar, construída a partir de décadas de bom trabalho. “A confiança acumulada já sugere que há muito capital social acumulado para a cadeia produtiva do leite que pode ser aproveitado”, disse Wolf. 

A CONFIANÇA ACUMULADA JÁ SUGERE QUE HÁ MUITO CAPITAL SOCIAL ACUMULADO PARA A CADEIA PRODUTIVA DO LEITE QUE PODE SER APROVEITADO





KATELYN ALLEN Editora Associada da Hoard’s Dairyman.

Adaptado pela Equipe Revista Leite Integral de “Dairy has a trustworthy story to tell?” da edição de 24 de outubro de 2022, da Hoard’s Dairyman.
Republicação autorizada da edição de 24 de outubro de 2022, da Hoard’s Dairyman. Copyright 2023 by W.D. Hoard & Sons Company, Fort Atkinson, Wisconsin.


Tags

Compartilhar:


Comentários

Enviar comentário


Artigos Relacionados